segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Livros infantis Preferidos

 Dia das Crianças: sugestões de livros para todas as idades.



Pesquisa mostra lista de livros infantis preferidos por crianças de até 15 anos

O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De acordo com o estudo, 82% dos leitores gostariam de ter lido mais; 34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam. Outra pesquisa mostra dados ainda mais alarmantes: o relatório divulgado em 2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura e apenas 2% dos jovens se mostraram capazes de diferenciar fatos de opiniões.


Quer mais motivos para presentear com livros no Dia das Crianças? O hábito da leitura estimula a neuroplasticidade, permitindo que as pessoas tenham capacidade mais rápida de aprendizado. Além disso, a criança que tem o hábito da leitura melhora o vocabulário, a memória, a concentração nos estudos, a escrita, a interpretação de textos e os conhecimentos gerais, se saindo melhor não apenas nas disciplinas de linguagens, mas inclusive em ciências e matemática.

Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades paranaenses de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, além das catarinenses Florianópolis e Joinville revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam - citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. O levantamento foi realizado pelo Colégio Positivo, em abril de 2021, e pode servir de base para presentear neste Dia das Crianças.

Veja o ranking dos livros indicados pelas crianças:

 

1 a 5 anos

1º - Princesas

2º - Os Três Porquinhos

3º - Dinossauros

4º - Chapeuzinho Vermelho

5º - Turma da Mônica

6º - João e o Pé de Feijão

 

5 a 7 anos

1º - A Vaca Fotógrafa

2º - Telefante sem fio

3º - Princesas

4º - Menina bonita do laço de fita

5º - Turma da Mônica

6º - O Pequeno Príncipe

 

8 a 11 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - A casa na árvore

4º - O Pequeno Príncipe

5º - Homem Cão

6º - Diário de uma garota nada popular

 

12 a 15 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - O Pequeno Príncipe

4º - Divergente

5º - Percy Jackson

6º - Diário de uma garota nada popular

 

 

Nenhum comentário: