segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Saúde a toda Prova.

 

Dos genes até os ativos cosméticos, 5 informações para conhecer e acertar no creme anti-idade

Conhecer informações genéticas, seu tipo de pele, alterações que sua pele apresenta, ativos cosméticos e as tecnologias que aumentam a permeação: tudo isso é importante para definitivamente acertar no creme anti-idade

Be Young

São Paulo /2021 - Acertar no creme anti-idade, às vezes, parece uma tarefa impossível. Mas, com algumas dicas, tudo fica mais fácil. Mas antes de testar a farmácia inteira, é melhor consultar um médico: "A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação", afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Afinal, como acertar? Consultamos diversos especialistas para separar dicas especiais a fim de escolher o creme anti-idade ideal, mas saiba que você precisa conhecer: seus genes, seu tipo de pele, as alterações que sua pele apresenta, poderosos ingredientes e as tecnologias para melhor permeação. Entenda:


Seus genes. Conhecer seus genes pode ajudar demais na hora de escolher um cosmético. E como fazer isso? Por meio da realização de um exame genético. “Através do exame genético é possível identificar se o paciente possui genes que favorecem o surgimento de rugas, manchas, flacidez e ressecamento. Com isso, é possível escolher os ingredientes ativos ideais para tratar essas alterações”, diz o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene. “Por exemplo, através do exame genético é possível identificar a presença do gene MMP1, que está relacionado a uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar”, explica o geneticista. “Nesse caso, a atenção com a proteção solar deve ser redobrada e reforçada com antioxidantes como Vitamina C, SuperOX-C, Alistin, Exo-P, potencializada também por suplementação com ativos como Exsynutriment, Glycoxil e Bio-Arct”, explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocométicos.

Seu tipo de pele. Além de atender as necessidades de sua pele, é necessário também que o produto seja específico para o seu tipo de pele. “Por exemplo, quem possui a pele oleosa deve procurar por produtos formulados em veículos mais fluídos, como séruns, loções ou géis. Já quem tem a pele seca deve optar por veículos mais pesados, como os cremes”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

As alterações que sua pele apresenta. O primeiro passo para escolher um produto anti-idade ideal é decidir qual a sua principal preocupação relacionada ao processo de envelhecimento e procurar um cosmético capaz de resolvê-la. Segundo os médicos, concentrar-se em apenas uma preocupação, como rugas ou manchas escuras, é a maneira ideal de obter os melhores resultados, afinal, nenhum produto pode tratar todos os sinais de envelhecimento da pele. Se a sua pele estiver sensível ou seca, é melhor tratar isso antes. “Para restaurar as peles sensíveis e secas, é importante escolher produtos para que reforcem a função de barreira e proteja contra a perda de umidade. Ao escolher um produto de cuidados para peles sensíveis, não basta apenas garantir que ele não tenha substâncias irritantes. O produto deve funcionar ativamente abaixo da superfície da pele, estimulando os seus próprios processos de renovação e as defesas naturais. Ceramidas e ácidos graxos são constituintes naturais da barreira do corpo. Produtos com esses agentes podem auxiliar, assim como glicerina, vitamina E e óleos vegetais de alta qualidade, ricos em ácido linoléico, pois eles fortalecem a função natural de barreira da pele. Atualmente existem bons produtos no mercado destinados a peles sensíveis”, explica a Dra. Patrícia Mafra, dermatologita membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Mas o mais importante é buscar ajuda de um médico dermatologista para ajudar a identificar a causa e tratar essa irritação na pele”, diz a Dra. Patrícia Mafra. “E não esqueça do protetor solar, ele é o creme antienvelhecimento mais importante para proteger o colágeno dos efeitos da radiação solar”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Poderosos ingredientes. Investir em ingredientes consagrados é extremamente importante. Um deles é o resveratrol, um dos mais poderosos antioxidantes que existem. “Ele é capaz de combater significativamente os radicais livres, moléculas altamente reativas que, na pele, podem provocar danos celulares, favorecendo o envelhecimento precoce com consequente aparecimento de rugas, flacidez, manchas e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. A novidade é um resveratrol mimético idêntico ao natural com alta performance, poderosa capacidade antioxidante e propriedades multifuncionais de clareamento da pele. Composto pelo trans-resveratrol, forma mais estável e biodisponível do ingrediente, esse ativo cosmético possui múltiplo mecanismo de ação no combate às hiperpigmentações da pele para iluminá-la visivelmente em apenas duas semanas. “O resveratrol mimético reduz a síntese de melanina (pigmento que dá cor à pele e é responsável pela formação das manchas) de diferentes formas”, destaca o dermatologista Dr. Gustavo. Dessa forma, o ativo é capaz de reduzir a melanogênese, isto é, a síntese de melanina para clarear manchas e tornar a pele mais radiante.

Tecnologias de permeação dos cosméticos. Formulações modernas abusam da bio e nanotecnologia, ou seja, vetorização dos ingredientes, o que permite fazer com que princípios ativos anti-idade atinjam realmente o local desejado. “Existem também a tecnologia Drone Delivery (Pro Lipo Neo), que promove uma entrega do ingrediente ativo exatamente onde ele deve agir sem perder eficácia. Isso também é um bom sinal para potencializar a ação rejuvenescedora”, diz a farmacêutica Maria Eugenia Ayres. No mercado, a tecnologia encapsulada foi usada no creme antirrugas Be Young, da Be Belle, que modula a tensão muscular e aumenta a produção das fibras colágeno e elastina. O produto traz ativos bionanotecnológicos, o que aumenta sua segurança, eficácia e capacidade de penetração na pele.

FONTES:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DRA. PATRÍCIA MAFRA: Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD). https://patriciamafra.com.br/

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorando em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*DR GUSTAVO SACZK: Dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Formado pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Gustavo Saczk atua em sua clínica localizada em Curitiba e também ministra cursos Hand On para médicos.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

*MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gestora Técnica da Biotec. CRF 33.424

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: