terça-feira, 28 de julho de 2020

Comportamento

Teólogo e Cientista Social revela passos para
o melhor convívio familiar em tempos de quarentena


Mulher sentada no sofá

Descrição gerada automaticamente



A quarentena gerou diversos resultados na população, inclusive dentro dos lares. Dentro desta situação, as famílias tiveram que se adaptar em seu convívio, descobrindo desafios e qualidades a serem trabalhadas. Sheikh Jihad Hammadeh revela alguns pontos que podem colaborar com o convívio em tempos de pandemia.

De acordo com o teólogo muçulmano brasileiro, cientista social, historiador e palestrante, as pessoas reagiram de formas diferentes, cada uma de acordo com seus valores, mentalidade, personalidade e crença. Algumas se uniram mais às suas famílias e outras se afastaram, brigaram e se isolaram.



Ainda, por meio de sua interação nas redes sociais sobre o assunto, Hammadeh destaca que as principais dificuldades dentro de casa são: manter a paciência e o equilíbrio espiritual e mental.

Para lidar com estas situações, o Sheikh indica alguns passos principais. “A meditação, as boas maneiras, a paciência e o diálogo, são os melhores meios para ajudar no bom convívio”, revela.

Para colocar em prática estes pontos, é importante praticar “a conversa sobre temas que agregam e que são agradáveis, isso sempre aproxima. Porém, se for um assunto polêmico, então, o respeito à opinião do outro e discordar com a boa educação, são importantes para que um diálogo flua de forma positiva”, orienta o cientista social.

É possível que o diálogo seja difícil dentro da família, sendo assim, o teólogo orienta que “as pessoas devem saber quais pontos são os mais complicados para serem abordados e evitá-los o máximo possível. Quando as pessoas têm dificuldade em dialogar, então é importante saber em quais momentos ela está em melhor condição para conversar e quais são os temas que ela gosta para iniciar um diálogo produtivo. Certamente, escolher as palavras positivas e elogiosas são as melhores escolhas para esse início”.

Ainda, Hammadeh cita um trecho em que o Profeta Mohamad diz: "Fomos ordenados a falar com as pessoas de acordo com a mentalidade delas". Sendo assim, o palestrante explica que precisamos nos manter sociáveis para alcançarmos uma paz mais satisfatória.

“O ser humano é, por natureza, um ser sociável e por isso, necessita de outras pessoas para alcançar uma vida feliz. Precisa de alguém para conversar, rir, desabafar, conviver, portanto, é necessário entendermos que conviver com as pessoas é preciso. Para isso o ideal é que façamos a nossa parte de aproximação”, explica o Sheikh.

O historiador também aborda a importância do autocuidado para um melhor desenvolvimento social, mas que isso não deve ser realizado apenas para ‘fora’, mas em primeiro lugar pensando naqueles que estão mais perto. “Cuidamos da nossa aparência para sermos agradáveis e, assim, sermos aceitos no nosso interior e pelo outro. Porém, muitos esquecem que devem dar prioridade aqueles que estão no nosso convívio mais próximo, como a família e amigos”, finaliza Sheikh Jihad Hammadeh.





Sheik Jihad

Instagram: @sheikjihad
YouTube: jihadhammadeh

Site: 
https://jihad.com.br/

ATRIBUIÇÕES ATUAIS:
Presidente do CALCEE – Centro Árabe-Latino de Cultura e Estudos Estratégicos, Presidente do ICP- Instituto Cinco Pilares, Vice-Presidente da UNI- União Nacional das Entidades Islâmicas Membro do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil
Consultor sobre Islam para vários meios de comunicação.
Palestrante, debatedor e entrevistado no Brasil e exterior sobre diversos assuntos ligados a religião, cultura e à história, como também conflitos no Oriente Médio, refugiados e direitos humanos.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

– 
Ex-Presidente do Conselho de Ética da UNI – União Nacional das Entidades Islâmicas.

– Empresário na área de educação.
– Foi consultor das novelas “O Clone” e “Salve Jorge” da Rede Globo de Televisão.
– Assessorou a estrutura e organização religiosa voltada para os atletas muçulmanos na Vila Olímpica durante as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.
– Participa de vários programas de TV entre eles, Record News, Jornal da Gazeta, CNN, Jornal da Cultura entre outros.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:

– História pela Uniban São Bernardo do Campo.

– Estudos Sociais pela Uni A, Santo André.
– Teologia e Jurisprudência Islâmica pela Islamic University de Medina (Araubia Saudita).
– Curso de Extensão “Fé na Prevenção – Prevenção do uso de drogas em instituições religiosas e afins”, UNIFESP e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
– Meste em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário: