sábado, 6 de novembro de 2021

 Centro Universitário Belas Artes se apropria de espaço em shopping center para construção de um novo campus

Com projeto assinado por Jayme Lago Mastieri, o novo campus será inaugurado em novembro e promete ser surpreendente


Projeto do novo campus da Belas Artes no Shopping Cidade Jardim

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo contará com um novo campus instalado no Shopping Cidade Jardim, a partir de outubro. O projeto de arquitetura, desenvolvido por Jayme Lago Mastieri – cujo escritório conta com uma vasta carteira de mais de 70 shoppings e centros comerciais projetados e entregues – foi pensado principalmente para quebrar um pouco do ritmo dado pelo shopping e levar um público mais jovem em todos os períodos do dia. 



Apropriação de novos espaços

A construção do campus da Belas Artes no Shopping Cidade Jardim representa um grande case de apropriação de novos espaços. É uma instituição de ensino superior sendo agregada a um shopping center. Para Jayme, o exercício de se adaptar em novos ambientes é muito rico. “Eu acredito que a maior lição para arquitetura não se encontra nos acabamentos ou nas formas desenhadas, mas em como os usos podem ser combinados”, acrescenta o arquiteto.


Sobre o projeto

Jayme explica que o projeto do novo campus da Belas Artes propõe um contraponto entre a rigidez estrutural do shopping e a criação de formas inusitadas, quase orgânicas, que pudessem surpreender positivamente o visitante com uma nova forma de apropriação do espaço.

O Grand Hall que estrutura a visita, e recebe a todos, é formado por quatro blocos não ortogonais, assimétricos, que se comunicam entre si por passarelas aéreas e abrigam salas de aula, biblioteca, laboratórios e ateliers. “O campus é grande e deve ser surpreendente, além de oferecer um ritmo de experimentação, mas precisa ser surpreendente sem prejudicar a produtividade e o seu funcionamento”, enfatiza o arquiteto.

Entre os blocos há uma praça interna que será o ponto de conexão, o encontro e até o palco de atividades acadêmicas. Cada pedaço do projeto tem uma ativação, ou seja, algum elemento que provoca o usuário, que vai desde uma peça de comunicação até uma peça de mobiliário. O percurso todo deve oferecer uma narrativa com diversos capítulos, com pequenas instalações. 

O projeto subverteu a malha estrutural do shopping sem oferecer resistência a ela: lá dentro está a racionalidade nas instalações, nos equipamentos e nas distâncias, onde estão respeitadas as capacidades e as condições de funcionamento para todo o complexo. Porém de uma forma diferente: oferecendo um novo ângulo, uma nova forma de ver.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo  

Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de Graduação, Pós-graduação e Cursos Livres.  

Nestes 94 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.    

Saiba mais: http://www.belasartes.br  

Nenhum comentário: