segunda-feira, 26 de outubro de 2020

São Paulo

 


ATO PELA REABERTURA IMEDIATA DA

CINEMATECA BRASILEIRA

No dia 27/10/2020, dia mundial do Patrimônio Audiovisual, será realizado, às 17 horas um ato diante da Cinemateca Brasileira que segue abandonada pelo Governo Federal há 300 dias, portanto, desde o primeiro dia do ano de 2020. Neste ato será exigida a reabertura imediata da Cinemateca que segue sem funcionários e correndo gravíssimo risco de uma tragédia como a que ocorreu com o Museu Nacional.



É sabido por todos que o acervo da Cinemateca é composto, em parte, por filmes em nitrato de celulose, material que facilmente entra em autocombustão, algo que já ocorreu por quatro vezes, sendo a última em 2016 e que destruiu 1005 filmes. Porém, há quatro anos atrás os funcionários estavam trabalhando e puderam acionar rapidamente a brigada anti-incêndio. Hoje a Cinemateca está sem seu corpo técnico, essencial para cuidar adequadamente do acervo e evitar tragédias como essa.


Some-se que todo o acervo de matrizes em acetato de celulose e em formatos digitais, armazenadas em câmaras climatizadas, correm grande risco de deterioração se as condições de umidade e temperatura não forem monitoradas por funcionários especializados.


O governo retomou as chaves da Cinemateca no dia 7 de agosto e, passados quase três meses, não providenciou sequer a presença essencial dos funcionários especializados, responsáveis pela segurança e a preservação do acervo.


Por isso, as entidades agrupadas no Fórum Paulo Emilio Sales Gomes conclamam a imprensa brasileira a cobrir presencialmente esta mobilização em torno desta instituição de alto prestígio internacional e depositária da nossa memória e identidade.  


O ato será composto por um show e haverá ainda a leitura de manifestos de entidades do exterior e daqui. E o microfone estará aberto aos presentes que desejarem se manifestar.


SOS Cinemateca-APACI; Cinemateca Viva-Mariana em Movimento; Associação Brasileira de Preservação Audiovisual-ABPA e Cinemateca Acesa


Data: 27/10/2020

Hora: 17:00

Local: Rua Senador Raul Cardoso- Vila Clementino


IMPORTANTE: Todos estarão usando máscaras e manterão a distância de segurança. 

Nenhum comentário: