segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Evento mundial em Barcelona dá a largada para o Smart City Expo Curitiba 2020

Premiada na capital catalã, Curitiba se prepara para a terceira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo


Fórum em Barcelona reuniu mais de 24 mil visitantes. Foto: Smart City Expo World Congress/Divulgação

 
Curitiba foi destaque no Smart City Expo World Congress 2019, maior fórum de cidades inteligentes do mundo, realizado em Barcelona, na Espanha, nos últimos dias 19 a 21 de novembro. A capital paranaense foi premiada pelo projeto Vale do Pinhão — movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade — como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo pelo World Smart City Awards 2019. A premiação integra o fórum mundial e reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovem o desenvolvimento urbano.


 
Uma comitiva de Curitiba acompanhou o evento e agora a cidade dá a largada para a terceira edição brasileira do evento mundial, o Smart City Expo Curitiba 2020 (SCECWB), que será realizado na capital paranaense nos dias 26 e 27 de março de 2020. A empresa especializada em soluções para cidades inteligentes iCities, que organiza o evento no Brasil, projeta que o SCECWB 2020 atraia 10 mil pessoas, o que representa um crescimento acima de 40% em relação a 2019. Em 2018, a feira reuniu 5.577 participantes e, neste ano, 6.790.

O slogan do SCECWB 2020, que será sediado no Expo Barigui, é “Smart Cities in Action”. “Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities. Na primeira edição do Smart City Expo Curitiba, em 2018, falamos muito sobre inovação como motor para o desenvolvimento econômico, e na segunda, em março passado, sobre como planejar as cidades que queremos. Agora, vamos não só planejar, mas agir para transformar nossas cidades”, afirma Caio Castro, sócio-diretor do iCities.
 
Paraná no Smart City Expo World Congress

Cerca de 50 pessoas, incluindo gestores públicos, empresários, investidores, pesquisadores e acadêmicos, integraram a comitiva oficial do Brasil que acompanhou o evento na capital catalã. “A comitiva foi uma iniciativa muito rica para fazermos projetos interessantes ao redor do mundo acontecerem aqui no Brasil. Vimos na prática não só soluções tecnológicas, mas também em nível institucional e social”, explica Beto Marcelino, diretor do iCities e embaixador da FIRA Barcelona no Brasil.

Com o tema “Cidades feitas de sonhos”, o Smart City Expo World Congress teve a participação de mais de 700 delegações de cidades, 1.100 expositores e 400 palestrantes. O prefeito Rafael Greca esteve presente e apresentou, ao lado do iCities, iniciativas inovadoras de Curitiba, como o premiado Vale do Pinhão. Durante o fórum, Greca assinou a adesão de Curitiba à Alianza Latam SmartCity, plataforma que vai conectar experiências e colaborar na troca de informações com outras cidades inteligentes das Américas.


Diretores do iCities e membros da comitiva brasileira reunidos com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Divulgação
 
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também visitou o Smart City Expo World Congress durante sua estada em Barcelona, que teve agenda organizada pelo iCities. O governador se encontrou com o CEO da FIRA Barcelona, Ricard Zapatero. A FIRA é um consórcio público-privado formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, que organiza o evento mundial e promove internacionalmente os fóruns de cidades inteligentes. No evento do Brasil, a FIRA é representada pelo iCities.

Smart City Expo Curitiba 2020 já tem ingressos à venda

Os ingressos para o congresso do Smart City Expo Curitiba 2020 já estão disponíveis por R$ 900 (inteira) e R$ 450 (meia entrada para estudantes, professores, deficientes e idosos). O acesso à feira expositiva é gratuito, mediante entrega de 1 kg de alimento, agasalhos e itens de higiene. Os ingressos podem ser adquiridos em www.smartcityexpocuritiba.com.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de smart city para municípios de todo o país.

Nenhum comentário: