domingo, 24 de maio de 2020

[TV Cultura] Destaques da Semana | 25 a 31 de maio


DESTAQUES DA SEMANA

25 A 31 DE MAIO

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312181317_01.png
Roda Viva – Celso Lafer
Nesta segunda-feira (25/5), o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer é o convidado do Roda Viva. O ex-chanceler tem comentado a política externa do atual governo e alertado para o risco de o Brasil se afastar de aliados tradicionais na Europa, como a França e Alemanha, em função de um alinhamento automático com os Estados Unidos. Alerta, ainda, para o perigo de perda de mercados para os produtos brasileiros, ao afrontar grandes parceiros comerciais, como a China. A bancada de entrevistadores será formada por Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Alba Santandreu, correspondente da Agência EFE; Henrique Gomes Batista, repórter do O Globo e da revista época; João Ruela Ribeiro, correspondente do site Público no Brasil; e Marcos Guterman, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo. Haverá ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Mediada por Vera Magalhães, a entrevista será transmitida ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, TwitterFacebookYouTube e LinkedIn.


https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312181636_02.png
#Provoca – Viviane Mosé e Debora Diniz
Nesta terça-feira (26/5), o #Provoca recebe remotamente a poetisa, filósofa e psicóloga Viviane Mosé e a antropóloga e professora universitária Debora Diniz. Na edição, são debatidos temas como o atual governo, a quarentena, feminismo e aborto. Quando perguntada sobre as ameaças que a fizeram deixar o Brasil em fevereiro deste ano, Debora diz: “Foram ameaças contínuas, sistemáticas, persistentes. São copiadas à reitora da Universidade de Brasília e boa parte dos meus colegas de departamento na faculdade de direito, ameaçando que se eu retornasse haveria um massacre aos alunos e à universidade. Isso são operações a mim de milícias virtuais, de perversos, covardes”. Com apresentação de Marcelo Tas, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312181716_03.png
Opinião Nacional ­– Lockdown
O Opinião Nacional desta quarta-feira (27/5) traz uma reflexão sobre o Lockdown, medida defendida por muitos especialistas como a única saída para barrar o contágio do novo coronavírus na capital paulista e região metropolitana. Como seria, na prática, esta medida? O que diz a legislação? Quais são as contrapartidas que os governos têm de dar à população quando essa decisão é tomada?. Para responder essas e outras questões acerca do assunto, de forma remota, o programa conta com a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Deisy Ventura, o advogado especialista em direito de estado Pedro Serrano e o economista Fábio Klein. Apresentado por Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Modernistas – Mário de Andrade
Nesta quarta-feira (27/5), a série Modernistas relata a vida e a obra de Mário de Andrade, um dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Mário exerceu múltiplas atividades e em cada uma delas foi mais genial que na outra. Ao todo, foi pesquisador, musicista, professor de piano, escritor, agente cultural, folclorista e fotógrafo. O episódio inédito é conduzido pelo seu sobrinho Carlos Augusto de Andrade e ilustrado por um rico acervo de fotografias, além de uma visita à antiga casa do artista, hoje um centro cultural. O ator Paschoal da Conceição interpreta Mário de Andrade em alguns momentos. O documentário inédito vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200313140019_04.png
Cientistas Brasileiros Entre os Melhores – Maria José Campagnole
Cientistas Brasileiros Entre os Melhores desta quinta-feira (28/5) mostra o trabalho da Dra. Maria José Campagnole no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com pós-doutorado no Department Of Brain and Vascular Research da Cleveland Clinic Foundation nos EUA, é professora titular desde 2006 na UFMG. Lá atua, principalmente, no desenvolvimento de medicamentos contra a asma. A exibição vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312181906_05.png
MINIDocs, do Palco para o Mundo – Kashena Sampson
Nesta sexta-feira (29/5), o MINIDocs segue em Nashville, trazendo a música norte-americana. No episódio, quem vai ao lendário Blackbird Studio é a cantora e violonista folk Kashena Sampson, que performa canções como Wild HeartIt’s a Long Way Back e Work of Art, além de apresentar um pouco de seu passado musical. A atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312181943_06.png
Cultura Livre – Douglas Germano
Cultura Livre deste sábado (30/5) recebe o cantor e compositor Douglas Germano, que apresenta seu disco Escumalha. Ele mostra algumas composições como Chapa, Escumalha Valhacouto; também fala sobre o tema da sua pesquisa que deu origem a esse trabalho. Além disso, o Cultura Livre exibe uma preciosidade do acervo da TV Cultura: a participação do escritor brasileiro João Antônio Ferreira Filho no programa De Conversa Em Conversa, em 1975. Apresentado por Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Clássicos – Mozarteum Brasileiro – Orquestra Sinfônica de Bamberg
No sábado (30/5), o Clássicos mostra um concerto da Orquestra Sinfônica de Bamberg, na Sala São Paulo, sob regência do maestro Jonathan Nott. Sobre a apresentação, focada em Beethoven, o regente diz: “Acredito que é um desafio, nos dias de hoje, tocar as sinfonias de Beethoven devido à força destas obras. As composições são tão conhecidas que as pessoas comparecem aos concertos com suas próprias ideias sobre como elas devem ser. Deveríamos tocar estas obras como se não houvesse amanhã. Fazer com que a Sexta Sinfonia de Beethoven, por exemplo, possa soar tão possante como era quando foi escrita”. Com as presenças do pianista Maciej Pikulski e do clarinetista Günther Forstmaier, o concerto vai ao ar às 23h, na TV Cultura.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20200312182010_07.png
Sr. Brasil – Leila Pinheiro e Jarbas Mariz
Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin, vai ao ar neste domingo (31/5) com Leila Pinheiro e Jarbas Mariz. Leila canta Cada tempo em seu lugarPaulista e Eu agradeço ao céu/Como é linda a natureza. Jarbas interpreta Mulher do Anibal, Forró em Caruarú e Sebastiana. A atração é exibida às 9h, na TV Cultura.

Café Filosófico – Epidemias e seus impactos na história da humanidade – Leandro Karnal
Café Filosófico deste domingo (31/5), gravado em formato de live, vai ao ar com uma análise do historiador Leandro Karnal sobre como a humanidade viveu os impactos causados por epidemias e como o momento atual pode promover mudanças na maneira de viver e se relacionar da sociedade. O programa inédito vai ao ar às 19h, na TV Cultura.

Persona – Gabriel Villela
Persona deste domingo (31/5) recebe Gabriel Villela. O diretor de teatro, cenógrafo e figurinista brasileiro já dirigiu mais de 40 espetáculos e participou de diversos festivais internacionais. Seu espetáculo Romeu e Julieta foi apresentado por duas temporadas no Globe Theatre, em Londres. A entrevista feita por Dib Carneiro Neto e Fernando Neves, com mediação de Atilio Bari, vai ao ar às 21h, na TV Cultura.

Nenhum comentário: