terça-feira, 5 de maio de 2020

#TVCultura


NANOTECNOLOGIA É TEMA DO CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES

EDIÇÃO INÉDITA VAI AO AR NESTA QUINTA-FEIRA (7/5), A PARTIR DAS 23H45, NA TV CULTURA

Nesta quinta-feira (7/5), o Cientistas Brasileiros Entre os Melhores apresenta o trabalho do Dr. Ado Jorio e de sua equipe no laboratório de nano espectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No episódio inédito, é possível ver a aplicação da nanotecnologia para a identificação do Mal de Alzheimer e também no nosso dia a dia – com os protetores solares, pastas de dente, etc. Vai ao ar, inédito, às 23h45, na TV Cultura
.


Telas flexíveis e mais resistentes, computadores supervelozes, baterias mais duráveis e, até mesmo, teletransporte. Isso tudo pode se tornar realidade por meio da nanotecnologia, que se caracteriza pela manipulação da matéria em escala nanométrica. O nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. "A definição não é simples. Você pode dizer que fazer chá seria nanotecnologia, mas o conceito moderno envolve o domínio e a manipulação de átomos e moléculas", afirma Jorio na edição.
Jorio é graduado em física pela UFMG, instituição pela qual também obteve grau de Doutor em Ciências, em 1999. Estudou por um ano no Institute Laue-Langevin, na França, e ainda trabalhou como pós-doutor no Massachussets Institute of Technology (MIT). Hoje, seu trabalho é voltado para o estudo de nanoestruturas de carbono, visando contribuir para a biomedicina.

Nenhum comentário: