quinta-feira, 14 de outubro de 2021

 Japan House São Paulo promove segunda edição de experiência online para apresentar a diversidade do Japão.



Evento acontece dia 21 de outubro no ambiente online e apresenta a cultura e a gastronomia da região oeste de Setouchi

São Paulo, outubro de 2021 – Para proporcionar uma viagem pela cultura japonesa de forma virtual, a Japan House São Paulo promove a segunda edição do evento “Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste” no dia 21 de outubro, às 19h. O projeto, que teve sua primeira edição realizada em julho apresentando províncias da região leste, agora convida ao público a conhecer as outras três províncias, localizadas na região oeste de Setouchi: Ehime, Hiroshima e Yamaguchi.


Conhecida pelas belezas naturais de seu mar, que é o maior mar interno do Japão, Setouchi     se destaca como o único local escolhido do Japão como um dos "52 lugares para se ir em 2019" pelo ranking do jornal New York Times. A série apresenta novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico, abordando diferentes temas como estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura.

Nesta edição, há duas formas de participar: uma por meio de inscrição gratuita para acompanhar a transmissão online no YouTube da Japan House São Paulo e outra para quem quiser ir além nessa experiência, adquirindo o kit gastronômico (R$ 240,00) elaborado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, com itens de destaque da gastronomia local. Com quantidades limitadas (100 unidades) disponíveis somente para a cidade de São Paulo, os kits trazem saquê, entradas, prato principal e sobremesa com todos os ingredientes separados nas porções exatas, facilitando o preparo e tornando a experiência muito divertida. Em ambos os casos, a inscrição deve ser feita pelo site da instituição.

 Durante a transmissão do evento, os participantes ainda poderão presenciar entradas ao vivo direto do Japão, em pontos turísticos que se destacam em Setouchi, dando a sensação de estarem ainda mais próximos desse local. “A ideia é apresentar detalhes pouco conhecidos dessa região marcada pela paisagem marinha estonteante, passando por sua história profunda e suas diferentes lendas, até seus costumes e rica gastronomia de uma forma que possa encantar a mente e os sentidos”, comenta Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

Dentre os destaques das atrações locais que serão apresentados nesse encontro online estão o “Hotel Barco Guntû”; a “Rota Shimanami” que liga Ehime e Hiroshima; o Ryokan Azumi Setoda, que fica na Ilha Ikuchi em Hiroshima; o 46º templo da Peregrinação de Shikoku, “Templo Joruri”, as nishikigoi, que retratam o senso de beleza nipônico; a Cúpula da bomba atômica; o Santuário de Itsukushima, com o seu elegante portão torii fixado no mar, e a gastronomia local de cada uma das três províncias.

A gastronomia de Setouchi

Em dois momentos da experiência, a gastronomia de Ehime, Hiroshima e Yamaguchi serão apresentadas pela chef Telma Shiraishi. A primeira etapa começa pela degustação do drinque de boas-vindas, saquê Kinkan Kuromatsu Junmai Ginjo, de Yamaguchi, bebida alcoólica fermentada tradicional no Japão. Na sequência, a primeira entrada é o Senzanki, porção de frango karaage de Ehime. A segunda será uma porção de kimpira renkonde Yamaguchi. E de Hiroshima, será apresentado o Mini Okonomiyaki, prato composto por porco, repolho, moyashi, macarrão yakisoba e ovo, entre outros ingredientes tradicionais.

No segundo momento gastronômico do evento, a chef ensina o prato principal do encontro que celebra duas versões do Taimeshi, tradicional da região de Ehime, que consiste na combinação de arroz, peixe e outros ingredientes clássicos da gastronomia japonesa. O prato ao “Estilo de Uwajima” leva em seu preparo sashimi de pargo, kaiso, arroz, ovo cru, shoyu, mirin e dashi, gergelim branco e outros temperos. Já a versão ao “Estilo de Matsuyama” é feita com pargo shioyaki, arroz, caldo tipo osuimono de pargo, Kombu do dashi, gengibre palitinho e outros temperos.

 

Serviço:

Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste

Quando: 21 de outubro de 2021, (quinta-feira), das 19h às 20h30

Onde: Canal YouTube da Japan House São Paulo

Inscrição obrigatória: https://bit.ly/EventoSeto

Valor: R$ 240,00 (com kit gastronômico) ou gratuito (acompanhar evento pelo YouTube)

Nenhum comentário: