sábado, 11 de janeiro de 2020

Literatura Atual.

Duração do áudio 2'15''


TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


A morte em seu derradeiro momento final, com todas as reflexões e pensamentos passíveis a uma mente ainda saudável que se recusa a acreditar que o fim chegou. As lembranças de toda uma vida passam velozmente enquanto cada escolha é medida e avaliada pelo moribundo Ivan Ilitch, que se encontra confinado em seu divã, sem forças para levantar as próprias pernas ou mesmo para emitir poucas palavras a sua família. Esse é o enredo de “A Morte de Ivan Ilitch”, do escritor russo Liev Tolstói -  um dos maiores gênios da literatura de todos tempos. 

Publicado em 1886, essa curta novela demonstra todo o poder das palavras de Tolstói, um escritor de família rica que abdicou da vida com a nobreza russa para se dedicar às famílias pobres de camponeses. Suas obras expressam toda inquietude sobre os mistérios da alma humana e aquilo que vem a nos tornar pessoas boas. Esses são reflexos de suas recorrentes crises existenciais e dos questionamentos a respeito da fé que move as pessoas humildes. Seus textos influenciaram grandes nomes da literatura por todo o mundo e ainda hoje são um marco na história da literatura.

A morte de Ivan Ilitch é uma de suas últimas obras e desde a primeira página do livro sabemos qual o destino do personagem principal. Dali em diante acompanhamos as recordações dos principais momentos na vida de Ivan ou, pelo menos, aqueles que o personagem julga como as decisões que mais definiram a trajetória de sua vida: a profissão como juiz, o casamento e a vida junto aos filhos. De maneira emocionante, Tolstói consegue tornar o leitor um espectador presente no quarto de Ivan Ilitch, observando a queda e ascensão de uma vida torturada em seus últimos dias. Essa é uma leitura nada menos que obrigatória!



Por Janary Damacena.

 LEITURA: A morte de Ivan Ilitch


 

Destaque

#Elizabeth

MINISSÉRIE DO SMITHSONIAN CHANNEL REVELA
VIDA ÍNTIMA DOS TIOS DA RAINHA ELIZABETH 
A vida de George VI (pai da rainha Elizabeth II) e de seu irmão mais velho, Edward VIII, que renunciou ao trono por amor, já foi retratada em séries e filmes. Outros personagens da família real britânica, no entanto, permanecem quase desconhecidos. Neste domingo (12 de janeiro), às 22h, o Smithsonian Channel estreia a minissérie WINDSORS. Dividida em três episódios, a produção explora a vida íntima de toda uma geração de familiares da rainha Elizabeth, incluindo seus tios menos famosos (Mary, Henry, George e John).
A história tem como pano de fundo o cenário político e social entre os anos 1920 e 1940. Por meio de cartas, diários e fotografias inéditas que pertenciam aos familiares da rainha, a produção revela suas histórias secretas.

#Musica

Vamo pro rolê: Oba Oba Samba House libera o primeiro vídeo do novo DVD 

Cenas de “Vamo pro rolê” foram gravadas em Miami/FL
 
A banda Oba Oba Samba House acaba de lançar oficialmente no seu canal do Youtube o primeiro vídeo do DVD “Na Gringa”, “Vamo Pro Rolê”. Uma canção ‘good vibes’ sem perder a essência e a mistura de ritmo. De composição dos quatro integrantes, a música é uma das grandes apostas do novo projeto.
A faixa traz cenas gravadas em Miami/FL, os fãs podem acompanhar a passagem do Oba Oba Samba House pela cidade americana.

Confira o vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=dEFFlyybzQM

VAMO PRO ROLÊ
Composição: Leco Cavallini / Fernando Diniz / Cleber Tiso / Luciano Tiso.


E Shows

Planeta Atlântida 2020 anuncia programação de shows por dia
 
Confira as datas de apresentação das atrações que farão o público cantar e dançar no litoral gaúcho nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro
 
 
Luan Santana é uma das atrações do primeiro dia de festival
Crédito da foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview
Para baixar fotos em alta resolução acesse http://bit.ly/2DaUipb
 
Os planetários já podem se organizar para curtir a maior festa do verão gaúcho! O Planeta Atlântida 2020 acaba de anunciar a relação das atrações que tocam em cada um dos dias do megaevento. Reunindo artistas de todos os estilos, o maior festival de música do sul do país vai movimentar a Saba, na Praia de Atlântida, em 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
 
Na primeira data, o público poderá curtir o funk de Dennis DJKevin O Chris e Kevinho, a música eletrônica de Don Diablo, o sertanejo de Luan Santana, o pagode de Dilsinho e o pop de IZA, além das músicas de Vitor KleyLagumDi Ferrero3030Gabriel Elias e a apresentação de abertura com o hino rio-grandense interpretado por Neto Fagundes. Já no segundo dia, o festival terá shows de AlokAnittaNatirutsGusttavo LimaDado & Bonfá tocando Legião UrbanaRaimundosMelimFresnoMatuêVitãoPoesia Acústica e Jão.
 
Além das 25 atrações que vão se revezar no Palco Planeta e no Palco Atlântida, mais de 20 rappers e MCs também vão marcar presença no já anunciado Planeta Beat. A novidade estreia no festival com uma sexta-feira dedicada ao rap, com nomes como o trapper mineiro Sidoka, e um sábado de baile funk, com discotecagem do DJ Chernobyl e diversas outras atrações que vão fazer o público a dançar até o chão.
 
Os ingressos para o festival estão à venda no site www.planetaatlantida.com.br

Filósofo aponta que o medo da mudança é um dos principais empecilhos para criar novas oportunidades.


A insatisfação é um dos sentimentos mais comuns desta era. Emprego, relações e estilo de vida são exemplos de áreas onde o sentimento se instala e em muitos casos, pouco se faz para reverter a situação.

O escritor e filósofo Fabiano de Abreu aponta que o cultivo deste sentimento, mesmo havendo formas de revertê-lo, se deve a zona de conforto, que apesar do nome, pode não ter nada de confortável. Há segundo ele uma predisposição a se condicionar a problemas que poderiam facilmente ser resolvidos caso o indivíduo tomasse as rédeas da própria vida e assumisse os riscos de se aventurar em novos espaços.


O grande problema é que optar por abster-se da mudança e se render ao lugar de conforto diminui as chances de novas oportunidades aparecerem, pois coisas boas só acontecem quando há espaço para elas. “Temos apenas uma vida e se não dedicarmos cada minuto de tempo que temos para vivê-la da melhor maneira possível, mais a frente sentiremos falta do que não vivemos ou protelamos em viver. Tem gente que não vive, sobrevive”, analisa.

Crise entre Irã e EUA confirma erro da política
de reajustes dos combustíveis e de
venda de refinarias da Petrobrás, reforça FUP

Entidade alerta desde 2016 sobre o risco aos brasileiros de atrelar o preço de gasolina e diesel ao mercado internacional. Para agravar o cenário e aumentar a instabilidade, Petrobrás reduz refino e coloca plantas à venda
Rio de Janeiro,  2020 – A mais recente crise entre o Irã e os Estados Unidos que abalou o mercado global de petróleo e causou oscilações bruscas nos preços do barril no início deste ano confirmou o equívoco da política de reajustes dos combustíveis estabelecida pela Petrobrás em 2016. Desde então, os preços da gasolina, do óleo diesel e de outros derivados de petróleo que abastecem o Brasil estão atrelados ao mercado internacional e sua volatilidade, mesmo que a produção seja nacional.


Boa ação.

RÁDIO TRANSAMÉRICA LANÇA CAMPANHA NACIONAL COM FOCO EM PROTEÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS
Intitulada “Transamérica Companheiro Animal”, a ação de responsabilidade social tem entre seus objetivos conscientizar a população sobre o problema de abandono de animais no País
Janeiro de 2020 – A Rádio Transamérica começa a veicular em rede nacional uma grande campanha institucional de responsabilidade social focada na proteção de animais abandonados no Brasil. Intitulada “Transamérica Companheiro Animal”, a ação será transmitida em todas as emissoras da rede de rádio no país, principalmente durante a temporada de férias de Verão.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

VIVA abre as estreias do ano com Brega & Chique
 
(Divulgação VIVA)
Sucesso dos anos 80, Brega & Chique estreia no VIVA em fevereiro. A partir do dia 19, às 14h30, o público vai acompanhar as histórias de duas mulheres de mundos completamente diferentes, que se cruzam ao descobrir que eram casadas com o mesmo homem.
Escrita por Cassiano Gabus Mendes e estrelada por Marília Pêra e Glória Menezes, a obra conta com grandes nomes, como Raul Cortez, Jorge Dória, Marco Nanini, Dennis Carvalho, Cássia Kis, Cássio Gabus Mendes, Tarcísio Filho, entre outros. A trama, reapresentada pela primeira vez no VIVA, substitui “Selva de Pedra” na grade.  

Acompanhe as notícias do VIVA pelas redes sociais:

Georgia lança novo álbum eletrizante; ouça Seeking Thrills

Explorando as pistas de dança, a artista britânica surpreende mais uma vez com o seu pop eletrônico

Crédito: Joe Connor
 
 
Georgia Barnes está procurando emoção. A artista britânica lançou hoje Seeking Thrills, seu novo álbum, considerado um reflexo de um ano de exploração musical, enquanto ela nos leva ainda mais além de sua emocionante estreia, para nos contar a história do hedonismo, euforia e o poder transcendental da pista de dança.
 

Literatura Atual

Entre a vida e a morte existem dor, amor e beleza
No livro "Entre Vinhos e Flores", da escritora e roteirista Karla de Oliveira, o leitor vai acompanhar Willian em sua luta pela vida e em busca de um amor da juventude nunca esquecido
Willian lembra-se de Ângela com devoção e saudade. Para ela, escreveu livros, com ela sonhou incontáveis vezes. Agora, confrontado com uma trágica notícia sobre sua própria saúde, decide reencontrá-la. Essa história, leve e profundamente emocionante, está no livro Entre Vinhos e Flores, da escritora, diretora de cinema, roteirista e produtora Karla de Oliveira. A obra é publicada pela Sendas Edições e reflete a beleza que a vida pode ter, mesmo nos momentos mais obscuros.
Em um futuro distante, a guerra e o amor perduram
Em "Traição", segundo livro da série Krios, da doutora em Letras Clássicas Márcia Silva, Dora enfrenta uma aventura para resgatar sua mãe e manter a paz no Universo, acompanhada do seu amado extraterrestre Marvil
Dora Dias é apenas uma garota terráquea que sofre por um amor impossível, mas cabe a ela uma grande responsabilidade: a manutenção da paz interplanetária. A aventura está na obra Traiçãosegundo livro da trilogia Krios, publicada pela Editora Autografia para o público jovem adulto. A autoria é da doutora em Letras Clássicas e professora Márcia Silva. No futuro distante em que se passa a trama, a Terra já não é mais a mesma, o Universo está conectado e a comunicação é a chave para a existência pacífica entre humanos e extraterrestres, mas algo ameaça esse equilíbrio.
SÍMBOLO DO CARNAVAL DE SALVADOR, IVETE SANGALO DECLARA: “O MELHOR JEITO DE PASSAR O CARNAVAL É COMIGO!”
 
 
  • Cantora se prepara para mais um Carnaval em Salvador: “não saio de lá”
  • Destaque na edição carioca, Jesuíta Barbosa afirma que a arte “nos livra da ignorância”
 
   
 
Janeiro de 2020 – A primeira edição de 2020 da Revista 29HORAS já está disponível para retirada gratuita nos terminais de embarque e desembarque dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Neste mês, as celebridades de destaque são Ivete Sangalo e Jesuíta Barbosa, que estampam as capas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Nesta edição é possível conferir uma matéria especial sobre a cidade de São Paulo, que neste ano completa 466 anos, além de saber quais são as principais atrações e dicas para quem está passando pela quinta maior ponte aérea do mundo.

#VeraoBrasil.

Florianópolis.SC

DJs internacionais e show nacional na programação do Cafe de La Musique.


(Foto: Caio Graça)

Depois de 10 dias intensos de sunsetsque marcaram o final de 2019 e o início de 2020, o Cafe de la Musique Florianópolis segue como um dos principais destinos de quem busca boa música e altas doses de diversão em Jurerê Internacional – balneário que segue na lista dos mais concorridos neste verão no Sul do país. E ao longo do mês de janeiro o beach clubsegue com uma agenda agitada todos os sábados e domingos.
Para iniciar, neste sábado, dia 11, a label Carpe Vita La Plagechega ao Cafe de La Musique com o melhor da house musicsob o comando dos DJs Du Pereira, Aline Rocha, Jonny Pinton, Toigo & Lucena, Rooftime e ainda a atração internacional Saint Lanvain (França). Já no domingo (12), a casa, em sua 14ª temporada de verão, dá início à programação 2020 do projeto Sunday Live, que desta vez recebe o show nacional de Bruninho & Davi. A dupla é autora de sucessos como "Essa boca aí", gravada ao lado de Luan Santana, e "Fico com você". Ainda no domingo, os DJs Franzen, Lelo e Vitera completam a programação.



.
#SalvadorVerao
Blue Praia Bar lança nova carta de drinks
Novos drinks valorizam combinações leves e refrescantes que são a cara do verão.

A já premiada carta de drinks do Blue Praia Bar ganhou novas combinações para o alto verão. Eleita pela Veja Comer & Beber 2019 como uma das melhores de Salvador, a seleção foi revista e melhorada para a temporada Verão 2020, momento que celebra o alto verão no espaço.
Inspirado nas tendências dos melhores bares de coquetelaria e espaços de praia, o Blue traz novas combinações, agora mais leves, refrescantes e surpreendentes. A carta de drinks foi desenvolvida pelo conceituado time de Bartender da casa, sob a curadoria de Sérgio Filho, sócio e idealizador do projeto. “Os nossos drinks foram cuidadosamente desenvolvidos para proporcionar uma experiência única e completa, aliada a uma gastronomia de qualidade, ambiente charmoso e confortável e uma incrível vista com acesso ao mar”, explica.

Paraná

O Mr. Hoppy vem chamando a atenção de maringaenses e turistas que visitam a cidade


A recém-inaugurada unidade da rede curitibana Mr. Hoppy Beer & Burger em Maringá, interior do Paraná, vem chamando a atenção de quem passa pela cidade. O motivo? A decoração. A nova opção de lazer tem um ar moderno, descontraído - uma característica da franquia - e ao menos tempo antigo, com uma decoração inspirada na moda “intagrameável”.

A construção, dos anos 70, traz em sua identidade esses quase 50 anos de história. Os detalhes foram pensados e aplicados pelos próprios sócios - Bruno Caprilhone e Raul Villani -, para que os clientes pudessem aproveitar o ambiente e ainda dar aquela atualizada nas fotos das redes sociais. “Escolhemos a casa por ela ter um charme único, que nos daria possibilidades legais de brincar com a decoração e trazer algo novo e moderno para a cidade” explica Villani.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020



“De Bens com a Vida” fala sobre empregos não valorizados em vídeo que vai ao ar na segunda-feira, dia 13
Ana Paula Xongani recebe Veronica Oliveira, criadora do “Faxina Boa”

Veronica Oliveira e Ana Paula Xongani. Crédito: Divulgação VIU Hub
O canal “De Bens com a Vida” fala de um assunto necessário na próxima segunda-feira, dia 13. O de empregos importantes, mas não valorizados. A apresentadora Ana Paula Xongani recebe Veronica Oliveira, criadora do “Faxina Boa”, para conversarem sobre o empoderamento das diaristas e a rotina de trabalho de uma profissional da limpeza. O episódio estará disponível a partir das 15h em www.youtube.com/debenscomavida.
Documentário sobre Os Paralamas do Sucesso tem estreia prevista para 2020 no Curta!
 
Ainda em fase de produção e com estreia prevista no canal Curta! em 2020,  "Os Paralamas do Sucesso - Os Quatro” é um documentário sobre música e amizade. Dirigido por Roberto Berliner, que vem acompanhando a banda desde o inicio no Circo Voador, em 1983, e codirigido por Paschoal Samora, o filme fala da relação dos três músicos que sobem ao palco - Herbert, Bi Ribeiro e João Barone - e também do quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas que tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Um papo entre os quatro na sala da casa de Bi Ribeiro é a base do documentário. Além de lembrarem de toda a carreira, eles falam sobre a amizade inabalável da banda e tocam ali mesmo algumas músicas que fizeram parte dessa trajetória de quase 40 anos. O filme é recheado de material de arquivo filmado ao longo de todo esse tempo por Berliner e sua produtora, a TvZero, que fez muitos clipes e documentários para a banda desde a década de 1980. O longa foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

E Show

Curitiba recebe espetáculo que celebra as maiores composições e parcerias da música brasileira.

“Grandes Encontros da MPB” estreia em curta temporada na capital paranaense com apresentações no dia 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Ingressos estão à venda




Curitiba, janeiro de 2020 – A Música Popular Brasileira é conhecida mundialmente e é um dos maiores orgulhos dos brasileiros. Sucessos como “Águas de Março”, “Garota de Ipanema”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, entre outros, são apenas algumas das composições que levam o nome do Brasil mundo afora e que fazem parte do espetáculo “Grandes Encontros da MPB”, que chega a Curitiba em curta temporada, com apresentações nos dias 31 de janeiro (21h) e 1º de feveiro (18h e 21h), no Teatro Guairinha (Rua Amintas de Barros, S/N – Centro). Os ingressos estão disponíveis pelo Ticket Fácil em pré-venda com valores que vão de R$20 (meia-entrada) a R$40 para compras até o dia 24 de janeiro.

Sucesso de público no Rio de Janeiro e São Paulo, o musical, que conta com a direção de Sergio Módena, parte de depoimentos bem-humorados e curiosidades sobre a música brasileira, levando o público a uma viagem pelos gêneros mais emblemáticos a partir dos anos 1960, que vão da Jovem Guarda ao Samba, passando pela Bossa Nova, o Rock, a Música Nordestina, entre outros, reunindo composições de ícones como Toquinho, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Alceu Valença, Ze Ramalho, Cartola, Beth Carvalho, Cazuza, Raul Seixas, assim como novos nomes da cena musical, como Liniker e Johnny Hooker, interpretados por Ariane Souza, Bruna Pazinato, Édio Nunes, Franco Kuster, Júlia Gorman e Thiago Machado.

“Música na Band” exibe show do grupo Timbalada

Nesta sexta-feira (10), às 22h45, o Música na Band leva ao ar o show “Baile Bahia”, do grupo de axé Timbalada.
A apresentação reúne os sucessos “Beija-Flor”, “Água Mineral” e “Mimar Você”, além de canções mais antigas da banda, como “Na Beira Do Mar”, “Latinha”, “Agogô De Prata” e “Sambaê”.
O repertório ainda conta com um pout-pourri das músicas “Is It Love”, “Redemption Song”, ambas do Bob Marley, e “Liberdade”, do grupo de reggae Natirus.
Música na Band vai ao ar toda sexta-feira, às 22h45, na tela da Band
Novo vídeo do Totoykids promove respeito às diferenças
Com mais de 10 bilhões de visualizações em três idiomas, canal é um dos maiores do mundo em conteúdo infantil no Youtube
Janeiro de 2020 - O Totoykids, que possui um dos maiores canais de conteúdo infantil do mundo no Youtube, acaba de lançar um novo vídeo no qual apresenta a música “Somos todos iguais”. Com pouco mais de 3 minutos de duração, o vídeo busca conscientizar o público do canal sobre a importância do respeito às diferenças como caminho para a felicidade.
“Este é um tema totalmente alinhado ao propósito do Totoykids, que é ajudar crianças a desenvolverem valores como honestidade, resiliência e responsabilidade social, que no final podem ajudar na construção de um mundo melhor”, diz André Vaz, um dos fundadores do canal. “Queremos promover, por meio do nosso conteúdo, experiências divertidas que também possam inspirar as crianças a alcançarem seus objetivos, criando empatia e mantendo relações sociais positivas que contribuam para tomarem decisões de maneira responsável”, destaca Vaz.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Literatura Atual.

Terror dos anos 80: o retorno
Inspirado em obras assombrosas de uma década já passada, o escritor e publicitário Jefferson Sarmento lança "Relicário da maldade" pelo selo Transversal, da Editora Oito e Meio
Um misterioso baú abandonado em um porão de uma antiga casa. É esse o cenário criado pelo autor e publicitário Jefferson Sarmento na obra  Relicário da maldade. Lançada pelo selo Transversal da Editora Oito e Meio, a obra é inspirada em obras inigualáveis dos anos 80, como It A Coisa, A Profecia e Os Mortos Vivos.
Em sua narrativa envolvida e ambientada na década perdida, três garotos curiosos e desavisados investigam a casa da velha Augusta Dummont e acabam por liberar toda a maldade que ela havia trancafiado durante muitos anos.

Turismo astronômico

Um passeio pelo céu e as estrelas.


    O astroturismo, uma tendência cada vez mais frequente para os apaixonados da sustentabilidade e a divulgação cientifica, tem em Montevidéu um novo ponto de referencia para olhar para o céu noturno e desfrutar da beleza das estrelas: o novo Planetário reabre sua abóboda com um equipamento digital de última geração abrigado em um edifício com mais de 60 anos de história. Inaugurado em 11 de fevereiro de 1955, o Planetário de Montevidéu foi o primeiro de Iberomérica.

 No marco, Uruguai se apresenta como um destino mais que atrativo para o turismo astronômico, já que mais além de um telescópio ou observatórios modernos, existem cantos nos quais o patrimônio celeste, com céus noturnos limpos – sem contaminação lumínica – como há em Cabo Polônio, Laguna de Rocha e Villa Serrana, entre outros, permitem ao viajante olhar o céu e passear pelas constelações, deixando-se surpreender pela cor dos planetas e o brilho da lua.

PERSONA EM FOCO ENTREVISTA MARCELO SERRADO.

e não conseguir visualizar este e-mail, clique aqui.
https://tvcultura.com.br/upload/fpa/comunicados/20200108125035_persona-em-foco-marcelo-serrado-foto-lyara-vidalimg-0535.jpg


PERSONA EM FOCO ENTREVISTA MARCELO SERRADO

PROGRAMA VAI AO AR NESTA SEXTA-FEIRA (10/1), ÀS 22H45

Nesta sexta-feira (10/1), às 22h45, o Persona em Foco exibe a edição com o ator, autor, produtor e diretor brasileiro Marcelo Serrado. A conversa será conduzida pela atriz Alessandra Verney, que contracenou com o artista em dois espetáculos musicais, e pelo produtor teatral Eduardo Barata, que já realizou diversos trabalhos em teatro com Serrado.
Nascido no Rio de Janeiro e formado pela Casa de Arte das Laranjeiras, Marcelo estreou na TV em 1987, na novela Corpo Santo, da TV Manchete. Dois anos depois, participou da novela Pacto de Sangue na Globo, emissora na qual permaneceu e participou de importantes telenovelas e minisséries. Trabalhou ainda na Rede Record, nas novelas Prova de Amor, Vidas Opostas e Poder Paralelo.
Persona em Foco vai ao ar às 22h45, na TV Cultura, no Youtube e no aplicativo Cultura Digital.

Cine Cult.

RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS UM FILME DE CÉLINE SCIAMMA.


Portrait
de la jeune fille em feu | França | 2019 | 121 minutos | Romance/DramaS 
 1770. Marianne é contratada para pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem mulher queacabou de deixar o convento.Por ela ser uma noiva relutante, Marianne chega sob o disfarce de compania bservando Héloïse de dia e a pintando secretamente à noite. Conforme as duas mulheres sea  a intimidade e a atração crescem, enquanto compartilham os primeiros e últimos momentos deliberdade de Héloïse, antes do casamento iminente.

 O retrato logo se torna um ato colaborativo e otestamento do amor delas.Indicado ao Globo de Ouro e vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro e da Palma Queer no Festival deCannes RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS solidifica Céline Sciamma entre os cineastas maisempolgantes do mundo atualmente. 
www.cinepasseio.com.br


Você já ouviu falar em Slow Design? Empresária aplica conceito e faz sucesso com hostel na capital do Estado.

O objetivo é promover o bem-estar e a integração entre os indivíduos, a sociedade e a natureza

Conceito ainda inédito e pouco discutido no Brasil, o slow design tem como base o desenvolvimento tanto de produtos, como o de serviços “mais longos”. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que cada projeto leva em consideração vários fatores antes de ser desenvolvido, entre eles o bem-estar e a integração entre indivíduo, sociedade e a natureza. O slow design se contrapõe aos modelos mais conhecidos que são baseados no consumo desenfreado e de curto prazo.

Literatura Atual

Pulsão, privação e a aceitação
Na obra "A Sublimação, uma erótica para a psicanálise", publicada pela Aller Editora, Érik Porge traz para a atualidade um dos conceitos mais fundamentais para o processo da análise
O autor Érik Porge, um dos principais nomes da psicanálise lacaniana na França, estuda a fundo, na obra publicada pela Aller Editora, A Sublimação, uma erótica para a psicanálise”, a temática da sublimação. Porge traz à tona a discussão sobre esse conceito, que, apesar de ter desaparecido dos seminários de Lacan em determinado momento, segue como chave fundamental para a compreensão do processo de análise do sujeito.
Porge parte de sua obra anterior, “O arrebatamento de Lacan: Marguerite Duras ao pé da letra” (Aller editora/2019) e faz uma construção coesa sobre a sublimação enquanto advinda do processo analítico e sobre sua atualidade. O autor consegue diferenciar o conceito em pauta do de sinthoma.
Baseado em fortes argumentos teóricos, o psicanalista afirma que só é possível falar de sublimação pelo viés dos conceitos de pulsão e de fantasia. E assim, por capítulos sedutores à leitura, Porge nos guia além do quadro da fantasia e faz advir o desejo e o impulso aí sobrepostos. Em seguida, avança apresentando o quadrângulo de Klein para então analisar a sublimação na teoria de Jacques Lacan sobre o nó borromeano.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

São Paulo.

Último mês da "Batman 80 – A exposição" comemora 100 mil visitantes com mostra especial e gratuita de carros emblemáticos na trajetória do homem-morcego
O evento instagramável fica até 2 de fevereiro de 2020 no Memorial da América Latina

As férias escolares e começo de ano ganham mais uma novidade dentro da inédita Batman 80 – A exposição, que celebra de forma imersiva os 80 anos de um dos personagens mais famosos do mundo: uma especial e gratuita exposição de cinco dos carros mais famosos na história do homem-morcego, são eles o Batman 66, o Coringa 66 (novo), o do Batman 89 (filme do Tim Burton), o Bat pod (do filme Cavaleiros das Trevas) e o Carro oficial do Coringa. “A ideia é oferecer nesta reta final um tipo de agradecimento ao público de 100 mil pessoas que passaram pela exposição durante esses quatro meses e convidar quem ainda não foi”, afirmam os idealizadores do evento Bruno Ogura e Ivan Costa, também curador do evento.

Se ainda não foi, se organize, falta um mês para acabar! Quem for ao Memorial da América Latina, poderá atravessar as portas da Mansão Wayne, conhecer a Batcaverna, visitar o Asilo Arkham, o apartamento da Mulher-Gato e o covil do Coringa, e ainda desfrutar da cenografia e dos mais de 500 itens originais do acervo de Marcio Escoteiro, um dos maiores colecionadores de Batman do Brasil, e de Ivan Freitas da Costa. Além disso, os visitantes podem acessar um vasto conteúdo que aborda a evolução e a importância deste ícone que reúne fãs no mundo inteiro.

Literatura Atual

O Brasil que grita tem voz de mulher
O livro "Encontro de Marés", escrito pela baiana Manuela Marques Tchoe, retrata as belezas naturais e a cultura do país ao lado de temas controversos, como a pobreza e a exploração sexual
Quem consegue definir o Brasil? Em Encontro de Marésescrito pela baiana radicada na Alemanha Manuela Marques Tchoe e publicado pela Editora Pendragon, o leitor irá se emocionar com a história de mulheres brasileiras negras e fortes cujas vidas foram impactadas pelos horrores, as belezas e a magia que só esse país sabe conciliar.

Encontro de Marés é um romance que conta a história de mãe e filha separadas por circustâncias cruéis da vida. A obra é ambientada em cenários nacionais, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Ouro Preto (MG), Chapada Diamantina (BA) e Blumenau (SC), e se passa ao longo de quase três décadas. A pobreza, a violência e a prostituição infantil – tema controverso muitas vezes omitido quando se retrata o país – estão presentes no livro ao lado da música, da gastronomia e do misticismo próprios do Brasil. 



Escritora e psicóloga participa de antologia da poesia brasileira
A escritora e psicóloga Christiane Couve de Murville assina uma das poesias da Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea - Volume IV: Além da Terra Além do Céu, publicada pela Chiado Books. A coletânea será lançada no dia 11 de janeiro, sábado, às 15 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Christiane escreveu a poesia Ponteiro Coração, uma alusão sobre os tempo e o sentido da vida. A autora é conhecida por escrever textos que refletem sobre o comportamento humano como atitudes que afastam o ser humano da verdadeira liberdade. Exemplo disso é sua mais recente obra: Até quando? A prisão, também da Chiado Books, na qual a autora conduz o leitor pelas várias vidas de João, uma continuação do livro Até quando? O vai e vem, lançado em 2018.


Portadores de cuidados especiais mudam de vida com home care


Ações simples ajudam na recuperação e melhoram a qualidade de vida; iniciativa desenvolvida pela equipe da Lar & Saúde busca humanizar o tratamento e promover empatia

Quem já esteve com um familiar ou amigo internado sabe que o ambiente hospitalar traz consigo momentos de apreensão e receio – além da ansiedade pelas boas notícias, a rotina dos familiares sofre mudanças significativas. Mas hoje já é possível encontrar alternativas que proporcionem um tratamento mais humanizado, focando no paciente e não apenas na enfermidade: o home care.

Dentro desse conceito de atendimento ainda destacam-se ações criadas para trazer mais conforto e qualidade de vida. Um exemplo, nesse sentido, é o projeto Desejos, uma iniciativa que está mudando, aos poucos, a forma que se pode lidar com a aceitação de uma realidade diferente.  

O projeto surgiu a partir de um modelo que já é sucesso nos EUA; um conjunto de ações chamado What Matters to You (“O que importa para você”, em tradução livre). A coordenadora de enfermagem Jéssica Aline Brusamolin pôs a ideia em prática na Lar & Saúde, empresa especializada em home care e soluções em saúde. “Acompanhamos diariamente histórias de pessoas que precisam, acima de tudo, de afeto e atenção”, conta.
ARTIGO: Novo ano, novos hábitos
Por Helena Ben (*)
Não lembro o contexto exato dessa busca, mas, um dia, lá pelo início de 2011, eu estava em uma “operação de guerra” atrás de uma pessoa específica no Facebook. Nessa varredura pela rede social, encontrei uma foto curiosa: era uma banda liderada por um guitarrista com uma cabeça de cavalo e outras 3 pessoas com uma roupa bem estranha e uma espécie de maquiagem esquisita. O primeiro ímpeto foi clicar na pessoa marcada na cabeça do cavalo (óbvio). Busquei o perfil dele e percebi que era um estudante de medicina. Vasculhei um pouco e segui clicando em todos os nomes da banda. Não achei quem eu estava procurando, mas percebi um certo “padrão” nessas pessoas aleatórias: todos eram estudantes de medicina e, pelo que parecia, além de terem uma banda juntos, faziam jantares, iam a festas, andavam de bike e, pelo que reparei, os que tinham namorada, namoravam estudantes da turma. Sempre em grupo, sempre os mesmos estudantes de medicina.