domingo, 27 de junho de 2021

 

BATE-PAPO ONLINE COM HOMENAGEADA

ALICE ROHRWACHER ENCERRA

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO 2021

 

Alice Rorhwacher / divulgação

Neste domingo (27), às 19h, último dia do festival, a diretora Alice Rohrwacher participa do encerramento do Festival com bate-papo online, para falar de sua trajetória e filmografia com o diretor do FCI, Stefano Savio

 

**Festival termina no 27 de junho, mas o Foco Alice Rohrwacher segue disponível até às 9h de segunda-feira (28), pela plataforma Looke

 

** Alice Rohrwacher é uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade, e exibe no festival importantes filmes de sua trajetória, como As Maravilhas, que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em 2014 e a consagrou internacionalmente.

 

**A conversa será veiculada no canal do Youtube do 8 ½ Festa do Cinema Italiano (www.youtube.com/festadocinemaitaliano


 

** Promovido pelos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, assim como o apoio do Istituto Luce Cinecittà, e apoio cultural da Bonfilm. 

 

** Desde 2020, a Generali Seguros é a patrocinadora principal do festival, permitindo novamente a realização do 8 ½ Festa do Cinema Italiano no atual contexto e completamente online e gratuito



PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.festadocinemaitaliano.com.br 

Assista a vinheta do FCI 2021: https://youtu.be/LzGPltGh29o

Acesse aqui todos os trailers: http://bit.ly/TRAILERS-FCI2021


Alice Rohrwacher fecha a programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2021

No próximo domingo (27), às 19 horas, a diretora homenageada desta edição Alice Rohrwacher, uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade, participa de bate-papo online com o diretor do Festival, Stefano Savio, para falar de sua trajetória e filmografia. A conversa será transmitida no Youtube do festival: www.youtube.com/festadocinemaitaliano  . 

 

Este ano o Festa apresenta o Foco Alice Rohrwacher, com a exibição de quatro obras essenciais para conhecer o trabalho da diretora, que seguem disponíveis até às 9h de segunda-feira (28). Na seleção, há desde o primeiro filme realizado por ela em 2011, Corpo Celeste, que aborda o contato de uma menina de 13 anos com os dogmas da Igreja Católica Romana, até o premiado As Maravilhas, protagonizado pela sua irmã Alba Rohrwacher e com Monica Bellucci no elenco. A lista ainda inclui dois curtas: Una Canzone, produzido com imagens do acervo do Instituto Luce, e Omelia Contadina, realizado em parceria com o artista francês JR e exibido no Festival de Veneza 2020.


Alice faz um cinema repleto de nuances, em que os personagens não são maniqueístas, mas contém humanidade, qualidades, defeitos e contradições. "Não há mensagens. Na verdade, as mensagens são livres. As pessoas podem encontrá-las ( em seus filmes) se quiserem", afirma a diretora, que é filha de uma família de apicultores, como a família de As Maravilhas, e sempre traz um olhar atento entre os contrastes e as relações entre a ética e o modo de vida no campo e na cidade grande. 


Além de atualmente rodar um novo longa-metragem, teve seu mais recente projeto selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2021, que ocorre em julho. Dirigido em parceria com Pietro Marcello e Francesco Munzi, Futura viaja pela Itália ouvindo os jovens do país sobre suas esperanças, sonhos e expectativas para o futuro. 

 

Alice Rohrwacher é formada em Literatura e Filosofia pela Universidade de Turim, ela é diretora de obras como Feliz Como Lázaro (Lazzaro Felice), vencedor do Melhor Roteiro do Festival de Cannes 2018, e tem uma obra que retrata a alma humana em histórias nada convencionais. 

 

Seu longa de estreia, Corpo Celeste (2011), marcou também sua estreia nos sets, pois ela e a irmã, a atriz Alba Rohrwacher, cresceram no campo e sem acesso ao mundo do cinema. A produção estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e recebeu o  conceituado prêmio Nastro D’Argento. 

 

Em 2014, voltou a Cannes com As Maravilhas, dessa vez na competição oficial. O longa conta a história de Gelsomina (a atriz Maria Alexandra Lungu que, na trama, tem o mesmo nome da heroína de A Estrada, de Federico Fellini), uma jovem que também vive no campo trabalhando com sua família de apicultores, mas sonha em ser famosa. A produção conta com Monica Bellucci e Alba Rohrwacher no elenco e levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, o que garantiu o passaporte de Alice para o hall dos diretores mais respeitados do circuito internacional. 


"O filme conta sobretudo a história de um amor entre um pai e uma filha. E a filha primogênita. Ele tem certeza que ela vai seguir o caminho dele e ser uma apicultura, como ele, e viverá no campo feliz para sempre. Mas ela é um indivíduo, tem o seu rigor mas também sua curiosidade", comentou Alice sobre o filme. 


 "Não é um filme autobiográfico. Claro que, sendo filha de apicultores, é um universo que eu conheço muito bem. Mas  este não é o motivo pelo qual o fizemos. É um filme sobre a transformação de uma região ainda selvagem, tradicional, em um parque temático. O que fazemos com nosso passado? Hoje em dia  está na moda pegar este passado e vendê-lo. Oferecer pacotes turísticos para reviver a vida de antigamente. Mas é possível fazer isso sem nos relacionarmos com o presente? No momento em que separamos este passado e o congelamos não o matamos?”, questionou a diretora em entrevista ao canal VPRO Cinema.  

 

Em 2020 levou à Mostra di Cinema de Venezia (o Festival de Veneza) o curta Omelia Contadinarealizado em parceria com o artista francês JR. Uma proposta experimental de protesto visual ao realizar o velório simbólico da agricultura camponesa. 

 

Nesta retrospectiva, o público entra em contato com a maior parte da produção de Alice Rohrwacher, entre filmes inéditos, curtas e documentários. A agenda e a programação completa do FCI 2021 está disponível no site oficial do Festa: www.festadocinemaitaliano.com.br.


Circuito – Mais um ano em formato online, gratuito e para todo o Brasil


Em 2021, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encarou mais uma vez o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação, trazendo uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, disponíveis para todo território nacional.

 

O Festival termina no domingo (27), mas os filmes Os predadores, de Pietro Castellitto e  Fábulas Sombrias, de Damiano D'Innocenzo, Fabio D'Innocenzo, que entram em cartaz no domingo (27), às 18h, permanecem online por 24h, portanto até as 18h da segunda-feira (28).  


Os filmes podem ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. 


Entre os destaques que ainda podem ser vistos, estão A Vida Solitária de Antonio Ligabuede Giorgio Diritti, que deu ao ator Elio Germano o Urso de Ouro de Melhor Ator no Festival de Berlim 2020, Fábulas Sombrias, dos irmãos Damiano D'Innocenzo e Fabio D'Innocenzo, que também foi premiado em Berlim com o Urso de Prata de Melhor Roteiro, além de Volare, de Gabriele Salvatores, o mais novo filme do cineasta, exibido no Festival de Veneza 2020.




Nenhum comentário: