terça-feira, 8 de junho de 2021

Jornalismo.

 

MILLENA MACHADO, EX-GLOBO, ESTREIA NA RÁDIO
ENTREVISTANDO CEOS

Em novo podcast, a jornalista e apresentadora revela o lado pessoal de grandes líderes brasileiros

 

 

 

Millena Machado é uma jornalista e apresentadora que gosta de desafios  e os realiza muito bem. Quem não se recorda de sua atuação durante as eleições dos Estados Unidos, cobrindo a primeira posse de Barack Obamana BandNewsTV. Foi a primeira vez que a imprensa brasileira transmitiu esse tipo de evento estrangeiro, de lá pra cá essa cobertura se tornou trivial entre os bons telejornais. E os oito anos à frente do AutoEsporte (TV Globo), programa sobre o universo automotivo com público majoritariamente masculino? Sim, ela foi a responsável pela segunda maior audiência das manhãs da TV aberta brasileira, elevando o percentual de mulheres espectadoras de 33% para 47% (fonte: Ibope/Kantar).

Agora chegou o momento de conquistar o público das rádios. A convite da Antena 1, Millena estreia neste mês de junho o podcast Lado Pessoal. A apresentadora irá entrevistar grandes executivos brasileiros, para entender o que eles pensam, como tomam suas decisões, de que jeito estruturam suas rotinas e assim descobrir como eles chegaram ao sucesso. O objetivo é inspirar os ouvintes a também buscar equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, valorizando a saúde, a família e a individualidade de cada um.

“Minha história no telejornalism

o [BandNewsTV] e no entretenimento [AutoEsporte] fez com que me aproximasse de grandes executivos mas sempre abordando o mundo corporativo, falando de negócios, estratégia e tendências. Eu tinha o apoio do vídeo pra fazer isso! Agora o desafio será eu usar apenas a minha voz e humanizar os CEOs que são idolatrados, considerados ‘máquinas de fazer dinheiro’, mostrando que eles têm medos, receios, fraquezas e momentos de alegria e lazer, agem inclusive conforme a intuição não apenas aplicando conhecimento teórico, como todos nós”, comenta Millena.

Fundada em 1975, a Antena 1 foi a primeira rede de emissoras FM do Brasil a operar de forma automática via satélite, com a mesma programação, por 24 horas. Hoje, a empresa soma 25 emissoras espalhadas pelas principais capitais brasileiras e oferece música de qualidade a milhões de ouvintes em cerca de 700 municípios. Com uma audiência adulta e qualificada, formada por 363 mil ouvintes, além de 190 mil inscritos nos podcasts exclusivos, a rádio é reconhecida pela programação formada por clássicos e sucessos da música internacional, incluindo versões exclusivas e remixadas. Além da programação musical, a rádio conta com outros três programas dedicados às principais manchetes e fatos do dia.

Primeiro, gostaria de agradecer à Millena por essa parceria de sucesso! Estamos sempre prospectando novos projetos para a rádio, em busca de novidades e interação com os nossos ouvintes. Acredito que 'Lado Pessoal' vem ao mercado com uma leveza ao mesmo tempo que irá falar de temas importantes. Hoje em dia, muitas pessoas têm a curiosidade de conhecer detalhes da carreira de um CEO, de ouvir dicas para um negócio de sucesso… Não tenho dúvidas de que esse projeto já é um sucesso por aqui!", diz Ana Motta, gerente de produção da rádio.

Entre os executivos já confirmados estão: Pablo Di Si (Presidente e CEO da Volkswagen América Latina), Hugo Rodrigues (Chairman e CEO W/McCann), Aksel Krieger (CEO e Presidente BMW Group Brasil), Paulo Sâmia (CEO UOL), Nadir Moreno (country managing director UPS Brasil), Diego Borghi (CEO Ducati Brasil), Paulo Moraes (CEO Espaço Laser), Andrea Mansano (Presidente EF Educação America Latina) e Daniel Neves (diretor geral da Wavin Brasil). Cada um com seu jeito e trajetória soma muito para o podcast. Daniel, por exemplo, relembra quando estava ouvindo Antena 1 e recebeu a proposta para morar na Europa.

“Tocava a música Senza Fare Sul Serio da Malika Ayane e, por coincidência, eu tinha recebido convite pra ir trabalhar na Itália. Encarei isso como um sinal a favor, conversei com a família e embarquei para o outro lado do mundo!”, revelou Daniel.

Toda terça-feira, um episódio inédito poderá ser acessado pelo site da rádio ou pelas plataformas de streaming, às 10h. Durante a programação no dial da Rádio, trechos da entrevista da semana serão inseridos.

“Estou tão radiante com esse projeto... Todo dia de estúdio eu acordo feliz e chego animada na Rádio. É uma delícia entrevistar profissionais com tanta história de vida para compartilhar. Eles raramente têm a oportunidade de falar de si na mídia, pelo contrário, costumam ser lembrados na hora de prestar contas e de comentar resultados. No Lado Pessoal, eles se soltam e nem veem o tempo passar! Espero que o programa engaje o público da mesma maneira que tem feito sucesso entre os entrevistados”, suspira Millena Machado.

 

Existe receita de sucesso para carreira executiva!

 

Aprenda a jogar com os ingredientes.

“A vida executiva ensina a planejar a vida pessoal”, diz o conselheiro da Jamef e da Cia Müller de bebidas, Eduardo Martins Aron. Ele explica que reconheceu a hora de se casar, de ter filhos, de mudar de país porque desenvolveu habilidades de avaliação de cenários.

“No meu time todo mundo tem que participar. Deixo o pessoal livre, pode dar quantas tacadas quiser. Colocar a bola no buraco só depende do esforço individual de cada um”, explica o CEO do UOL, Paulo Samia, sobre seu estilo de liderar fazendo referência ao golfe.

Não existe arrependimento para o CEO e presidente BMW Group Brasil, Aksel Krieger, ele consegue “enxergar o lado positivo de tudo e extrair aprendizados até nos momentos de derrota”. Nas horas vagas Aksel foca nos desafios: prática ciclismo de montanha.

country managing director da UPS Brasil, Nadir Moreno, nunca imaginou presidir uma empresa. O seu “maior sonho profissional era ser gerente porque nos anos 90 só via líderes homens e não conhecia nenhuma mulher executiva para saber que era possível”.

CEO da Ducati Brasil, Diego Borghi, conta “o quão solitário é o trabalho de dirigir uma empresa”. Ao criar uma agenda de diálogo com colaboradores, dedicando 30 min a cada um para assuntos gerais, diminuiu sua solidão e identificou oportunidades de melhoria da empresa, resultando no aumento disparado da produtividade.

Essas são algumas das lições práticas que os CEOs entrevistados estão compartilhando no novo podcast “Lado Pessoal”. Para o programa de estreia, Pablo Di Si – Presidente e CEO da Volkswagen América Latina que, muito à vontade, falou de assuntos nunca tratados publicamente antes, como a sua fé que mudou após a morte de um amigo e a expectativa da sua próxima fase de vida a bordo de um veleiro pelo mundo.

“O desafio será humanizar os CEOs que são idolatrados, considerados ‘máquinas de fazer dinheiro’, mostrando que eles têm medos, receios, fraquezas e momentos de alegria e lazer, agem inclusive conforme a intuição não apenas aplicando conhecimento teórico, como todos nós”, comenta Millena Machado, jornalista e apresentadora. 

E depois de ouvir muitas histórias (a primeira temporada já está totalmente gravada), a apresentadora arrisca resumir os insights que já recebeu escrevendo uma receita:

A receita do Sucesso Executivo

Tenha em mãos: disciplina, espírito de equipe e formação educacional diferenciada. Use um suporte familiar para acomodar tudo e tempere estes ingredientes com pitadas de intuição, acrescente uma boa dose de coragem e lembre-se de abrir espaço para a criatividade. A mistura estará heterogênea, mas vai dar liga se você descansar a mente e manter ativa a sua rede de contatos. Observe que a massa não cresce de uma vez nem uniformemente, mantenha a calma, exercite sua fé, isso faz parte do processo. Esteja com o físico pleno, pode ser necessário usar a força pra sovar. Então experimente, você saberá concluir como balancear. O que estiver faltando, vá buscar! Tudo pronto, agora jogue com essa combinação usando de ética e de esportividade, mas lembre-se de que nem todos os jogadores do seu time terão o seu mesmo preparo e eles esperam liderança e inspiração de você. Às vezes a partida será de um esporte que você não tem afinidade alguma, num campo que você nunca esteve, tudo bem, não se iniba, nem desista. Ter clara ideia do resultado final e permanecer focado favorecerão a sua experiência.

 

Serviço:

Podcast Lado Pessoal c/ Millena Machado 

Nas plataformas streaming e no site antena1.com

 

 

Nenhum comentário: