segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Música da pandemia:


 

 O sorriso é um abraço que se dá de longe.


André Greca durante a confecção dos “crachás sorridentes”

A cantora Rafa Gomes, intérprete da música Me Diz Aí

 

Rafa Gomes, do The Voice Kids Brasil, grava música inédita sobre o afeto em tempos de pandemia; Composição é inspirada em projeto que surgiu para auxiliar profissionais da saúde e pacientes da Covid-19, no Paraná

Desde que a pandemia do novo Coronavírus chegou ao país, no fim de março, milhões de brasileiros tiveram suas rotinas de vida alteradas.

As medidas de isolamento social continuam sendo necessárias para evitar aglomerações e a propagação do vírus. Festas, abraços e celebrações que reúnem grande público continuam proibidas.

O sorriso, o abraço e o beijo – que são marcas tão próprias do brasileiro – foram substituídos por máscaras, álcool em gel e cumprimentos discretos; feitos à distância. Mas nem mesmo o sofrimento gerado pela pandemia foi capaz de barrar uma característica do brasileiro: a criatividade.


 

Atendimento humanizado

 

Ao notar como médicos e enfermeiros se paramentavam da cabeça aos pés – com roupas e vestimentas especiais para se proteger da Covid-19 – e a tensão gerada nas pessoas que recebiam os tratamentos clínicos sem ao menos ver o rosto dos profissionais de saúde que os atendia, um empresário de Curitiba decidiu ajudar e levar um pouco de alegria a ambos.

“Os doentes estavam muito assustados, com a saúde fragilizada e abalados emocionalmente. Com o apoio de alguns amigos, criamos o projeto Happy Faces Curitiba e mandamos imprimir um tipo de crachá alegre, estampado com o nome e rosto dos médicos e enfermeiros sorrindo”, explica o idealizador, André Greca.

A ideia deu certo. Logo, outros profissionais de saúde ficaram sabendo e também pediram o tal crachá sorridente. A notícia se espalhou, diversas empresas e pessoas físicas se mobilizaram para ajudar numa vaquinha virtual, cada um doando o que podia.

De pouco em pouco, foi possível juntar recursos para imprimir 1600 crachás, que foram doados para dez hospitais, em duas cidades do Paraná (Curitiba e Ventania).



André Greca durante a confecção dos “crachás sorridentes”

“O paciente viu que por trás da máscara e dos paramentos existe um ser humano preocupado com ele. Isso também valoriza o profissional de saúde, pois somos humanos e não uma máquina que trata os demais sem sentimento”, explica o médico Vinícius Rezende Abou Rejaile.

“Era uma situação agoniante. Não conseguíamos demonstrar nossos sentimentos aos internados”, conta a enfermeira Michelle Caroline Santos.

“Quando o paciente olha pro crachá, sabe que tem alguém que se preocupa com ele, sabe que tem trabalho profissional e um coração humano por dentro daquele monte de vestimentas”, conta a médica Rita Frare.

Homenagem em forma de canção

 

Mesmo depois de ajudar a estampar o sorriso no rosto de muitos médicos, enfermeiras e pacientes, Greca ainda continuava preocupado com a situação.

Numa madrugada, ele não conseguia dormir. Sentia falta da proximidade, das risadas soltas e dos afagos carinhosos que aproxima as pessoas. Foi então que a preocupação deu lugar a outra ideia.

“Uma letra e música vieram à minha cabeça. Levantei da cama e coloquei as ideias no papel. No dia seguinte, liguei para uma amiga da área musical [Kathy Lopes] e demos uma organizada geral. Pouco depois, ela sugeriu um produtor de altíssima qualidade [Edson Borth], que gostou e transformou nossa composição numa bela música”, conta.

E como numa corrente do bem, em que um ajuda o outro, a notícia chegou até a cantora mirim Rafa Gomes – aquela que participou do The Voice Kids em 2016 – e reside em Curitiba. Ela também decidiu ajudar, cantando a “Me Diz Aí (O sorriso é um abraço que se dá de longe)”.

“Fiquei muito feliz em ajudar nesse projeto. Gosto de apoiar ações como essa, que de uma maneira tão linda busca preservar o sorriso dos profissionais de saúde num momento em que o sorrir ser tornou o melhor remédio”, fala a cantora e compositora paranaense, hoje com 14 anos de idade.

Com uma ajuda aqui, outra acolá, diversas pessoas doaram seu tempo, seus conhecimentos e assim nasceu a música e o clipe inédito que simbolizam a força de vontade, o sorriso e o abraço contra a pandemia.

“A nossa mensagem é a da importância do afeto, um carinho que - neste momento - também significa continuar usando a máscara”, observa André Greca, idealizador do projeto e da composição.  “Já ouvi essa música dezenas de vezes junto com a minha irmã e sempre me emociono”, argumenta a profissional Rita Frare, que participou do clipe oficial da música mostrando o procedimento de paramentação dos profissionais da área da saúde.

A música já está no YouTube e teve mais de 4 mil visualizações ME DIZ AI COM RAFA GOMES - CAMPANHA HAPPYFACES - YouTube.

 

Música: Me Diz Aí

Autor: André Greca

Produtor Musical: Edson Borth

Direção Musical: Kathy Lopes

Intérprete: Rafa Gomes

 

Me diz aí

https://drive.google.com/file/d/1GQHJNCfWClqMLvkAVUTOuCQm5xxEyRo/view?usp=sharing

 

Me diz aí

Se esse sorriso já vai voltar

Em, me diz aí

Tá vendo ele aí no meu olhar

É ruim sorrir

Sem minha face te mostrar

Me diz aí.... Me diz aí

 

O sorriso quando é forte, meu coração corresponde

O sorriso é aquele beijo doce que a gente esconde

O sorriso é aquele aproximar, quando eu tô longe

E sorrindo vou com muita fé

O sorriso é um abraço que se dá de longe

 

Me diz aí

Se esse sorriso já vai voltar

Em, me diz aí

Tá vendo ele aí no meu olhar

É ruim sorrir

Sem minha face te mostrar

Me diz aí.... Me diz aí

 

O sorriso é o sim que eu já posso ver aonde

O sorriso é o guia que me leva ao horizonte

Se o meu sorrir te faz melhor, no combate, nesse "front"

Te carrego no meu peito e digo que

O sorriso é um abraço que se dá de longe

 


Crédito das fotos

André Greca: Divulgação

Rafa Gomes: Arquivo pessoal/Divulgação

 

Nenhum comentário: