sábado, 10 de outubro de 2020

Gastronomia

 

İmambayıldı



Paraíso dos vegetarianos, Turquia possui gastronomia rica para quem não come carne

Kısır



Tão diversa quanto o país, a culinária turca apresenta várias receitas de doces e salgados sem origem animal

De grande extensão territorial e com uma bagagem cultural milenar, a gastronomia da Turquia é diversa e extensa. Com preparos e pratos específicos em cada região do país, permite opções para todos os gostos e perfis de visitantes. Como variedade e quantidade são importantes na cultura local, as receitas mais tradicionais podem ser adaptadas ao vegetarianismo e veganismo, assim como diversos outros pratos já o são em sua essência.


Alguns desses pratos são versões para receitas conhecidas no Brasil, mas com um tempero único e sempre com muito azeite! Com uma população crescente de vegetarianos em todo o mundo, a Turquia se torna o destino ideal para uma viagem gastronômica.

İmambayıldı

Aqui no Brasil, chamamos esse prato de beringela recheada e é sempre uma ótima pedida. À moda turca, é preparado com muito azeite, tomate, alho, cebola e várias ervas frescas. O nome Imambayildi traduzido ao pé da letra fica “o imam desmaiou” e, diz a lenda, que se deve ao fato do Imam ter desmaiado quando a esposa avisou que usou todo o azeite na receita e depois teria desmaiado mais uma vez ao provar a delícia. Para saber se faz sentido, só experimentando!

Köfte de lentilha

Köfte é uma espécie de almondega, a base de lentilha vermelha e triguilho. Normalmente são recheadas com ervas e especiarias, mas podem ser encontradas com arroz e legumes diversos também. O prato costuma ser acompanhado de folhas de uva, alface ou repolho.

Kısır

Similar ao tabule, Kisir é uma salada à base de triguilho, feita com pasta de tomate, tomate picado, salsinha e alho. Cebola seca ou cebolinha são bastante comuns, assim como pepinos picados. Limão e azeite de oliva são geralmente usados como temperos, embora muitas regiões usem xarope de romã. É muito comum nas regiões de Osmaniye, Adana, Mersin, Antalya, Karaman, Konya, Gaziantep, Kilis e Antakya. É servido frequentemente em ocasiões comemorativas e sempre com uma xícara de chá turco.

Barbunya

Essa é uma ótima receita para mudar um pouco o nosso feijão. A Barbunya é um prato tradicional na culinária turca e consiste em feijão cozido em um molho especial de cebola e tomate. Simples, mas bem saboroso!

Lokun

Conhecido como Manjar turco, esse é provavelmente o doce mais famoso da Turquia. Feito à base de amido de milho e açúcar, a goma é temperada com diversos sabores, como limão, nozes, canela, coco, etc. O Lokun pode ser servido ao final de todas a refeição, e melhor ainda quando acompanhado de café turco!

 

Mais informações em Facebook: Descubra-Turquia

Instagram: @DescubraTurquia

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

Nenhum comentário: