terça-feira, 25 de fevereiro de 2020



Arquitetura de Lina Bo Bardi se transforma em tela cinematográfica para exibição das obras de Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e dos irmãos Lumière
Sesc Pompeia exibe clássicos do cinema com trilha sonora ao vivo e projeção mapeada na Área de Convivência
Atividade Gratuita
Trechos do filme A saída da fábrica Lumière em Lyon (1895) dos irmãos Lumière |divulgação

Durante três dias, de 28 de fevereiro a 01 de março de 2020, das 14h às 21h, a Área de Convivência do Sesc Pompeia exibe gratuitamente filmes clássicos da história cinematográfica e por meio da técnica do vídeo mapping, utiliza a arquitetura de Lina Bo Bardi como suporte de projeção.  Por meio da criação deste ambiente, o coletivo Coletores  faz a exibição de três filmes: A obra dos irmãos franceses Lumière A Saída dos Operários da Fábrica Lumière em Lyon (1985), Que Viva México! do diretor Sergei Eisenstein (1931) e Um Homem com Uma Câmera do diretor Dziga Vertov (1929), ambos soviéticos.
O vídeo mapping ou projeção mapeada, é uma técnica de projeção de conteúdo audiovisual que pode ser realizada em qualquer tipo de superfície, transformando-a em telas gigantes. Por meio da criação deste ambiente, o coletivo Coletores busca dialogar com as três produções históricas do cinema mundial, intercalando-as com a produção visual e sonora do coletivo. A atividade acontece em diversos horários e é indicada para todos os públicos.



Sobre o coletivo
COLETORES é um coletivo de arte/intervenção urbana, formado em 2008 pelos artistas Toni William e Flávio Camargo, que tem como proposta trabalhar a cidade como meio e suporte para suas ações, a partir de conceitos como arte e jogo, arquitetura do precário, design social, arte interativa, arte relacional além do trânsito entre diversas linguagens como; instalação, stêncilweb art, fotografia, interfaces de baixas tecnologias, game art, vídeo mapping e publicações impressas.
O coletivo nasce da necessidade dos membros do grupo em reivindicar novos usos e ocupações para o espaço público, assim como redesenhar plataformas de aprendizado e fruição estética em territórios marcados pela desigualdade e exclusão.
Com um histórico de ações que pensam a cidade, as pessoas e as relações entre arte, cidade, tecnologia e o público, o coletivo COLETORES procura ao longo de sua trajetória, caminhos que explorem as diferentes formas de jogar e interagir com a cidade. Por não possuir atelier próprio, realiza sua produção em trânsito há quase dez anos, passando por espaços públicos que vão de áreas em comunidades, ocupações, escolas, universidades, assim como, espaços institucionais voltados para arte e cultura.

Sobre os filmes exibidos
A Saída dos Operários da Fábrica Lumière em Lyon (1985)
Sinopse: Plano único da saída dos trabalhadores da Fábrica Lumière, em Lyon, França
Direção: Irmãos Lumière
Duração:  46 segundos (filme) e 25 minutos (com performance)
Dia: 28 de fevereiro de 2020, sexta
Horários: 14h, 15h, 16h, 17h e 18h

Um Homem com Uma Câmera (1929)
Sinopse: Cinegrafista (Michail Kaufman) que filma a cidade moderna e a relação da vida cotidiana.
Direção: Dziga Vertov
Duração: 80 minutos
Dia: 29 de fevereiro de 2020, sábado
Horários:  14h, 16h e 18h

Que viva México!  (1931)
Sinopse: A história e a cultura do México, desde a era pré-colonial até a época contemporânea, são descritas por Eisenstein neste documentário.
Direção: Sergei Eisenstein
Dia: 01 de março de 2020, domingo
Duração: 103 minutos
Horários: 12h, 14h e 16h



SERVIÇO:
Cinema e Vídeo Mapping
Dia 28 e 29 de fevereiro de 2020, sexta e sábado, às 14h, e 01 de marços de 2020, domingo, às 12h
Local: Área de Convivência
Gratuito. Livre

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia

Nenhum comentário: