quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Literatura Atual

 Mosteiro da Luz: arquitetura, urbanismo, força e religiosidade

Prof. Dr. Benedito Lima de Toledo tem livro inédito e póstumo lançado, que conta a história de um dos conjuntos arquitetônicos mais emblemáticos e bem preservados da Cidade de São Paulo: o Mosteiro da Luz.


Em 2019, após anos de trabalho e pesquisa, o Prof. Dr. Benedito Lima de Toledo, finalizava o livro Mosteiro da Luz, quando, infelizmente, veio a falecer. A obra, que tem o esmero do grande significado desse conjunto artístico e arquitetônico da cidade de São Paulo, evidencia o legado deste importante pesquisador em um livro póstumo e inédito, publicado pela KPMO Cultura e Arte.


Benedito Lima de Toledo foi arquiteto, urbanista, acadêmico da APL (Academia Paulista de Letras) – ocupou a cadeira de número 39 que fora de Monteiro Lobato –, Professor Titular de História da Arte e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, exímio pesquisador e autor de importantes obras publicadas que nos revelam a história da cidade de São Paulo. Unindo-se ao arquiteto e diretor de arte Marcello de Oliveira, seu parceiro na edição de várias outras publicações desde os anos 1990, conseguiu imprimir textos inéditos e reveladores sobre a arquitetura e o urbanismo da cidade, sempre acompanhados por extensa pesquisa iconográfica e curadoria fotográfica primorosa. Suzana Alessio de Toledo, bibliotecária e esposa do professor Benedito, tem papel importante na materialização de sua obra, onde sempre pôde auxiliá-lo na pesquisa e execução de seu trabalho.


Não podia ser diferente, nas mãos de Benedito, um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais emblemáticos e bem preservados da cidade de São Paulo ganhou vida e virou livro. O autor, em sua narrativa, volta ao passado para resgatar os espaços simbólicos da cidade, utilizando-se da iconografia com imagens e registros de viajantes, pintores e fotógrafos que retrataram uma São Paulo de tempos passados. Passeia por largos e ruas, para então chegar ao edifício religioso, onde Frei Galvão, arquiteto e construtor, foi o grande artífice da edificação do Mosteiro. Em sua extensa pesquisa, o autor viaja à Lisboa para narrar, com encanto, a história da imagem de Nossa Senhora da Luz.

No texto, Benedito Lima de Toledo descreve como o convento passa de um lugar de “recolhimento de mulheres, devotas da Divina Providência, para orar continuamente diante do Santíssimo”, até seu fechamento inesperado e a reabertura que inspirou Frei Galvão a edificar uma nova construção, para dar vida ao Mosteiro da Luz que conhecemos hoje.  

O livro narra episódios como o fechamento do local e a clandestinidade de mulheres religiosas que se escondiam por lá para ficarem recolhidas, até que a ordem de fechamento fosse revogada. A partir do porta-voz das boas novas, Frei Galvão, se dedica a edificação do novo conjunto arquitetônico, erguido em taipa de pilão, técnica construtiva aplicada à época e que mantem-se preservada até os dias atuais.

Ao leitor são reveladas as belezas desse riquíssimo patrimônio histórico. O Museu de Arte Sacra de São Paulo ocupa parte do conjunto arquitetônico e abriga uma das mais importantes coleções de obras de arte sacra e religiosa brasileira. Uma grande surpresa ainda é reservada ao visitante: o Presépio Napolitano, também conhecido como o Museu do Presépio, guarda o acervo doado por Francisco Matarazzo Sobrinho.

A fotógrafa Maíra Acayba realizou um inédito ensaio fotográfico na área reservada às freiras que vivem em clausura, onde apenas as mulheres tem acesso.

Além de trazer com maestria toda a história do Mosteiro da Luz, Benedito nos mostra através de sua narrativa detalhes do cotidiano da cidade nesse período colonial, fato que torna ainda mais importante e necessário a preservação de nosso patrimônio e o legado aos paulistas e brasileiros.

Nesses mais de trinta anos de convivência profissional, somamos esforços em diversas ocasiões e desenhamos mais de uma dezena de publicações, muitas delas ainda inéditas. Um legado único de quem se dedicou à preservação da memória e do patrimônio artístico e arquitetônico da cidade de São Paulo. Do grande mestre Benedito Lima de Toledo temos a sua memória registrada em cuidadosos estudos que desenvolveu ao longo de sua atuação profissional como arquiteto, pesquisador e professor da FAU-USP. Tenho imensa satisfação de ter compartilhado com ele a elaboração desses cuidadosos trabalhos de edição dos livros que registram a história da arquitetura e do urbanismo da cidade de São Paulo. – Marcello de Oliveira

Ficha Técnica:
Edição: KPMO Cultura e Arte
Autor: Benedito Lima de Toledo
Coordenação geral: Suzana Alessio de Toledo
Prefácio: Gabriel Frade
Orelha: Lúcio Gomes Machado
Direção de arte: Marcello de Oliveira
Ensaio fotográfico: Maíra Acayaba
Apoio cultural: AnimaCasa, Pitá e Refúgios Urbanos
Ano: 2021
Número de páginas: 180
Medidas: 22×25 cm
Preço: R$ 89,00

Sobre o autor – Benedito Lima de Toledo, apaixonado pela arquitetura, pelos livros e pela cidade de São Paulo, passou sua vida pesquisando e transmitindo seus conhecimentos através de suas aulas, palestras e publicações de várias obras. Dentre eles, destacamos: São Paulo: três cidades em um século; Álbum iconográfico da Avenida Paulista; Anhangabahú; Prestes Maia e as origens do urbanismo moderno em São Paulo (Prêmio Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo 1996); Esplendor do barroco luso-brasileiro (Prêmio Jabuti 2013), entre muitos outros. 

A cidade de São Paulo, como mencionou  Benedito Lima de Toledo em seu livro São Paulo: três cidades em um século, (...) “é um palimpsesto – um imenso pergaminho cuja escrita é raspada de tempos em tempos, para receber outra nova (...)”.. Três etapas: taipa, tijolo e concreto. Os edifícios construídos com a taipa de pilão, ou desapareçam ou foram descaracterizados, tendo o Mosteiro da Luz mantido sua taipa de pilão original até hoje.  Assim  é descrita sua história em 180 páginas nessa obra a ser lançada, com fotos inéditas especialmente do interior do clausura, da horta e tantas outras.

Nenhum comentário: