sexta-feira, 10 de julho de 2020

#Rádio


O programa Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema chega aos 25 anos no ar, sempre trazendo o melhor das trilhas sonoras do cinema mundial.
Cinemaskope

Tudo começou de maneira tímida e discreta há 25 anos atrás quando o programa radiofônico “Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema” iniciava sua trajetória nas ondas da Rádio Educativa do PR  Eu era o produtor, pesquisador e apresentador ainda sem muito traquejo. Era um programa único especializado em trilhas sonoras cuja coleção de vinil havia começado pelas mãos de meu pai, o maestro Osval e que semanalmente era tocada no ar, que incluía Henry Mancini, Francis Lai, Michel Legrand, Mario Nascimbene, Enio Morricone, entre outros.


 O programa era editado pelo competentíssimo técnico Joaci Santos, que pasmem, me acompanha até hoje. Quando o programa já tinha um ano de existência eu já tinha o apoio do Museu da Imagem e do Som do PR e um colaborador entusiasmado que apresentava o programa. Seu nome era Márcio Veiga da Costa, professor de cinema, atualmente lecionando em Joinville. Certo dia o programa já começava a ter sua audiência solidificada quando para nossa surpresa a RPCTV veio fazer matéria e conseguimos uma pauta na edição nacional do programa “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo. Aquilo foi um grande incentivo e começamos então a incluir entrevistas com personalidades da área cultural.
De Tom Jobim a John Williams. De Riz Ortolani a André Previn. De Miklos Rosza a Bernard Hermann. De Jerry Goldsmith a Alex North. De Nino Rota a James Horner. Acompanhado dessa turma maravilhosa continuamos rumo a mais 25 anos todos os domingos às 22 horas na FM 97.1 Paraná Educativa. Edição de Joaci Santos. Colaboração de Ricardo Klass . Apoio cultural da ZOLI Eventos Exclusivos.
Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema. Produção e apresentação de Tiomkim.
( design/arte fernando helfenstei

Nenhum comentário: