segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Delicia de Tudo.

Aprenda como fazer a tradicional moqueca de frutos do mar do Txai Resort Itacaré
Receita tipicamente baiana faz parte do menu gastronômico do resort na Costa do Cacau
A moqueca de frutos do mar do Txai Resort Itacaré é um dos pratos que mais representam a mistura da culinária baiana com toques contemporâneos disponíveis nos restaurantes Orixás e Praia. Além da moqueca, hóspedes encontram outras opções sempre com a presença de ingredientes regionais com destaque para o cacau, o coco, o cajá, o cupuaçu, a graviola, o dendê e os frutos do mar. Sem mais explicações, vamos à receita:
Ingredientes:
  • 400g de polvo; 400g de anéis de lula, 400g de camarão médio limpo e 200g de mexilhão limpo;
  • 5 folhas de louro;
  • 100ml de vinho branco;
  • Suco de limão;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado (cebolinha, salsa e coentro);
  • 2 dentes de alhos amassados;
  • Molho de pimenta malagueta a gosto;
  • 1 pimentão verde fatiado e 1 picado ;
  • 2 cebolas fatiadas e 1 picada;
  • 1 garrafa de leite de coco (aproximadamente 200ml);
  • 3 colheres de sopa de azeite de dendê;
  • Folhas de coentro para decorar.
Modo de preparo:
Ferva o polvo em água aromatizada com louro e vinho branco por 1 hora e 30 minutos, depois deixe-o esfriar na própria água de cocção e corte em pedaços médios. Tempere os anéis de lula, os camarões médios e os mexilhões com sal, pimenta-do-reino e limão. Em uma panela de barro, coloque 1 colher de azeite de dendê, as cebolas, o pimentão verde picado e os dentes de alhos amassados e refogue tudo em chama média. 
Acrescente os tomates, as colheres de cheiro-verde picado, o leite de coco e 2 colheres de azeite de dendê. Quando começar a ferver, junte os frutos do mar já temperados e deixe cozinhar por 10 minutos no máximo para que eles não fiquem borrachudos. 
Para servir, coloque as fatias de tomate, de cebola, de pimentão e as folhas de coentro em cima da moqueca para decorar. Essa receita de moqueca é acompanhada por arroz de coco, pirão e vinagrete de tomate com cebola e suco de limão. À parte, o molho de pimenta malagueta para aqueles que gostam  de um tempero mais arretado da Bahia. 


Rendimento: Até 4 porções
Serviço Txai Resort Itacaré
- Endereço
Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48 
Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.
- Informações e reservas
Telefone: (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000
  • Sobre o Txai Resorts
Com um conceito exclusivo de bem receber, os projetos Txai têm em comum a localização privilegiada em meio à natureza exuberante do litoral brasileiro e um serviço que favorece o bem estar, o bem viver e a sustentabilidade, que inclui cuidados com o meio ambiente, a baixa densidade de ocupação, a interação total com a comunidade e a valorização da cultura local.  
Inaugurado há duas décadas, o Txai Itacaré é considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, e tem como missão oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade como itens essenciais para garantir a qualidade de vida em um perfeito equilíbrio. Para isso, oferece, em meio a uma paisagem privilegiada, uma estrutura com um dos melhores spas do Brasil, o Shamash Healing Space, e uma gastronomia que mescla ingredientes regionais e técnicas internacionais.  Localizado na região sul da Bahia, está inserido em uma preservada Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia.
  • Prêmios do Txai Itacaré
Condé Nast Johansens Luxury Hotel Guide
2017 – “Best Water Side Hotel”
2015 - “Best Water Side Hotel”
2014 - “Best for Romance”

Outros Prêmios
2018- Certificado de Excelência TripAdvisor
2018- Traveller Made
2017 – Traveller’s Choice Trip Advisor
2016 – Certificado de Excelência Trip Advisor
2015 - Environment Trophy Relais&Châteaux

Nenhum comentário: