quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Você já ouviu falar em Slow Design? Empresária aplica conceito e faz sucesso com hostel na capital do Estado.

O objetivo é promover o bem-estar e a integração entre os indivíduos, a sociedade e a natureza

Conceito ainda inédito e pouco discutido no Brasil, o slow design tem como base o desenvolvimento tanto de produtos, como o de serviços “mais longos”. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que cada projeto leva em consideração vários fatores antes de ser desenvolvido, entre eles o bem-estar e a integração entre indivíduo, sociedade e a natureza. O slow design se contrapõe aos modelos mais conhecidos que são baseados no consumo desenfreado e de curto prazo.




Quem adotou esse conceito foi a empresária curitibana Eduarda Guimarães de Almeida. Formada em Tecnologia em Processos Ambientais, e sempre ligada ao tema, no ano passado ela inaugurou o primeiro hostel slow design do Brasil, que vem chamando atenção de curitibanos e turistas. “O Bosque nasceu de uma paixão antiga. Fui criada em meio a natureza, sempre perto da terra. Era um sonho: um projeto que tivesse esse conceito, que levasse em consideração a cultural local e regional, as pessoas e o meio ambiente”, comenta.

Aplicar esse conceito não foi tarefa fácil. Foram cinco anos até o hostel finalmente sair do papel - já que o Brasil ainda é pouco desenvolvido para empreender nesse sentido - , mas para Eduarda, tudo é possível, e se você quiser aplicar o slow design no seu projeto, a dica é: tenha calma, pesquise, entenda o conceito e, aí sim, mude a cultura organizacional do seu negócio. “Eu vejo esse conceito muito além de uma simples ferramenta. Para aplicá-lo, nós precisamos entendê-lo, mudar nosso mindset e, a partir daí, desenvolvê-lo. Não é uma tarefa fácil, mas é possível, basta querer”, avalia a empresária.

A casa que abriga O Bosque fica em uma rua arborizada e tranquila, próxima a um dos pontos turísticos mais charmosos de Curitiba: o Museu Oscar Niemeyer. Além do hostel, lá você também encontra um café, uma loja – a primeiro lixo zero da cidade e do sul do país - e uma galeria; tudo isso pensando sempre nos cuidados com a natureza e em uma relação de consumo mais consciente. “O modo como fazemos e olhamos produtos e serviços aqui toma um corpo de autoconsciência e do pertencimento do ser humano como parte corresponsável pelo sistema. Queremos que as pessoas passem a olhar com mais cuidado para o futuro”, finaliza.

Sobre O Bosque hostel

Inaugurado em 2019, O Bosque hostel traz um conceito inédito ao segmento: a construção natural e de permacultura, ele tem como objetivo principal criar uma rede de multiplicadores de impacto, fazendo com que seus visitantes possam viver e compartilhar um pouco dessa realidade.  O hostel funciona todos os dias da semana e aceita todos os cartões. Para mais informações acesse www.obosquehostel.eco.br ou as páginas oficiais da marca no Instagram https://www.instagram.com/obosquehostel/  e  no Facebook https://www.facebook.com/obosquehostel/  

Nenhum comentário: