quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Doc Cultura.

 

EFERVESCÊNCIA CULTURAL DE PORTO ALEGRE NOS ANOS 1980 É ABORDADA EM DOCUMENTÁRIO EXIBIDO PELO PRIME BOX BRAZIL



  • “Filme sobre um Bom Fim” retrata a transformação cultural da capital gaúcha, cujo epicentro foi no bairro Bom Fim.
  • Documentário vai ao ar no dia 15 de agosto no canal de televisão por assinatura Prime Box Brazil e pode ser assistido também pela plataforma de streaming Box Brazil Play
     


 


 



Agosto de 2021 – A efervescência cultural de Porto Alegre nos anos 1980, época de florescimento do rock gaúcho, do cinema urbano e de experimentações estéticas na televisão e no teatro de rua porto-alegrenses é rememorada no documentário “Filme sobre um Bom Fim”. O conteúdo estreia dia 15 de agosto no canal de televisão por assinatura Prime Box Brazil, e pode ser acompanhado também pela plataforma de streaming Box Brazil Play.


 

Através do resgate de imagens da época e de depoimentos de artistas e frequentadores que participaram da transformação cultural no bairro Bom Fim, o filme traça uma genealogia da vida boêmia e intelectual da cidade. A obra demonstra que o cenário cultural dos anos 1980 começou a ser gestado décadas antes, quando discussões acadêmicas, revolução sexual e ideais libertários formavam o pano de fundo da contestação local à Ditadura Militar.

 

Além das transformações nas subjetividades das personagens, o documentário demonstra os efeitos das mudanças à materialidade do bairro. O processo de especulação imobiliária gerou um processo de gentrificação, que removeu importantes espaços culturais e alterou não apenas o público frequentador, mas também a vocação contracultural da área.

 

 

 

SERVIÇO

Documentário “Filme sobre um Bom Fim”

Onde: Canal Prime Box Brazil e plataforma de streaming Box Brazil Play

Estreia: 15 de agosto, 19 horas

Reprises: 19/08 às 06h45; 21/08 às 19h; 24/08 às 06h45; 27/08 às 06h45; 29/08 às 03h.

Duração: 88 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

 

 

 

SOBRE O PRIME BOX BRAZIL

 

Prime Box Brazil é um canal da TV por assinatura dedicado aos vários gêneros do audiovisual. Exibe conteúdos ficcionais, documentários e animações, com destaque para séries, longas e curtas-metragens assinados por novos e consagrados diretores. Integra o portfólio da Box Brazil, maior programadora independente de canais brasileiros na TV por assinatura. O Prime Box Brazil está disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157) e Oi TV (85), além de operadoras regionais.

Nenhum comentário: