terça-feira, 22 de outubro de 2019

Rio de Janeiro


Foto de: Além do Espectro: Um ano de uma família confrontando o autismo
Fique por dentro da programação do primeiro dia do Festival Assim Vivemos no CCBB Rio
 
FILMES SOBRE AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN SÃO EXIBIDOS INICIA, DIA 23, COM ENTRADA FRANCA.
 
  A nona edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. A partir das 13h30m, os cariocas poderão conferir as seis produções do primeiro dia do evento que segue até 4 de novembro no Centro Cultural Banco Brasil Rio de Janeiro. Integram a programação 38 produções de 20 países e serão promovidos quatro debates, sempre às 19h, sobre os temas Família e estímulo (24), Inclusão pela arte (25), Autismo (31) e Moradia assistida (1.11) e duas oficinas, de 16h às 18h: O Que Você Vê, com Moira Braga (26) e Sentidos, com Matheus Trindade (2.11). Toda programação é gratuita e pode ser conferida nohttp://www.assimvivemos.com.br/2019.
 
O primeiro filme vem da Alemanha. O longa “Menina de Areia”, de Mark Michel, mostra o universo de uma jovem escritora que não pode falar ou andar e ainda sim traz um ensaio documental sobre liberdade e percepção.  Às15h30m é a vez do longa-metragem canadense “Além do Espectro”, de Steven Suderman, que conta a história das mudanças que acontecem na família do pequeno Oskar de dois anos quando é confirmado seu diagnóstico de autismo. O longa russo “Casa da Liberdade”, de Maxim Yakubson, será exibido às 17h30m e traz os primeiros anos da vida de uma jovem russa que sai do hospital psiquiátrico e vai para uma pequena cidade para poder viver com outras pessoas com deficiência. Fechando a programação, três curtas-metragens sobre personagens com síndrome de down compõem o horário das 19h30m: do Reino Unido,“Diálogo entre Richard Hunt e Sonia Boue”, de Richard Hunt; o belga “Retorno de Sooi”, de Marc Bryssinck e o israelense “Rei Shimon”, de Ariel Mayrose. A classificação dos filmes é livre, exceto “O Retorno de Sooi Dingemans”, destinado a maiores de 14 anos. 
 
Para fotos e releases, clique aqui:https://agenciafebre.com.br/releases-15
 
OS FILMES
Menina de areia – Sandgirl (Alemanha, 2017, 1h 24min) Dir. Mark Michel. LIVRE
Uma jovem escritora que não anda nem fala nos convida a conhecer seu universo único. Um ensaio documental sobre liberdade e percepção.
 
Além do Espectro: Um ano de uma família confrontando o autismo – Beyond the Spectrum: A Family's Year Confronting Autism (Canadá, 2016, 1h 26min.) Dir. Steven Suderman. LIVRE
Quando o filho de dois anos, Oskar, é diagnosticado com autismo, essa atarefada família de sete pessoas decide parar tudo por um ano para se concentrar nas terapias do menino. Enquanto se esforçam para se conectar com ele, confrontam-se com uma questão crítica: aceitar Oskar significa aceitar seu autismo? 
 
Casa da Liberdade – House of Freedom (Rússia, 2019, 1h 21min.) Dir. Maxim Yakubson. LIVRE
Dina Loskutova é uma pessoa com deficiência severa. Ela se muda do hospital psiquiátrico onde morava para uma residência coletiva em uma pequena cidade de Razdolie, onde pode viver com outras pessoas com deficiência. O filme nos fala sobre sua vida e sobre os prazeres e dificuldades dos primeiros anos de vida autônoma. 
 
Diálogo entre Richard Hunt e Sonia Boue – Richard Hunt e Sonia Boue in Conversation (Reino Unido, 2018, 5 min.) Dir. Richard Hunt. LIVRE
Richard Hunt é um artista com síndrome de Down. Depois de ganhar o prestigioso prêmio britânico Shape Open para artistas com deficiência, Richard decide expandir sua técnica para incluir escultura e superfícies com textura, dando prosseguimento à sua bem sucedida colaboração com a artista autista Sonia Boué.
 
O Retorno de Sooi Dingemans – The Return of Sooi Dingemans (Bélgica, 2018, 21 min.) Dir. Marc Bryssinck. 14 ANOS
O retrato de Sooi, um homem com síndrome de Down se mescla com uma recriação de cenas da Odisseia, de Homero. No curta-metragem, há identidades trocadas, disfarces, desorientação. Sooi é retratado como alguém que está nos primeiros estágios da demência. Ele esquece as coisas, vagueia pela casa dos idosos, comete erros de identidade e fica enredado em delírios.
 
Rei Shimon – King Shimon (Israel, 2018, 59 min.) Dir. Ariel Mayrose. LIVRE
“Rei Shimon”, um jovem com síndrome de Down que vive na periferia de Israel e que tem grande conhecimento sobre a música Mizrahi (um estilo musical específico dos judeus de ascendência oriental). Shimon quer ser um DJ. Ele tem a oportunidade de realizar este sonho quando é aceito em uma escola de radialismo. O filme segue a batalha pessoal e social de Shimon na sua tentativa de comandar um programa na radio da escola.
 
O FESTIVAL
Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Depois do Rio, o evento segue para Brasília, entre 12 e 24 de novembro, e São Paulo, entre 27 de novembro a 9 de dezembro. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil através da lei de incentivo a cultura, com produção da Cinema Falado Produções.
 
A seleção de 2019 conta com obras da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Itália, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia. Os países com maior número de produções - cinco cada - são Brasil, Itália e Nova Zelândia. Estados Unidos e Reino Unido serão representados com três filmes cada e, da Índia e da Rússia virão dois. Os outros participam com uma obra cada entre os curtas, médias e longas-metragens. Os temas são variados – amor, esporte, arte, entre outros - reunindo histórias e experiências de e sobre a pessoa com deficiência.
 
Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. 
 
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
 
Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
23 de outubro a 4 de novembro de 2019
Horário: Quarta-feira a segunda-feira, 9h às 21h

Nenhum comentário: