quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Museu do Universo da Farmácia é opção digital e gratuita na quarentena cultural.

Das vacinas à farmácia do futuro, o Mufa possui um rico acervo para estudantes, e é uma ótima opção de entretenimento neste período de isolamento

Com as medidas de restrições e isolamento nas cidades, os programas culturais e os passeios em exposições e museus foram adiados por tempo indeterminado. Nesse cenário, o entretenimento virtual ganhou força e tem disponibilizado inúmeras opções culturais, principalmente fontes de conhecimento. Entre elas, está o Museu do Universo da Farmácia (Mufa).



Criado em 2018 pela Drogasil, o Mufa é 100% digital, gratuito e engloba conteúdos voltados para estudantes, historiadores, curiosos e profissionais do mercado farmacêutico. Com vídeos, fotos e interações, o museu possui um rico acervo histórico, retratando marcos importantes da história da farmácia e da saúde mundial, desde 4000 a.C. até os tempos modernos. 


“Estamos passando por um momento único, redescobrindo novas formas de se entreter e vivenciar virtualmente experiências que antes só eram possíveis no mundo físico. O Mufa, além da questão cultural, também é uma importante fonte de conhecimento e estudo sobre a saúde para a sociedade. Isso ganha ainda mais relevância no contexto de pandemia que vivemos hoje”, explica Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente e Cultura da Raia Drogasil.

Entre os marcos históricos que é possível encontrar no Mufa, estão: o surgimento da primeira vacina produzida para combater a varíola, em 1798, que se tornou uma das formas mais eficientes na prevenção de doenças; a descoberta do bacilo de Koch, que identificou as bactérias que causam cólera e tuberculose; e o nascimento da penicilina, uma das principais conquistas da medicina no século 20. 

O museu é dividido em cinco espaços de visitação: Linha do Tempo, que dá um panorama da história da farmácia no mundo, de forma cronológica; Vídeos,que retratam importantes momentos da farmácia mundial; Coleções, que disponibiliza documentos relacionados à história da saúde, como fotografias inéditas, publicações educativas e coleções de almanaques; Moléculas da Natureza, que traz as principais moléculas utilizadas em medicamentos ao longo da história; e, por fim, Exposição, que mostra interativamente farmácias em diversos anos, como 1820, 1910 e nos idos de 1950.

Serviço
Museu do Universo da Farmácia
Gratuito

Sobre a Companhia – A RD – Gente, Saúde e Bem-estar foi formada em 2011, com a fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, a empresa possui mais de 2.100 lojas em 23 Estados

Nenhum comentário: