sábado, 3 de julho de 2021

TV Cultura.

 Na TV: Café Filosófico CPFL estreia série “Transtornada mente” com Neury Botega

 

Café na TV vai tratar do aumento dos transtornos mentais em nova série nas noites de domingo da TV Cultura

 

Neury Botega | Foto Gustavo Borges .

 

O Café Filosófico CPFL estreia neste domingo (04) a série “Transtornada mente: uma visão da psiquiatria”, com curadoria do médico psiquiatra Neury Botega. A temporada vai abordar a saúde mental como uma constante preocupação nos dias atuais. A série percorre as estatísticas de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. O programa vai ao ar às 19 horas, com transmissão pela TV Cultura e suas afiliadas.


 

O médico contextualiza que “se há relatos milenares de casos de depressão, insônia e ansiedade, a vida em um mundo virtual parece ter aumentado a desadaptação na vida real, gerando timidez, agorafobia, bem como intolerância e agressividade”. 

 

Composta por sete programas, “Transtornada mente” explica como interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais e como o fenômeno se associa com as mudanças vividas pela sociedade atualmente. Também participam da série os psiquiatras Marco Bessa, Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem.

 

O episódio de estreia, com o próprio Neury Botega, trata sobre a “Depressão”. Botega contextualiza que o contato com o mundo real exige uma certa dose de tristeza e que isso é algo normal, entretanto, em casos de depressão, a tristeza configura uma ameaça. “Algumas pessoas chegam ao consultório de um psiquiatra ou um psicanalista com queixas de uma tristeza que vem acompanhada de outros sintomas: é mais duradoura, sem uma causa aparente, traz sensação de desesperança e que pode se refletir até em sintomas corporais graves”, explica.

 

Confira as datas das exibições:

 

04/07 - Depressão, com Neury Botega, psiquiatra

11/07 - Depressão em debate, com Neury Botega

18/07 - Dependência, com Marco Bessa, psiquiatra

25/07 - Dependência em debate, com Marco Bessa

01/08 - Insônia, com Mário Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista

08/08 - Ansiedade, com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra

15/08 - Insônia e Ansiedade em debate, com Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem

 

--

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Nenhum comentário: