quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

 

Carnaval no Curta!On: três documentários musicais para animar a folia em casa.

Um abraço, Equipe Febre

 


Gilberto Gil no show “Kaya N’Gan Daya

NOVO CLUBE DE DOCUMENTÁRIOS DO NOW, NA NET/CLARO, APRESENTA FILMES SOBRE GILBERTO GIL, CLARA NUNES E ALCEU VALENÇA

Sem dúvida, “este ano não vai ser igual àquele que passou”. A indicação das autoridades sanitárias é não brincar carnaval nas ruas, mas nada nos impede de aproveitar os dias dedicados à folia com boa música em casa.

Por isso, o Curta!On — novo clube de documentários do NOW, da NET/Claro — indica três filmes de seu acervo, composto por mais de 450 títulos, que trazem música animada e um pouco da história de vida de três artistas que agitam multidões: Gilberto Gil, Alceu Valença e Clara Nunes.

Confira os documentários no Curta!On:

Kaya N’Gan Daya – Show ao vivo do disco “Kaya N’Gan Daya”, do cantor e compositor Gilberto Gil, filmado na cidade de São Paulo, em dezembro de 2001. O álbum foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial registrou o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae.


Alceu – Na Embolada do Tempo – O filme, dirigido por Paola Vieira (de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”), viaja pelos 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença: da infância na cidade de São Bento do Una, no agreste pernambucano, passando pelo início da carreira como músico profissional e pelas influências da cultura popular, até culminar  em seu estrelato, com shows em diversas partes do mundo e aparições na televisao

Clara Estrela – Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pela pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela”, de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, resgata a carreira da artista, com narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.


 

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do NOW da Claro, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Nenhum comentário: