segunda-feira, 6 de julho de 2020

Yoga: A neurociência explica os benefícios da prática em crianças


Curso dará aulas teóricas e práticas deste exercício que traz bem estar
A Neurociência explica os impactos da prática de yoga no corpo e mente das crianças. De uma forma simples e divertida há inúmeros benefícios. “Ajuda na concentração, tonicidade muscular, lateralidade e identidade corporal”, explica Fernando Lauria neurocientista e fundador do Instituto Limbios.
A prática da Yoga ativa fortemente o lobo frontal, que é responsável pelas funções executivas do cérebro, como: planejamento, estratégia e raciocínio lógico, o que ajuda a promover a neuroplasticidade e neurogênese.


O exercício tem de ser realizado pela criança de forma prazerosa. “Não há uma idade mínima, desde que os exercícios estejam adequados com o desenvolvimento da criança”, relata Lauria.  “O que não pode é forçar ou permitir que tente fazer alguma coisa que não vai conseguir. Não há necessidade de indicação médica”, complementa.
Os efeitos tendem a ser imediatos, dependendo do grau de participação da criança. ...isso pode levar em torno de 2 ou 3 semanas para acontecer. Há movimentos simples que os próprios pais podem começar a aplicar nas crianças, mas é sempre bom procurar orientação profissional.
O Instituto Limbios realizará curso online de forma prática e teórica, nos dias 27 e 28 de julho, das 19h às 21h horas, para os interessados em absorverem um pouco mais os detalhes desta benéfica atividade, com a professora de yoga e pedagoga Lenise Ghiorzi. As aulas serão online pela plataforma Meet.
 “Os alunos poderão conhecer de forma teórica os benefícios e ações da yoga no cérebro da criança, bem como aprenderão exercícios que poderão ser feitos na aula e aplicados posteriormente”, finaliza o neurocientista.

Serviço:
Yoga Para crianças – Aulas práticas e teóricas
Professor: Lenise Ghiorzi (Professora de yoga e pedagoga)
Datas: 27 e 28 de julho
Horário: Das 19h às 21h
Valor: R$54,00 (cinquenta e quatro reais)
Forma de pagamento: Cartão ou boleto bancário
Link para inscrição: bit.ly/Limbios_Yoga
Contato: (11) 99930-5510


Mais Sobre o Instituto Límbios
O que é a Neurociência? Trata-se de um campo da biologia que busca responder uma das perguntas mais inquietantes de todas: afinal, como o nosso cérebro funciona?
Para responder a estas e outras questões, bem como visando uma educação humanizada e humanizadora existe o Instituto Limbios de Neurociência e Educação, localizado à avenida Pereira Barreto, 2305 - sala 02 - Santo André/SP, que oferece pós graduação, palestras e workshops com vários temas dentro da neurociência.
Criado por Fernando Lauria que é dentista de formação, mas devido a sua paixão pela área acabou se enveredando por este campo, com especialização em Neurociência Clínica e Educacional e mestrado em Neurociência pela USP, além de desenvolver, projetos de pesquisas de Neurociência, voltado para Educação, na USP.
“Consideramos que nossas emoções, e o controle delas, desempenham papel essencial em todas as funções e decisões de nossa vida, por isso, nosso nome refere-se ao centro regulador das emoções e do processamento da comunicação sócio emocional (sistema Límbico) e às estruturas funcionalmente ligadas ao nosso cérebro (BIO)”, explica Fernando Lauria.
O instituto possui uma variedade de cursos pós-graduação, palestras e workshops, entre eles: palestras para escolas e empresas; cursos livres de neurociência, pós-graduação (Neurociência da Educação e Reabilitação Cognitiva, Neuropsicopedagogia e Musicoterapia em ênfase em Neurociência), Congresso Limbios de Neurociência e Educação (em vários estados do Brasil), além do Espaço Synapses.
“No momento, devido ao isolamento social, estamos trabalhando somente com aulas online”, diz Fernando. “Mas temos no instituo o espaço Synapses, com espaço para aulas, atendimentos e estágios de nossos alunos”, complementa.
Até mesmo a logomarca é pensada na conexão entre o meio interno e externo na formação do ser. O verde representa o crescimento, a renovação e o renascimento. O azul está ligado à nossa produtividade e à prática de elementos essências na sociedade atual: respeito, diversidade, inclusão e responsabilidade social.
Os planos para o futuro são os mais variados. “Desejamos trazer nossos cursos e mais atendimentos para nosso espaço além de lançar a palestra show “Os Tons e Sons da Neurociência” uma palestra envolvendo muita musica e motivação para a busca de uma vida plena”,  finaliza.


Serviço:
Instituto Limbios de Neurociência e Educação
Avenida Pereira Barreto, 2305, Sala 02, Santo André /SP
Telefone: 11 99930-5510

Nenhum comentário: