quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Telespectador

 Café Filosófico CPFL estreia nova série na TV Cultura

 

“Eu e o Outro” vai tratar do reconhecimento das diferenças e o conflito desse pluralismo com o avanço da intolerância e da falta de diálogo; o programa vai ao ar nas noites de domingo da TV Cultura

 

Eduardo Wolf em gravação do Café | Foto: Gustavo Ferreira/Divulgação

 

O Café Filosófico CPFL estreia neste domingo (29) a série “Eu e o Outro”, com curadoria da socióloga Isabelle Anchieta. Essa temporada vai abordar a busca pelo pluralismo das diferenças e o crescimento da intolerância que mitiga o diálogo. O programa vai ao ar às 19 horas, com transmissão pela TV Cultura e suas afiliadas.


 

Isabelle contextualiza que, atualmente, impera uma luta entre as relações culturais e sociais: “Se por um lado seguimos lutando pelo reconhecimento de nossas diferenças, de cor, de etnia, de gênero e de posição política, por outro lado cresce a intolerância, o ódio e a impossibilidade de diálogo que faz imperar o “nós contra eles”. 

 

Composta por seis episódios, a série reúne a socióloga, Isabelle Anchieta; a consultora em diversidade, Maitê Schneider; o jornalista Carlos Medeiros; e o professor da Universidade de Brasília, Eduardo Wolf.

 

No episódio de estreia, Isabelle Anchieta fala sobre “a busca de um lugar comum''. Por que o olhar alheio é tão importante na formação da imagem de cada um? Segundo Isabelle, a necessidade do reconhecimento é, dentre as pretensões sociais, a mais rigorosa, na medida em que instaura constantes disputas por existência social. “Trata-se sobretudo de uma interdependência sociológica e humana, que atrela nosso sentimento de satisfação, felicidade e valor ao outro. Nossa condição humana coincide com o olhar alheio”, observa.

 

Participação especial

A estreia também conta com a participação especial do filósofo francês Gilles Lipovetsky, que aponta para o fato que "antigamente as pessoas eram discretas na sua identidade e, hoje, elas a reivindicam mostrando-a ostensivamente".

 

Ele descreve que esse movimento é positivo, por um lado, pois há um ideal de justiça na medida em que grupos, antes excluídos, reivindicam seus direitos universais. Porém, Lipovetsky pontua: “Há também, em certos movimentos, um hiper identitarismo, que pode trazer um risco de fratura da sociedade".

 

Confira as datas das exibições:

29/08 - Em busca de um lugar comum, com Isabelle Anchieta, socióloga

05/09 - As definições nos definem, com Maitê Schneider, consultora em diversidade

12/09 - O que nos une: raça e diversidade no Brasil, com Carlos Medeiros, jornalista

19/09 - Racismo em debate, com Carlos Medeiros

26/09 - Em debate: “por que o nós contra eles”, com Isabelle Anchieta e Maitê Schneider

03/10 - Convívio: como viver juntos em sociedades plurais, com Eduardo Wolf, professor

 

Os programas são inéditos na televisão e têm classificação de 14 anos.

Nenhum comentário: