quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Beleza Pura

 

Guia do anti-aging corporal: saiba como prevenir e tratar os sinais de envelhecimento no corpo

Time de especialistas aponta os principais ativos, hábitos e tratamentos para combater os danos causados por agentes externos na pele do corpo.

Hidratação corporal

São Paulo /2020 - O processo de envelhecimento afeta todo o organismo e, assim como o rosto, a pele do corpo também sofre com as agressões do dia a dia, como a poluição e a exposição ao sol, que favorecem o aparecimento de sinais da idade, como a flacidez e manchas. Por isso, a pele corporal também deve receber atenção na hora da rotina skincare. “A falta de cuidados, principalmente a hidratação, leva à perda da elasticidade e firmeza da pele, já que o colágeno e elastina são dependentes da água retida pelas substâncias fundamentais, como as glicosaminoglicanas e o ácido hialurônico, que embebem essas fibras para proporcionar sustentação ao tecido”, afirma a dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No entanto, os cuidados com o corpo não podem ser os mesmos que com a face, já que a pele corporal tem necessidades e características específicas que devem ser levadas em consideração na hora da escolha dos cosméticos que serão utilizados.


Por exemplo, segundo o dermatologista, a pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca, devendo então ser hidratada com veículos mais pesados, como cremes. “Com relação aos ativos, a hidratação corporal deve priorizar produtos ricos em anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes, como os extratos como camomila, aloe vera, edelweiss, malva, além de substâncias como OTZ 10, alistin, nicotinamida, vitamina e, vitamina b5 e aveia coloidal, que agem na hidratação e recuperação da pele do corpo. Em casos de pele mais ressecada e descamativa, vale a pena optar também por ativos à base de ácido hialurônico, silício e óleos terapêuticos de argan e girassol, que promovem o reparo e regeneração epidermal”, destaca.

O ideal é que a hidratação corporal seja realizada logo após o banho (de 5 a 10 minutos) para facilitar a absorção dos cosméticos. “Mas é importante que o creme seja espalhado da forma correta para evitar que sua eficácia seja reduzida. Logo, aplique o produto uniformemente com movimentos circulares e uma leve massagem, não esquecendo de áreas como os joelhos e cotovelos. Mas tome cuidado com movimentos demasiadamente bruscos e repetitivos, que podem irritar a pele”, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Uma ótima opção para quem procura manter a pele do corpo hidratada, macia e sedosa é o Nutribalm Lipid Replenish, da Ada Tina Italy, um hidratante corporal que possui ação antioxidante e antiglicante, sendo assim capaz de manter o tecido cutâneo protegido, integro e saudável, além de também ajudar a clarear manchas devido à presença de Niacinamida em sua fórmula.

Mas a hidratação não é o único cuidado que a pele deve receber. A fotoproteção também é fundamental, pois a exposição solar desprotegida também é um dos principais agressores da pele do corpo. “Isso porque a radiação solar leva a um dano cumulativo, promovendo a formação de radicais livres, deteriorando as fibras de colágeno e elastina e gerando danos ao DNA, o que favorece o surgimento de flacidez, manchas e até o câncer de pele”, diz Isabel Piatti, Para essa etapa, opte por produtos que contenham, no mínimo, FPS 30 e uma consistência mais espessa para atenderem as necessidades da pele corporal, como o Solar Hidra Active, da Buona Vita, um produto multifuncional que protege contra os malefícios dos raios UV, da luz visível e da poluição na pele, além de também contar com ingredientes antienvelhecimento.

É claro que o corpo também deve ser higienizado diariamente, de preferência com produtos que tenham pH compatível com a pele da região e não causem ressecamento, como o Sabonete BodyCare, da Éclairé, que, além de limpar profundamente a pele, remove as células mortas da pele e uniformiza a tonalidade graças ao ácido glicólico em sua composição, tornando o tecido cutâneo mais suave e macio. Duas vezes por semana, vale a pena também investir na esfoliação corporal, que estimula a renovação celular e melhora a textura da pele, tornando-a mais homogênea. “Os esfoliantes corporais devem ser compostos de partículas maiores do que aquelas presentes nos esfoliantes faciais incorporadas em sabonetes cremosos para uso no banho ou em óleos naturais de fácil aplicação e espalhabilidade. Mas, ao realizar a esfoliação corporal, fique atento às áreas de mais sensibilidade, como o colo e os seios, que não devem ser machucadas, e realize movimentos mais intenso nos joelhos, cotovelos, pés e mãos, por serem partes do corpo com mais queratina e, portanto, mais resistentes”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além do tratamento tópico, vale a pena ainda investir no uso de suplementos orais que vão tratar a pele do corpo de dentro para fora para prevenir e combater os sinais de envelhecimento como a flacidez. “O Exsynutriment, por exemplo, é um silício estabilizado em colágeno marinho que estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhorando assim o tônus e a firmeza da pele e diminuindo a flacidez”, recomenda a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos. “Outra opção é o Glycoxil, que diminui o processo de glicação nas proteínas da nossa pele que causa a flacidez, conferindo assim maior firmeza e elasticidade ao tecido cutâneo”, completa a especialista. Aposte também na adoção de um estilo de vida mais saudável, o que vai ajudar a prevenir o envelhecimento do corpo, praticando exercícios regularmente, alimentando-se bem, ingerindo uma quantidade adequada de água por dia e afastando hábitos nocivos, como o tabagismo.

No entanto, quem já sofre com os sinais de envelhecimento corporal, especialmente a flacidez, pode optar por procedimentos estéticos que visam combater essas alterações, como o Total Sculptor, único aparelho que associa o ultrassom macrofocado, que trata gordura e flacidez, com a radiofrequência multipolar para flacidez. “O ultrassom macrofocado do Total Sculptor atinge a derme de dentro para fora. O calor vem de dentro e estimula a derme, onde estão os fibroblastos responsáveis pela produção do colágeno. Já a radiofrequência aquece a derme de fora para dentro, causando contração com consequente estímulo da formação de novo colágeno. Ou seja, a derme é estimulada tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outra opção interessante para o tratamento da flacidez corporal é o Ultraformer III , que utiliza uma tecnologia que emite energia mecânica através das ondas de ultrassom, que fazem micropontos de coagulação sob a pele para tonificar o tecido cutâneo, estimular a produção de colágeno e conferir efeito lifting, o que dá fim à flacidez presente na área tratada .“O Ultraformer III possui transdutores que emitem ondas de ultrassom que penetram profundamente no tecido, permitindo assim o tratamento de diversas camadas da pele”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

Porém, antes de optar por qualquer procedimento, o mais importante é que você consulte um médico especializado, já que apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

FONTES:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*LUISA WOLPE SIMAS: Nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Nenhum comentário: