terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Artes nas Alturas.

 Balneário Camboriú terá uma das mais altas esculturas em madeira do mundo.

Cainã Gartner


Com 10,80 metros de altura, panda gigante será uma das atrações do PZ Ecomall. A inauguração será em janeiro de 2021.

Nos últimos dois meses, o artista catarinense Cainã Gartner, 30, dorme poucas horas. Dedica-se em tempo integral à produção artesanal de uma escultura que é um sonho e também um resgate da sua história familiar. Quarta geração na arte da carpintaria, o artista, natural de Gaspar, no interior de Santa Catarina, trabalha na construção um panda gigante, de 10,80 metros de altura, todo feito em madeira, que será as boas-vindas do PZ Ecomall, um  espaço gastronômico sustentável, que inaugura em janeiro de 2021, em Balneário Camboriú.

Mockup do PNDA gigante no PZ Ecomall

O projeto, que também dá início a marca PNDA,  está sendo construído usando apenas serras e parafusadeiras. Ao final, a escultura terá consumido 15 mil pedaços de compensado naval, cortados em pequenos retângulos, de forma abaulada, que são colados um a um para formar os membros, o tronco e a cabeça, e por fim, unidos por uma estrutura interna em ferro. Serão ainda consumidos em torno 50 mil parafusos, 30kg de cola e 45 litros de verniz à prova d’água.


Escultura em produção

A ideia de construir o boneco veio de uma tradição. Há mais de 30 anos, o avô produzia enfeites em madeira para a árvore de Natal, que eram vendidos em vários estados. O urso panda ganhava o destaque, no topo da árvore.  “Eram peças feitas em série, baratas, por isso logo pararam de ser produzidas para dar lugar a outros projetos mais rentáveis”, lembra o artista. A reinvenção do artista veio quase de forma mágica. “Há alguns anos, mexendo nas coisas de família, achei uma caixa com os objetos que tinha, inclusive, sobrevivido a uma grande enchente na região de Gaspar”, conta. Entre os pequenos enfeites, estava o pequeno ursinho, que agora ganha proporção de gigante. “Por isso, o PNDA vem para resgatar esse espírito de consciência e de sensibilidade”, define. 

 

Cainã Gartner

O projeto ainda evolui para a marca PNDA, com loja própria no  PZ Ecomall, que fará reproduções do boneco no estilo toy art, em madeira certificada, e estampa uma série de produtos, como roupas, acessórios e souvenirs. O  PZ Ecomall é um espaço gastronômico sustentável e contará com 10 operações gastronômicas, dentre elas as já confirmadas: Barolo Trattoria, de Curitiba, Matteo Gelato Criativo, de Cuiabá, Café Cultura, de Florianópolis, a nova Puppilo Pizza, de Itajaí e a Yellow Beer Box, de Passo Fundo, Guache Cozinha Oriental, de Itapema, Luau Poke e Siberiano Club. Fica na Rua 3500, esquina com Avenida Brasil, com funcionamento das 11h às 1h.

Nenhum comentário: