sábado, 2 de outubro de 2021

Novas News da Casa Cor 2021




Casa Cor São Paulo

Casa Cor  Minas

Casa Cor Paraná




CASACOR SP: Loft Sopro Orgânico resgata formas da natureza na casa

Ambiente criado pelos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins, do Architects + Co, traz formas orgânicas para abraçar moradores

O por do sol, a natureza e suas formas, texturas, cores e aromas inspiram o loft Sopro Orgânico na CASACOR São Paulo 2021, que abre as portas nesta segunda-feira, 21 de setembro. Os arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins, à frente do escritório Architects + Co, definem o loft de 110 m² como um resgate da conexão íntima com a natureza por meio da casa.

O ambiente, composto por um amplo lounge com quarto, closet, banheiro e uma cozinha aberta, guia-se pela diversidade de curvas e formas irregulares da natureza. Conceitos como a biofilia e a biomimética se materializam em um ponto privilegiado do Parque do Mirante, anexo ao estádio Allianz Parque, em Perdizes, São Paulo, onde a mostra será realizada até o dia 15 de novembro de 2021.

SP

O espaço cosmopolita conecta rusticidade a uma releitura do estilo clássico, com base nos tons do por do sol para refletir o tema proposto pela CASACOR. “A natureza nos inspira. Ao observá-la encontramos soluções incríveis de design e arquitetura para vivermos melhor. Suas formas curvilíneas, texturas e ideias construtivas nos levam a mergulhar na Casa Original, tema desta edição da mostra”, observam Caio Bandeira e Tiago Martins.

 

A sabedoria ancestral da floresta traz um sopro de força à vida urbana. Logo, Sopro Orgânico é um loft que incita a ideia de respirar profundamente, sentir texturas naturais e estar rodeado por formas orgânicas que se amoldam ao corpo e tornam nossas experiências em casa mais significativas, em qualquer lugar do mundo.

 

As escolhas de mobiliário e de marcenaria adicionam leveza e versatilidade ao espaço. O paisagismo ganha destaque com estilo campestre. Pedras naturais como o mármore calacata pink, o travertino Navona e o travertino bruto aparecem em acabamento escovado, remetendo a tons e texturas da terra. Para o Architects + Co, a Casa Original passa, sobretudo, por esta contemplação.

 

LOFT SOPRO ORGÂNICO - PARCEIROS/FORNECEDORES

AV Group Automação, Bia Abreu Paisagismo, ByGabs, Celdom, Charada Conceito, Deca, Demuner Marcenaria, Estúdio Heloisa Galvão, Itens, JM Construtora, Kiolo, La Lampe, LB Home, LG, MG Mármores, Nara Ota Design, Organne, Ornare, Palimanan, Parket, Phenicia Tapetes, Porto Seguro Espelhos, Sleep Solutions, Tintas Coral, VP Iluminação, Zipper Galeria.

 

Sobre o ARCHITECTS + CO

Caio Bandeira e Tiago Martins são arquitetos com formação no Brasil e na Espanha, à frente do Architects+Co. Fundado há oito anos, o estúdio de arquitetura e urbanismo tem olhar voltado ao mundo e reúne em seu portfólio casas de amplas metragens, hotéis e condomínios de luxo, além de empreendimentos urbanos e design de mobiliário. O traço contemporâneo da dupla revela materiais nobres, conforto e linhas atuais em sintonia com a natureza.

Instagram: @architects_mais_co

Tel.: (11) 2338.2597

Site: www.arcmaisco.com




+ Casa Cor Minas

Casa Voktum, projeto de Barbara Nobre para a CASACOR Minas, sintetiza o conceito de casa pós-pandemia  

Projeto conta com espaços híbridos e integrados, e abusa da transparência para valorizar a natureza da área externa também no interior da construção.

A arquiteta Barbara Nobre encarou um projeto ousado para esta edição da CASACOR Minas, que marca sua segunda participação na mostra: construir uma casa inteira do zero. A ideia foi representar como a nossa conexão com a casa ficou ainda mais evidente neste cenário pós-pandemia. Para isso, Barbara investiu numa construção que pode assumir diversas configurações e tem como diferencial o contato constante com as áreas externas, privilegiando a conexão com a natureza e com o entorno de forma muito singular. Acompanhando a construção, um jardim com 380 orquídeas brancas, assinado pelo paisagista Valter Braga, faz a transição entre o interno e o deck, construído pela Madeiraria, que funciona como uma espécie de mirante, com vista para a Serra do Curral. Não é à toa que se tornou um dos espaços preferidos pelo público para um pitstop durante a visitação da mostra.

Para isso, além dos ambientes integrados, ela utiliza da transparência do vidro, tanto no teto quanto nas paredes externas. “Minha proposta é que, mesmo dentro de casa, o morador possa ver o céu e também o verde e os jardins que o circundam”, explica. A realização do projeto não seria possível, entretanto, sem o uso de pilares e vigas mais fortes. “Um bom alicerce é o que faz toda a sustentação do projeto. Por isso, na Casa Voktum eles são robustos, em contraponto com a leveza dos ambientes, que ganharam um design de interiores que também é dinâmico e sugere alterações de layout”, diz.

Logo na entrada, a mesa de jantar Pin, um ícone da Voktum, tem personalidade única e ares escultóricos. Toda em madeira, ela tem estrutura inspirada nos corredores de castelos góticos. Valorizando o trabalho de marcenaria, ela é acompanhada das cadeiras MAT, que seguem na linha do biodesign e, por isso, apresentam a madeira em formas orgânicas que remetem à natureza. O espaço também foi aproveitado como uma mini-galeria de arte, apresentando sete telas vibrantes da série Anjos, de José Roberto Aguilar, em acrílica e esmalte sobre fundo branco e dimensão quadrada de 1mx 1m, que o rodeiam. “O trabalho do José Roberto é de 2020. Logo, foi feito durante a pandemia e, apesar de abstrato, cada um foi batizado com o nome de um anjo. É quase um questionamento se os anjos realmente estiveram coma gente durante esse período, trazendo a espiritualidade que todo mundo tem buscado”, reflete Bárbara, que também utilizou no projeto obras de Marcos Coelho Benjamim e Luiz Hermano. Todas fornecidas pela Murilo Castro Galeria de Arte.

Na sequência do jantar, um living traz a elegância discreta do sofá Connect, uma das peças que mais tem chamado a atenção do público.  Em módulos, o nome não poderia ser mais apropriado, já que suas partes podem ser alteradas, adequando-se a diferentes ocasiões. “Nesse período em que estivemos mais reclusos, em casa, aprendemos que o layout não precisa ser rígido. Tudo pode mudar de lugar de acordo com nosso desejo e necessidades”, comenta a arquiteta que desenhou o tapete com formas orgânicas que pode ser conferido no living. Ao fundo do espaço, Bárbara projetou uma pequena cozinha, com bancada Istambul, que reproduz a  textura do cimento em leves nuances.

No quarto, seguindo a proposta da sintonia com a natureza, a cama Aiby, em madeira maciça, tem cabeceira em palhinha e pés projetados para dar a impressão de que ela está flutuando. Já no banheiro, o destaque fica por conta da cuba branca L.300, desenho de Jader Almeida para a Deca, que se destaca pelo visual leve, com laterais planas e torneira que explora o arquétipo do caminho da água até uma bica, na qual o fluxo é manipulado intuitivamente por uma alavanca. Também chama a atenção o piso Blue Moon, inspirado no quartzito brasileiro e que tem como característica tons brilhantes de azul. Um material exótico, com versões que podem ser exploradas em ambientes internos e, até mesmo, em bancadas.

Na paleta de cores, o destaque fica para a cor denominada Jardim Vertical, da Coral, apresentada tanto no acabamento liso, quanto no efeito do cimento queimado. A opção reforça ainda mais a intenção de que o interior participe da área externa, como o contrário. Para se ter um exemplo, o jardim – que foi todo assinado por Valter Braga – repleto de orquídeas brancas como protagonistas, é uma visão espetacular que pode ser admirada até mesmo da cama!

Mesmo com a sensação de que a natureza está dentro de casa, a arquiteta projetou um deck ao ar livre que materializa esse encontro. Nele, além da madeira peroba, fornecida pela Madeiraria, destacam-se os móveis para área externa, incluindo peças assinadas pelo Studio Marta Manente, além do pendente assinado pela mineira Simone Oliveira, desenvolvido exclusivamente para a Templuz, que forneceu todas as peças de iluminação. Reconhecida por suas criações cheias de personalidade, ela utiliza como matéria-prima filtros de coador de café e fibras naturais de rami aplicados em estruturas de ferro.

Detalhes que fazem toda a diferença: a rampa de entrada é da coleção Nordic, Inspirada na madeira Rovere, natural do norte da Europa. Uma de suas peculiaridades é o branqueamento da madeira feito com a utilização de ácidos que corroem sua superfície. Outro diferencial é a característica do Rigato ocasionada pelo movimento das peças, que foram cuidadosamente selecionadas para destacar suas linhas e poucos nós. Já o piso geral é da coleção Munich, que tem a característica marcante de um cimento desgastado nas bordas.

Voktum - www.voktum.com.br

Voktum - Rua Deputado Fábio Vasconcellos, 10 - Buritis, Belo Horizonte - MG

Instagram: @voktum

Facebook: https://www.facebook.com/voktummoveis/




Casa Cor Paraná

Tendências tecnológicas e soluções ambientais compõem o “Novo Morar”

 

Estande do Sebrae/PR na Casacor conta com 10 startups que apresentam soluções tecnológicas e ambientais para o morador

 

 

O estande do Sebrae/PR apresenta tendências para o "Novo Morar" criadas por 10 startups parceiras. Crédito: Felipe Miretzk.

 

Com soluções tecnológicas e ambientais, o Sebrae/PR montou o StudioTech na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a 27ª edição da Casacor Paraná, que acontece até o dia 17 de outubro. O apartamento de 40 metros quadrados traz tendências para o “novo morar”, oferecendo mais qualidade de vida e praticidade no dia a dia do morador.

O estande traz um tour virtual pelo StudioTech, além de eventos técnicos, como palestras, workshops e mesa redonda para até 80 convidados. Informações sobre a programação pelo site www.casacor.abril.com.br. Por meio do Programa Origens Paraná, no estande é possível conhecer produtos paranaenses como balas de bananas, mel e cachaças, alguns inclusive com Indicação Geográfica.

De acordo com Luiz Maingué, arquiteto responsável pelo StudioTech, o novo morar está relacionado com escolhas inteligentes, que não prejudiquem o planeta. “A pandemia mudou a forma como nos relacionamos com as pessoas e transformou nossas casas. O StudioTech vem de encontro às novas tendências. O projeto é completamente sustentável, com aproveitamento da energia solar, cisterna para água da chuva e inovações tecnológicas para trazer o conforto para dentro de casa”, explica.

Todas as tecnologias utilizadas na criação foram desenvolvidas por 10 startups parceiras do Sebrae/PR, desde fechaduras inteligentes, painéis solares e interfone com acesso via smartphones até travas para bicicletas compartilhadas.


“Na Casacor Paraná, trabalhamos para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a inovação no setor da construção civil no estado, oportunizando novos negócios entre as melhores empresas do mercado da construção civil parceiras do evento”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski.

João Vitor Galdino Souto Soares é fundador e diretor de produtos de uma startup que oferece soluções inteligentes de fechaduras e de acesso à entrada de prédios e portas de imóveis via smartphone. Há dois anos no mercado, a Chavi atualmente é acelerada pela Hotmilk e recebe com o auxílio do Sebrae/PR na parte de produção, desenvolvimento produtos, de negócios e de gestão.

“É uma honra poder estar presente e participar da mostra vendo que as soluções desenvolvidas se encaixam muito bem dentro desse contexto da Cascacor Paraná, que é um ambiente de soluções cada vez mais inovadoras cada vez mais tecnológicas que buscam facilitar a vida das pessoas”.

O StudioTech, estande do Sebrae/PR, está na área externa da mostra. O espaço fará parte integrante do rol de ambientes que compõem a CASACOR Paraná apresentando soluções residenciais tecnológicas e sustentáveis desenvolvidas pelas startups abaixo:

Chavi — forneceu fechaduras inteligentes com abertura de portas e gerenciamento de acesso virtual.

Hygge — forneceu painéis termoacústicos e retrofit témico, otimizando a eficiência térmica.

Mushpack — forneceu nuvens e placas termoacústicas compostas de biomateriais fúngicos aplicadas ao teto e paredes.

Ubeton — apresentará uma parede de blocos de concreto aparente cujo objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade.

RenovaGreen — forneceu um painel solar fotovoltaico para sistema de geração de energia sustentável.

Isket — forneceu uma ferramenta de inteligência de dados para incorporação imobiliária.

Amitech — forneceu um sistema de escaneamento a laser.

SmartGreen — forneceu interfone com acesso via smartphone e trava para bicicletas compartilhadas.

Sheep House — forneceu a ferramenta de captação de imagens. A empresa é referência no setor imobiliário por suas fotografias profissionais, vídeos, tour virtual ou imagens aéreas.

The Bear Office — imagens de alto impacto para o mercado imobiliário.

O arquiteto Luiz Maingué e a diretora da Casacor, Marina Nessi, ressaltaram a importância da parceria com o Sebrae/PR. Crédito: Felipe Miretzk.

A Casa Original

A edição 2021 traz o tema “A Casa Original” e será realizada em formato híbrido, ou seja, os visitantes podem visitar a mostra fisicamente ou virtualmente. O anseio pelo retorno às origens, a busca pela ancestralidade e o equilíbrio necessário entre passado e futuro pautam os 39 ambientes da mostra, expostos em uma estrutura de quase 6 mil metros quadrados.

Marina Nessi, diretora do evento, destaca que o evento não é apenas uma exposição elegante de decoração, mas como uma mostra educativa. “Somos vistos como uma empresa que vende e incentiva relacionamentos, as empresas se encontrem nesse espaço atendendo demandas de produtos para profissionais e para o cliente final, além de aprimorar o olhar do público para tendências de design e arquitetura. Além de tudo isso, esses 27 anos da Casacor no Paraná ajudou a alavancar o mercado de arquitetura e decoração”, destaca.

Todas as medidas sanitárias contra a Covid-19, conforme os decretos em vigor, foram implementadas para garantir a segurança dos visitantes.

Serviço

Data: de 5 de setembro a 17 de outubro de 2021 – de terça a domingo.

Endereço: Rua Álvaro Alvim, nº 91 – Seminário, Curitiba/Paraná.

Horários: de terça a sábado, das 13h às 21h. Aos domingos, das 13h às 19h. Nos feriados de 07 e 08 de setembro e 12 de outubro, das 13h às 19h.

Tempo de permanência: o tempo total de permanência na Mostra é de 3 horas. 

 

Por meio do Programa Origens Paraná, no estande é possível conhecer produtos paranaenses como balas de bananas, mel e cachaças, alguns inclusive com Indicação Geográfica. Crédito: Felipe Miretzk.

 

A Chavi é uma startup que oferece soluções inteligentes de fechaduras e de acesso à entrada de prédios e portas de imóveis via smartphones. Crédito: Felipe Miretzk.

 

A Casacor é a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Sua 27ª edição acontece até o dia 17 de outubro. CréditoFelipe Miretzk.

 


Nenhum comentário: