quinta-feira, 7 de maio de 2020

SÉRIE DE TV PERCORRE PELOURINHO ONDE ERAM CASTIGADOS OS PRIMEIROS AFRICANOS TRAFICADOS AO BRASIL

 
2º episódio de Sankofa – A África que Te Habita vai ao ar nesta sexta-feira (8), às 20h30, no canal de TV pago Prime Box Brazil
 
Pelourinho de Cabo Verde, onde os primeiros africanos traficados ao Brasil eram castigados, é o local de memória visitado no 2º episódio da série Sankofa – A África que Te Habita. O programa também abre espaço à análise de especialistas sobre a ressignificação turística por qual passou o bairro na capital baiana que importou a forma de opressão dos colonizadores portugueses. A exibição nacional é nesta sexta-feira (8), às 20h30, no canal de TV pago Prime Box Brazil.
 
Historicamente, o Pelourinho ficou associado ao local de súplica contra violência assustadora aplicada sobre uma pessoa. Esse é o entendimento partilhado por Paulo de Jesus, Professor Doutor de História da África da UFPB. O pesquisador elucida o caráter simbólico da dor. “Um senhor punia um africano escravizado que cometia um erro, com a intenção de evitar que outros cometessem. Então, o pelourinho vira essa referência de uma punição exemplar e pública”.
 
Cabo Verde é o primeiro de nove países do tráfico transatlântico que o afro-brasileiro, César Fraga, e o Professor de História da UERJ, Maurício Barros de Castro, percorreram, extraídos em 10 episódios. Uma expedição desacreditada por africanistas. “Disseram que a gente não ia encontrar mais essa memória e que esses espaços não estavam conservados. Encontrar aquele símbolo desse trágico capítulo da humanidade, para nós foi emocionante”, explica César sobre o Pelourinho. Neto de mulher escravizada, ele idealizou o projeto para resgatar as origens de sua ancestralidade.
 
Para Mauricio, a experiência reeducou seus sentimentos. “Eu cresci vendo imagens do [Jean Baptiste] Debret e uma das mais celebrizadas é justamente a do açoite, que era de um negro escravizado, nu e acorrentado num pelourinho. A repetição dessa imagem, ao contrário de causar um certo choque, vai também te naturalizando essas violências. E quando eu estava na África, eu desnaturalizei isso, porque eu percebi que ali era onde tudo tinha começado, por conta dessa empreitada colonial escravista europeia”, revela o pesquisador da diáspora africana convidado por César para o projeto.
 
A partir dos anos 1980, o bairro baiano foi transformado em local de resistência. “Se sofrer a punição no passado, foi também uma prova de desrespeitar os limites impostos pelos senhores, residir no Pelourinho significou construir, sob condições adversas, uma sociabilidade própria da gente negra de Salvador, que criou o Olodum, o Afoxé Filhos de Gandhy e outras referências culturais de matrizes africanas”, contextualiza Paulo. Sankofa – A África que Te Habita é assinada pela FBL Criação e Produção, dirigida por Rozane Braga, roteirizada por Zil Ribas e com fábulas mitológicas narradas pela atriz Zezé Motta.
 
SOBRE PRIME BOX BRAZIL
 
O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe produções nacionais de vários gêneros, com destaque para séries, documentários, bem como curtas, médias e longas metragens. Abre espaço para novos criadores, ao estimular a diversidade regional, e diretores consagrados. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Music Box Brazil (dedicado à música nacional), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Prime Box Brazil é distribuído por NET, Claro, Sky, Vivo, Oi, entre outras operadoras do país, e plataformas Prime Video e TeleUP no mercado internacional.

Nenhum comentário: