sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Saúde a Tôda Prova.

INSTITUTO BUCALLE DE ODONTOLOGIA COMEMORA 12 ANOS DE FUNDAÇÃO

 
Instituto Bucalle de Odontologia.






Trabalho, empreendedorismo, histórias de sucesso são grande fonte de inspiração para muitos que estão começando ou recomeçando a vida. E este mês de agosto é de comemoração para o Instituto Bucalle de Odontologia.

Meio a pandemia, a comemoração não podia ser diferente. Redes sociais, recadinhos para pacientes, fotos que lembram esses 12 anos de existência estão sendo compartilhadas principalmente no Instagram.



Atividade essencial à saúde, em nenhum momento o Instituto esteve fechado, e manteve-se firme auxiliando os mais diferentes tipos de urgências que surgiram neste momento de muita ansiedade. 

E para também comemorarmos com informação precisa e de qualidade, conversamos com a Dra. Adriana Batista sobre os cuidados que todos devemos ter com a saúde bucal principalmente nesse período de distanciamento social.

1. DRA. ADRIANA, QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A HIGIENE BUCAL NESTE MOMENTO DE ISOLAMENTO?
Os cuidados diários que deveríamos ter a vida toda para se ter uma boa saúde bucal; escovação diária e fio dental. Evitar comer logo após a higiene, pois quando realizamos a remoção da placa bacteriana, deixamos o PH bucal básico, e as bactérias tem dificuldade de se proliferar, e se comemos logo após a escovação este PH volta a ser ácido, deixando o meio ideal para a proliferação das bactérias que desenvolve as cáries. Além disso procurar equilíbrio, evitando desenvolver o bruxismo e apertamento dentário levando a fraturas.

2. QUEM ESTAVA FAZENDO UM TRATAMENTO, PODE SUSPENDER DURANTE A QUARENTENA?
Não tem necessidade de suspensão do tratamento. O grupo de risco, se puder aguardar, por exemplo um tratamento estético, deixe para depois para não ficar saindo. No entanto, se for um tratamento de saúde bucal, exemplo; tratamento de canal, fratura dentária, inflamações gengivais uma prótese são tratamentos que não pode esperar.

3. OS RISCOS PARA QUEM PRECISA IR AO DENTISTA SÃO MAIORES DO QUE EM OUTRO AMBIENTE?
Acho que não. O consultório sempre foi o lugar mais limpo e seguro com relação a contaminação. E atualmente, isso se intensificou 100% com a finalidade de oferecer proteção e segurança aos pacientes e profissionais.

O protocolo de biossegurança, sempre esteve voltado mais aos cuidados a partir da entrada do paciente para dentro do consultório. Hoje os cuidados já começam na porta de entrada.

Exemplo; Tapete de sanitização (tapete embebido com água sanitária para paciente lavar a sola dos sapatos). Álcool em gel por toda recepção, portas e janelas sempre abertas para ventilação. Distanciamento das cadeiras na recepção e máximo de 3 paciente na recepção, onde suportaria 8. Todos as cadeiras odontológicas, mochos, equipamento estão encapados com filme PVC. Na troca de cada paciente todo o equipamento é realizado a assepsia com álcool 70%, e encapados as ponteiras com saco plástico.

Entrando para o consultório, paciente recebe gorro para proteção dos cabelos, e bochecho com clorexidine para diminuir a quantidade de bactérias.
E a proteção do paciente está com o dentista, que passamos a usar viseiras e jalecos descartáveis, com todos os Epis necessários que sempre usamos. O paciente nesse ambiente não corre risco algum de ser contaminado.

4. ESTAMOS VIVENDO UM PERÍODO DE MUITA ANSIEDADE. POR ISSO TÃO IMPORTANTE O TRABALHO DE PSICÓLOGOS, TERAPEUTAS, E DEMAIS PROFISSIONAIS AJUDANDO SEUS PACIENTES A ENFRENTAR ESSES DIAS COM MAIS TRANQUILIDADE. A ANSIEDADE PODE CAUSAR PROBLEMAS PARA NOSSA SAÚDE BUCAL?
Com certeza. Como citado acima, pode desenvolver bruxismo ou apertamento devido ao estado emocional desequilibrado. O aumento do stress da ansiedade está diretamente ligado a esse distúrbio dentário. O bruxismo e apertamento pode levar o paciente a desenvolver dores de cabeças, enxaquecas, desgaste dentários, inflamações gengivais até fraturas dentárias.

O tratamento multidisciplinar é muito importante no momento.

5. E ISSO INDEPENDE DE IDADE?
Sim. Independente da idade, pode aparecer essas alterações. Todas as pessoas que estão vivenciando essa pandemia.

6. OS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS SÃO OS MAIS DIVERSOS. EXISTE ALGUM TRATAMENTO QUE O INSTITUTO BUCALLE NÃO REALIZE NESTE MOMENTO?

Evitamos apenas realizar processos cirúrgicos de reabilitação dentária com implantes em pacientes que precisam de enxertos ósseos e são do grupo de risco.
7. O SORRISO É MUITO MAIS QUE ESTÉTICA. MANTER UM SORRISO SAUDÁVEL TAMBÉM CONTRIBUI PARA A AUTOESTIMA NO ISOLAMENTO?

Sem dúvida. O isolamento já deixa as pessoas mais deprimidas, baixo astral. A saúde bucal é importantíssima para se ter uma boa mastigação, sem dor, hálito saudável principalmente devido a maior convivência 24 hrs com as mesmas pessoas.

8. QUE MENSAGEM A DRA. GOSTARIA DE DEIXAR PARA QUEM PRECISA LEVANTAR A AUTOESTIMA?

Neste momento tão difícil de transformação de hábitos para a sobrevivência, a higiene das mãos se faz necessária o tempo todo para manter sua saúde, manter sua vida. Assim essa transformação poderia ser ampliada para a saúde bucal também, pois um sorriso bonito eleva sua autoestima, mas este sorriso não está apenas relacionado aos dentes brancos, e sim a um conjunto; de dentes, gengiva, hálito e lábios saudáveis)




Nenhum comentário: