sexta-feira, 25 de junho de 2021

Política .

 Após queda do ministro Ricardo Salles, especialistas comentam futuro das políticas ambientais no Brasil


 


Com a demissão do ministro Ricardo Salles, exonerado do cargo na última quarta-feira, 23, toda a expectativa se volta para a gestão do novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, ex-secretário da Amazônia e Serviços Ambientais. O novo titular da pasta assume em meio a uma escalada do desmatamento, especialmente na Amazônia Legal; redução da aplicação de multas ambientais; mudanças no licenciamento ambiental; embates sobre a proteção a territórios indígenas; entre outras pautas polêmicas.


De acordo com boletim divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na região em maio chegou a 1.125 quilômetros quadrados, o que corresponde a quase o tamanho do município do Rio de Janeiro (1.255,3 km²). Na comparação com maio do ano passado, a área desmatada aumentou 70%. Foi o terceiro mês consecutivo de recordes no desmatamento na região.

Para avaliar as perspectivas a partir da troca no Ministério do Meio Ambiente, a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) coloca à disposição para entrevistas os especialistas:
 

  • MARIA TEREZA JORGE PÁDUA, membro da RECN e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (UICN), membro do Conselho da Associação O Eco, ex-presidente do IBAMA.
  • BRAULIO DIAS, membro da RECN, Professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Nenhum comentário: