sábado, 25 de julho de 2020

Japan House São Paulo - Confira a programação do projeto #JHSPONLINE
Diferentes vertentes da cultura japonesa como arte, gastronomia, literatura, entre outros, são compartilhados nas redes sociais da instituição. Confirma programação entre 27 de julho a 7 de agosto.

São Paulo, julho de 2020 - A Japan House São Paulo segue trazendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com programação repleta de conteúdo e atividades que tem como objetivo trazer informações sobre o Japão contemporâneo, respeitando o distanciamento social. A programação especial visa apresentar diariamente, diversos temas como gastronomia, literatura, arte e assuntos gerais que abordam conhecimentos, dicas e curiosidades sobre o país nipônico.
Para o período entre 27 de julho a 7 de agosto, a instituição apresenta informações saborosas sobre Wagashi, os doces tradicionais da confeitaria japonesa, que são geralmente servidos com chá verde em diferentes estações do ano e diversas celebrações. Feitos artesanalmente, são muito delicados, refinados e consumidos em todo o Japão. A proposta do vídeo com a chef pâtisserie Cristiane Sampei - que em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para aprimorar seus conhecimentos sobre a confeitaria japonesa in loco - é mostrar os diferentes tipos de Wagashi.


Falando ainda em gastronomia, o projeto também apresenta semanalmente um conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizôme), que trazem receitas com referências nipônicas, especialmente pensadas para a #JHSPONLINE. O destaque do dia 29 de julho fica por conta do Hoshigaki, tradicional caqui seco japonês, em uma receita de Telma Shiraishi. Já no dia 5 de agosto, uma variação de café com o destilado japonês Shochu Coffee será ensinada com receita de Kyoko Tsukamoto.
Na literatura, a programação para o público infantil tem como destaque a contação de histórias do recém-lançado livro ilustrado “Turma da Mônica - Lendas Japonesas”, que dá sequência à parceria com a Mauricio de Sousa Produções, agora ampliada com inclusão da Editora JBC. A história no dia 28 de julho, Momotaro, contada pelo renomado escritor e poeta André Kondo, será por meio de vídeo disponibilizado nas redes sociais da instituição cultural.
Já no Clube de Leitura, a discussão será sobre “O Livro do Chá’’, de Okakura Kakuzō. Considerado um livro essencial para entender a cultura do chá no Japão, ele foi lançado em 1906 e visava trazer mais desse conhecimento para além do arquipélago nipônico. Os encontros do Clube de Leitura possuem curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e visam ampliar o acesso dos brasileiros ao universo literário produzido no Japão.
O público poderá contar também com conteúdo sobre Budô, destacando o Aikidô, que faz parte das artes marciais de origem japonesa que possui modos de conduta transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância. Por meio de vídeos, mestres dos esportes apresentados na exposição "Dō: a caminho da virtude" mostram alguns movimentos simples que podem ser testados em casa e contam sobre importantes aspectos filosóficos da modalidade. Nessa edição, voltada para a prática com crianças, serão ensinados exercícios simples de alongamento do Aikidô.
O artesanato também será destaque nesta quinzena com o famoso o kumiki, que no Japão refere-se a variedades de artesanato feitos em madeira, especialmente quebra-cabeças e encaixes. Os expectadores poderão aprender mais sobre essa arte e passatempo em um vídeo produzido pela Japan House Los Angeles.
Seguindo o tema, a “Conversa com o Educativo segue na temporada com o tema “A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos”, inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo também em 2019. A arquitetura também faz presença nesta conversa com os trabalhos de Kengo Kuma, um dos mais expressivos arquitetos japoneses da atualidade e responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo. Com o tema ‘’O espaço, a luz e a transparência’’, alguns de seus trabalhos serão abordados no quadro.
Falando em diálogos, na terceira edição do Conversas JHSP, o centro cultural realiza um bate-papo entre Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da Japan House São Paulo e o jornalista Zeca Camargo, que conta sobre as suas experiências em viagens pelo Japão.
Os costumes japoneses seguem com grande importância na programação, agora apresentando o Meishi, nome usado para designar "cartão de visita" como parte de uma tradicional formalidade no Japão. A troca de cartões é revelada como fundamental não somente no ambiente dos negócios, mas também na vida cotidiana. E para finalizar a programação quinzenal, o Hanabi Taikai - festividade japonesa realizada durante o verão em diversas cidades de todo o país, onde são queimados fogos de artifício – é destacada em uma postagem para o público conhecer mais sobre a história dessa importante comemoração japonesa.
Confira abaixo a programação completa entre 27 de julho a 6 de agosto:
27 de julho – Segunda-feira
Os tipos de Wagashi com Cristiane Sampei
Wagashi é o nome utilizado para os doces tradicionais japoneses. Feitos de maneira artesanal, são muito delicados e refinados e consumidos em todo o Japão. Nesse vídeo, a chef patissière que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para aprimorar seus conhecimentos sobre a confeitaria japonesa in loco, fala um pouco sobre os diferentes tipos de wagashi.
28 de julho – Terça-feira, às 16h
Conversa com o Educativo/ A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos
Um encontro inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2019, explora a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês.
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline 
Contação de História Momotaro - ‘Turma da Mônica - Lendas Japonesas’ 
Dando sequência à parceria com Mauricio de Sousa Produções, agora ampliada com inclusão da Editora JBC, a Japan House São Paulo apresenta em sua programação online a contação de história Momotaro, do recém-lançado livro ilustrado Turma da Mônica - Lendas Japonesas, feita pelo renomado escritor e poeta André Kondo.
29 de julho – Quarta-feira
Gastronomia - Hoshigaki
Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPONLINE. Essa semana, o tradicional caqui seco japonês terá destaque em receita de Telma Shiraishi.
30 de julho – Quinta-feira
CLUBE DE LEITURA // 10º ENCONTRO: O Livro do Chá, @ Okakura Kakuzō
O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A proposta é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2VSn7Az 
*ATENÇÃO: durante a quarentena, os encontros do Clube de Leitura serão realizados online, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso será enviado por e-mail após a inscrição.
31 de julho – Sexta-feira
Budô - Artes marciais japonesas | Aikidô - alongamento para crianças
No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. Mestres dos esportes apresentados na exposição "Dō: a caminho da virtude" a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade. 
03 de agosto – Segunda-feira
Kumiki
No Japão, kumiki refere-se a variedades de artesanato em madeira, especialmente quebra-cabeças e encaixes. Produzido pela Japan House Los Angeles, o vídeo traz um exemplo dessa arte e passatempo. 
04 de agosto – Terça-feira, às 16h
Conversa com Educativo /
Kengo Kuma: O espaço, a luz e a transparência
Responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo e de diversas outras obras, Kengo Kuma é um dos mais expressivos arquitetos japoneses da atualidade. Nesta conversa, a partir de alguns de seus trabalhos, falaremos sobre a criação de espaços diáfanos e contemporâneos, que dialoguem com seu entorno, com a cultura japonesa, com técnicas artesanais e com o respeito pelos materiais.
Costume japonês 
Meishi é nome usado para designar "cartão de visita". A troca desses cartões tem muita importância na cultura japonesa e há uma etiqueta especial para essa ação. 
05 de agosto – Quarta-feira
Gastronomia - Shochu Coffee
Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPONLINE. Essa semana, uma variação de café com o destilado japonês Shochu Coffee será ensinada em receita de Kyoko Tsukamoto 
06 de agosto - Quinta-feira, às 19h, no Instagram
Conversas JHSP: Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Zeca Camargo (jornalista e apresentador)   
Natasha Barzaghi Geenen conversa com Zeca Camargo. O jornalista, que já esteve no Japão por diversas vezes, incluindo uma longa estadia de quase um mês, por ocasião de reportagens especiais para os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2010, conta sobre suas impressões sobre o país nipônico.
07 de agosto – Sexta-feira
Hanabi Taikai
Durante o verão japonês, festivais de fogos de artifício (Hanabi Taikai) acontecem em diversas cidades essas importantes comemorações serão apresentadas ao público e sua história abordada. 
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  
Instagram: @japanhousesp  

Nenhum comentário: