quarta-feira, 5 de maio de 2021

Saúde a Toda Prova.

 

Dia mundial de higienização das mãos: uma nova rotina dentro das salas de aula

Com o retorno das aulas presenciais ainda no período de pandemia, professores reforçam a rotina de higienização nas escolas e relembram a importância de proteger-se do vírus

O dia mundial de higienização das mãos, até pouco tempo atrás, não tinha tanto significado para a grande maioria das pessoas como passou a ter no último ano. Mesmo sabendo que esse hábito é muito importante para impedir a propagação de doenças, a pandemia da Covid-19 fez com que todos aprendessem, na prática, a lavar e higienizar as mãos com mais frequência.


Além de evitar a transmissão de infecções virais como gripes, resfriados e até mesmo bacterianas, a higienização das mãos dificulta a propagação de infecções respiratórias transmitidas pelo ar, espirro e tosse, como é o caso do coronavírus. Por isso, lavar e higienizar as mãos frequentemente é fundamental para prevenir o contágio.

E como explicar a importância disso para as crianças? Esse é um dos desafios que as escolas passaram a ter após o retorno das aulas presenciais. De acordo com a professora Ane Karoline, que dá aula para o maternal II no Colégio Acesso em São José dos Pinhais, a escola sempre teve uma rotina de higienização, mas com a pandemia eles precisaram intensificar e abordar de forma mais rígida a prática, a fim de evitar a disseminação do vírus. 

“Temos uma rotina de higienização nas salas de aula, onde são desinfetados todos os ambientes, superfícies e, constantemente, lembramos os alunos e os ajudamos com a limpeza das mãos. Sempre que passeamos com as crianças na área externa e antes de pegarmos os materiais, lavamos as mãos e passamos álcool 70%. O antisséptico em gel fica à vontade dentro da sala para os alunos”, fala.

Para explicar a importância da limpeza das mãos, principalmente neste momento de pandemia, a professora diz que precisou despertar o lúdico nos alunos. “Falamos para as crianças que o vírus é algo invisível e que podemos evitar pegá-lo se mantivermos a higiene correta das mãos com água, sabão e álcool em gel”, conta Ane Karoline.

A professora ainda afirma que todos eles seguem certinho as rotinas e compreendem a importância de sempre manter as mãos limpinhas. Os especialistas ainda alertam que é preciso evitar tocar olhos, nariz e boca antes de lavar bem as mãos, principalmente, entre os dedos e até o punho, além de limpar os objetos e as superfícies tocadas com frequência como celular, chaves e carteira.

 

SOBRE O GRUPO ACESSO

Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

Nenhum comentário: