domingo, 1 de março de 2020

Desenvolvimento infantil é tema de podcast da Plataforma Gente
“Olhos de Criança” vai ao ar segunda, dia 2 de março

Como as crianças estão pensando o futuro? O que elas estão fazendo para mudar a sociedade a sua volta e se tornarem agentes transformadores? Essas são algumas perguntas que vão conduzir o novo episódio da temporada de podcast da Plataforma Gente. “Olhos de Criança” vai ao ar segunda, dia 2 de março, e é baseado no estudo “Eu, Criança: Presente do Futuro”, feito pelo Gloob em parceria com o Coletivo Tsuru e o Quantas. Para acessar o conteúdo basta clicar no link https://gente.globosat.com.br/formato/podcast/  .


Apresentado pelo sociólogo Tulio Custódio, o podcast vai receber Mariana Loducca Kok, mãe, psicóloga e idealizadora do Tsuru, coletivo que promove pesquisa de comportamento. “Sabemos que as crianças são mais flexíveis e estão mais abertas a questões do dia a dia. O nosso ponto de partida para a pesquisa foi entender como o olhar dos pequenos está mais relevante hoje em dia e como eles estão conseguindo dialogar com as diferenças de uma maneira que os adultos não conseguem”, explica Mariana.
De acordo com o material, as crianças desenvolvem perspectivas diferentes frente ao mundo polarizado em que vivemos, trazendo soluções simples para questões complexas, competência essa que já não se percebe mais quando essas crianças chegam à idade adulta. Tanto o estudo quanto o podcast apresentam fatores que podem contribuir para que as crianças tenham seu potencial máximo alcançado e assim consigam sugerir mudanças no entorno.
Mariana explica que há um tripé que colabora para esse processo. “Se os pais delegam responsabilidade em casa para seus filhos, que pode ser lavar louça ou arrumar os brinquedos, eles fazem e ganham confiança em casa. Quando chegam na escola se sentem fortes para expressar opiniões e conquistam o respeito dos colegas. A partir daí eles estão seguros e com disposição para criar ideias e pensar em soluções práticas que contribuam com a sociedade”, afirma.
O podcast também fala sobre questões que podem dificultar essa evolução infantil, como a superproteção dos pais. De acordo com a pesquisa, 87% dos responsáveis entrevistados são superprotetores. Além disso, a Túlio e Mariana também vão falar sobre a presença da tecnologia e como os recursos multimídia podem ser bons ou ruins para o desenvolvimento das crianças.
Com a curadoria do B9, a 2ª temporada de podcasts da plataforma Gente traz 20 programas temáticos divididos em 10 entrevistas e 10 debates em formato de mesa redonda. A maioria dos episódios é inspirada nos estudos lançados na plataforma e todos os programas podem ser acessados através dos seguintes links:
Plataforma Gente
B9
Spotify

Sobre a Plataforma Gente
Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é a plataforma de estudos e insights sobre o consumidor brasileiro. É aberta a todos, acesse: http://gente.globosat.com.br/.

Nenhum comentário: