quinta-feira, 25 de março de 2021

+Musica

 

Na websérie "Pelas Quadras do Samba", do canal Papo de Música, Martinho da Vila traz o gênero musical como prisma político e cultural

Um dos principais representantes da música popular brasileira, Martinho da Vila marca presença no sétimo episódio da websérie “Pelas Quadras do Samba”. Reunindo assuntos que estão bem presentes no dia a dia nacional, como coerência política, incentivo à educação e otimismo, o irreverente compositor da Vila Isabel conta como reflete tudo isso em samba. Guiado pela jornalista Fabiane Pereira, o convidado da série documental do canal Papo de Música faz uma viagem pelos mais de de cinquenta anos de carreira, marcados por sambas como “Menina Moça” (1987), “Devagar, devagarinho” (1995), “Canta Canta, Minha Gente” (1974), entre outros cuja relevância atravessa gerações. O papo com o sambista fluminense vai ao ar no dia 23 de março e ainda conta com as participações de Dona Ivanizia e Thales Nunes, no quadro fixo “A História do Samba”, que traz lembranças afetivas resgatadas pelas canções preferidas dos dois convidados (assista aqui).


Foi em setembro de 1967, em São Paulo, no terceiro Festival de Música Popular Brasileira, que Martinho deu os primeiros passos de sua carreira, popularizando o Partido-Alto. Ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Erasmo Carlos, Martinho integrou a seletiva lista dos únicos dez nomes que, entre os quarenta inscritos, teriam suas músicas defendidas pelo próprio autor. “O festival era muito forte e importante, todos os artistas gostariam de participar. A direção falou: os compositores mandam as músicas e os cantores interpretam. O [cantor] Jamelão foi escolhido para defender a minha composição, ‘Menina Moça’. Ele era uma grande estrela da época e viajou chegando muito próximo [do horário] da apresentação. Como ele não sabia [a música], tiveram a ideia de eu ir com ele e aí a gente cantou juntos. Aí, virei artista e o contador dançou”, brinca o cantor que, na época, trabalhava com contabilidade. Apesar de sua música ter sido eliminada na terceira chamada, Martinho acabou ganhando muito mais, um legado no samba.

Hoje, mesmo enfrentando os impactos da pandemia, o cantor mantém a positividade como única saída. “Nós estamos num momento em que os negacionistas, os raivosos, os pessimistas estão crescendo muito, mas a gente tem que resistir, porque cada ação gera uma reação. Uma ação boa gera uma reação boa, então nós temos que ser otimistas. Os otimistas foram os que mudaram o mundo”, afirma o artista vascaíno – que mesmo com o time na zona de rebaixamento, também segue esperançoso nessa área.

A música é, justamente, por onde Martinho constrói essa esperança e leva suas mensagens políticas e de afeto. “As escolas de samba, com suas músicas e seus temas, [também] ajudam muito a educar o povo brasileiro. Numa época em que desfilavam com temas da história do Brasil ensinadas no ensino primário, como a abolição, a independência, etc., acabavam por ajudar as crianças nas escolas. O terceiro samba-enredo que eu fiz, lá atrás, em 1980, foi sobre Machado de Assis e eu não sabia nada dele na época, então botamos ele como enredo e foi uma aula”, conta.  

Autor de mais de dez sambas-enredo da Vila Isabel e dois discos dedicados à escola, o compositor dá a letra da forma como cria as composições: “É uma música para se fazer pensando e não é para ser cantada individualmente, mas, sim, coletivamente. Depois, tem que se pensar que é uma música para cantar em movimento, então ela precisa movimentar as pessoas”, comenta o artista que, ao lado de Arlindo Cruz, Tunico da Vila, Leonel e André Diniz, assina a composição de “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um”, o último samba-enredo campeão da escola, no Carnaval de 2013. “O samba-enredo precisa ter alegria, porque é Carnaval, mas seguido de uma dose intensa de emoção”, complementa.

Essa dose de emoção que Martinho destaca inclui atravessar temas políticos. “A maioria das minhas músicas, dos meus sambas e das coisas que falo estão envolvidas com o fator político. Se eu contar simplesmente uma história, já entra política no meio. Os sambistas, mesmo os mais românticos, trazem ali embutido uma mensagem. É difícil ter um samba alienado”, declara. Apesar disso, o compositor ressalta a naturalidade com que as mensagens políticas entram em seus versos e acredita que “o compositor não pode pensar em fazer um ‘samba político'. Ele tem que se preocupar em fazer uma música, uma composição boa que tenha as coisas principais: riqueza melódica e poética, e, a partir desse parâmetro, ele pode falar que tal música pode ser de tema político”, finaliza. 

Além de Martinho da Vila, também já passaram pela websérie os artistas Altay Veloso, Manu da Cuíca, Dudu Nobre, Fred Camacho, Pretinho da Serrinha e Magal Clareou. E os próximos convidados já estão confirmados, são eles Daniel Gonzaga, Andrezinho e Mauro Diniz. O "Pelas Quadras do Samba" ainda se desdobrará em episódios de podcast, no Spotify, e em um e-book, que estará disponível a partir de abril.

 

Assista ao episódio do “Pelas Quadras do Samba” com Martinho da Vila aqui

Acompanhe os últimos episódios da websérie aqui

 

Programação Completa:

02/03 – Altay Veloso (Viradouro)
05/03 – Manu da Cuíca (Mangueira)
09/03 – Dudu Nobre (Unidos da Tijuca)
12/03 – Fred Camacho (Salgueiro)
16/03 – Pretinho da Serrinha (Império Serrano)
19/03 – Magal (Beija Flor)
23/03 – Martinho da Vila (Vila Isabel)
26/03 – Daniel Gonzaga (Estácio)
29/03 – Andrezinho (Mocidade)
31/03 – Mauro Diniz (Portela e Monarco)

Nenhum comentário: