segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretor e produtor de dois filmes palestinos são os convidados de debate no dia 27 de agosto.



Evento acontecerá no canal do ICArabe no YouTube, abordando os filmes “A 200 Metros” e “Chave de Fenda”. Em plataformas digitais da Mostra e do Sesc, evento apresenta gratuitamente sete novos títulos, que refletem sobre temas como o futuro político e as sociedades em transformação num mundo pós-pandemia.  A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além das exibições, serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais para interação com o público.


No dia 27 de agosto, às 18h, a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa terá sua primeira mesa redonda. O encontro online (no canal do ICArabe no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=RxjQDWkGf74 ) será sobre os filmes “A 200 Metros” e “Chave de Fenda”, com o diretor palestino Ameen Nayfeh (A 200 Metros), o produtor do filme “Chave de Fenda”, Shrihari Sathe (India). A historiadora Maria Aparecida Aquino, professora-titular da USP e a terceira convidada da discussão que terá moderação do jornalista Diogo Bercito, autor do blog Orientalíssimo.

A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, de 20 de agosto a 16 de setembro de 2021.

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2021  (de 20 de agosto a 2 de setembro), com inscrições gratuitas, e na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/cinemaemcasa  (de 20 de agosto a 16 de setembro), o evento traz sete filmes inéditos no Brasil (veja programação completa neste link https://icarabe.org/node/4076 ), reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo. A curadoria da Mostra é de Arthur Jafet.

os filmes ficam disponíveis na plataforma da Mostra (mundoarabe2021) a partir do dia 20 – um por semana – e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários da semana em que estiverem em cartaz nas plataformas, conforme programação abaixo.

Na plataforma Sesc Digital, os filmes também estreiam às sextas – um por semana –, com início no dia 20/8, e ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa. Não há necessidade de cadastro.

Também serão promovidos encontros online com diretores convidados, que serão exibidos no canal do ICArabe no YouTube.

 

PROGRAMAÇÃO

 

No Sesc:

20 a 26 de agosto: “A 200 Metros (o longa, que estreia no dia 17 de setembro no Brasil, terá a sua pré-estreia na Mostra. O filme ficará disponível entre os dias 20 e 26 de agosto e terá uma limitação de visualizações).

 

27 de agosto a 2 de setembro: Bagdá Vive em Mim” . Filme terá sua pré-estreia na Mostra.

3 a 9 de setembro: Caos

10 a 16 de setembro: Os Espantalhos

 

Na plataforma da Mostra:

 

20 a 26 de agosto: Chave de Fenda

 

27 de agosto a 2 de setembro: (2 filmes) “Nós Somos de Lá” (longa-metragem) e In Memoriam” (curta-metragem)

 

Mesas redondas online:

27 de agosto, às 18h – Mesa redonda sobre os filmes “A 200 Metros” e “Chave de Fenda”, com o diretor Ameen Nayfeh (A 200 Metros), o produtor do filme “Chave de Fenda”, Shrihari Sathe, a historiadora Maria Aparecida Aquino, professora-titular da USP, com moderação do jornalista Diogo Bercito.

 

1º de setembro, às 17h – Mesa redonda sobre o filme “Nós Somos de Lá” e o curta “In Memoriam”, com os diretores Wissam Tanios e Otávio Cury, o historiador Murilo Meihy (UFRJ), com moderação de Soraya Smaili, farmacologista da EPM Unifesp e reitora no período 2013-2021, idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

 

3 de setembro, às 19h – Mesa redonda sobre o filme “Bagdá Vive em Mim”, com o diretor Samir Jamaleddine e Muna Omran, culturalista e escritora dramaturga, com moderação do jornalista José Arbex

 

Serviço:

Mesa redonda sobre os filmes “A 200 Metros” e “Chave de Fenda”

Dia 27 de agosto, às 17h

 

No canal do ICArabe no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=RxjQDWkGf74

 

16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Onde: online

Quanto: acesso gratuito

 

20 de agosto a 2 de setembro

Plataforma da Mostra: mundoarabe2021.icarabe.org

 

20 de agosto a 16 de setembro

Plataforma Sesc Digital:  sescsp.org.br/cinemaemcasa

 

Mais informações: www.icarabe.org

 

Realização: Instituto da Cultura Árabe

CorrealizaçãoSesc São Paulo

Patrocínio: Casa Árabe

Apoio: Arteplex, Unifesp|Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade|Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CineFértil

Instituto do Sono, Synapse Distribution e Confederação Suíça

Nenhum comentário: