segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Memória


QQuando Os Dias Fazem Pensar - Memória Ideário Compromisso - R$ 31 ...

Morre o bispo emérito Dom Pedro

Casaldáliga, um profeta que defendia os povos da floresta


Morreu aos 92 anos, por problemas respiratórios, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga. Ele estava internado na Santa Casa de Batatais (SP). De acordo com a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), ele havia sido testado como negativo para a Covid-19.
Dom Pedro Casaldáliga era um ícone na defesa dos povos da floresta, deixando um vazio enorme na região, que abriga as maiores populações indígenas do Brasil, hoje ameaçadas com o avanço da exploração desenfreada do entorno das reservas. Ele também ficou conhecido mundialmente como uma das vozes contra o autoritarismo  e um defensor da vida.


Nascido na Catalunha (Espanha), o religioso foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ficando conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e contra a violência dos conflitos agrários, bem como por suas posições políticas.
Desde cedo, Pedro intui que dizer Deus é defender a vida ameaçada. Concretamente, denunciou casos de escravidão, lutou contra a espoliação das terras indígenas e construiu uma Igreja profética. Isso acarretou certo isolamento institucional e permanente risco de vida. O diário surge, então, como uma forma de se defender dessa realidade e retrata a década de 1980, quando Pedro reinventava a forma de ser bispo profeta em São Félix do Araguaia.
Dentre os livros escritos por Dom Pedro Casaldáliga, destaca-se “Quando os dias fazem pensar - Memória - ideário – compromisso” (Paulinas Editora), com narrativas de décadas de luta pelos povoas humildes da região do Araguaia, onde ficou conhecido como “bispo do povo” ou “profeta do povo”.
Todas e todos da Paulinas Editora lamentam profundamente a morte de Dom Pedro Casaldáliga, mas a saudade mistura-se com a certeza de que seu legado ficará marcado em toda uma região do interior do Brasil.

Quando os dias fazem pensar - Pedro Casaldáliga
Memória - ideário - compromisso
Autor: Pedro Casaldaliga
Código: 512214
Categoria: LIVROS
Coleção: Memória



Sobre Paulinas:
Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais.

Nenhum comentário: