terça-feira, 2 de novembro de 2021

Viagens e Turismo /Por Thiago Paes

 INFLUENCIADORES DE VIAGENS CONHECEM GONÇALVES NA SERRA DA MANTIQUEIRA E FAZEM TOUR GASTRONÔMICO COM PRODUTORES DA REGIÃO.


 

Viagens e Turismo


 


 

Por Thiago Paes

 

E nosso tour desta semana foi pela cidade de Gonçalves - Minas Gerais, e região. A convite do clube de assinaturas Mantiqueirias, fomos conhecer produtos e produtores da Serra da Mantiqueira.


Azeites, Queijos, Cogumelos, Trutas, Doce de Leite, Cervejas e muitas outros sabores típicos do sul de Minas fizeram parte do roteiro especialmente elaborado para nos receber.

 

Foi uma viagem transformadora não só pelos sabores da região, mas também pelas histórias das pessoas que produzem comida de verdade, de qualidade, natural, repleta de significados importantes para a nossa vida. Falávamos a todo instante sobre qualidade de vida e saúde. Colhemos cogumelos, andamos pelas oliveiras que produzem os azeites que provamos, conhecemos o processo de fabricação dos queijos que comemos, e o melhor acompanhados do produtor, do chef de cozinha, do curador que leva esses produtos daqui para outros estados.


 

 

E junto comigo, Thiago Paes (@paespelomundo), Patty Leone (@pattyleonetoptravels), Lucas e Rose Mendes (@lucasramosmendes) e Rogéro Enachev (@loucoporviagens) fomos acompanhados por Ana Laura Ravagnani da JamCo Marketing Digital.

 

A partir da cidade de Gonçalves, que se prepara para o Festival Gastronômico (de 5 de novembro a 5 de dezembro/2021), vivemos experiências peculiares como um jantar voltado a alimentação paleolítica, degustação de drinks finalizados com azeites, entre outras.


Entre os locais selecionados para conhecermos: Oliq Azeites, Queijo do Baú, Zalaz Gastronomia, Armazém São Bento, Senhora das Especiarias, restaurante Sauá, Paleobergue, Casa dos Cogumelos, Chalezinho Gastrobar, restaurante Flor de Zucca, entre outros.

 

Além da culinária local, também pudemos aproveitar o melhor da hotelaria da cidade de Gonçalves. Ficamos hospedados nas pousadas Vida Verde, Bicho do Mato e Espelho d’água, todas com um visual lindo da serra da Mantiqueira.

 

Entre os passeios, conhecemos a serra da Balança com a @mantiqueiraecoturismo e a @trembao4x4, além de no centro da cidade visitarmos artesãos e o comércio local.

 

Na Mantiqueira tem muitos produtores, muita gente que transforma alimentos, que cultiva, que colhe, e me interessou contar essas histórias. Como clube, todos os meses eu entrego uma caixa com 5 ou 6 produtos, são 5 ou 6 histórias muito bonitas, como jornalista, eu fico muito feliz de contar essas histórias. Ressalta Adrian Alexandri, criador do clube Mantiqueirias. (@mantiqueirias)

 

“Cada cerveja, queijo, tudo tem uma história. É bem diferente quando a gente vê o valor do trabalho. É uma volta à infância, aos sabores, aromas que a gente já viveu. Foi isso que a gente veio encontrar aqui.” recorda Patty Leone.


“Foi uma surpresa muito grande ver como a cidade está preparada para receber os turistas e oferecer os atrativos da região. Outra coisa interessante é a excelência: azeites entre os melhores do mundo, cafés premiados.” pontua Lucas Mendes. “Gostei muito do atendimento, as pessoas são super queridas, atenciosas, compartilham as histórias da vida com a gente, vou levar isso pra minha vida também” acrescenta Rose


“Eu resumiria em três palavras: preocupação com excelência. A gente está num lugar que além de ser bonito, tem toda essa preocupação com a alimentação saudável”. resume Rogério Enachev.


Gonçalves é atualmente um dos polos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. limita-se com os municípios de Paraisópolis a oeste e norte, São Bento do Sapucaí a leste, Sapucaí-Mirim a sul e Camanducaia a sudoeste.


Seu acesso principal é a estrada AMG-1930, que liga a sede do município à MG-173, rodovia que dá acesso, ao sul, ao Vale do Paraíba, Via Dutra e São Paulo e, ao norte, a Itajubá e Pouso Alegre pela BR-459, e a São Paulo e Belo Horizonte pela Rodovia Fernão Dias.

 

O Mantiqueirias é um clube de assinaturas, onde o cliente recebe uma caixa com produtos da Mantiqueira, selecionados a partir da curadoria do Adrian Alexandri, que mora na região e se dedica a conhecer os produtores e contar suas histórias.

 

--

Nenhum comentário: