sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Literatura.

Saiba como melhorar a comunicação e a convivência com os filhos
Livro do prestigiado psicólogo clínico Kevin Leman, traz dicas aos pais e mães que desejam melhorar o diálogo, o respeito e a cooperação no âmbito familiar
A situação não é rara: de repente, o convívio entre os familiares é envolvido por um estresse debilitante. As crianças brigam sem parar, o filho adolescente fica cada vez mais isolado sem se comunicar e o cônjuge parece estar indiferente. O que fazer quando o lar já não é o mesmo de antes? Para ajudar o leitor a lidar com essa situação, melhorar a comunicação com os filhos e criar um ambiente de bem-estar, paz e união, Kevin Leman, doutor em Psicologia Clínica e famosa autoridade em assuntos relacionados à educação de filhos, lança a obra Transforme sua família em cinco dias, novidade que chega ao Brasil pela Editora Mundo Cristão.


Longe de apresentar fórmulas ou métodos impossíveis, o autor trata a questão das transformações positivas na família com sabedoria e precisão adquiridos ao longo de toda uma vida de estudo, ensino e vivência no assunto. Confira abaixo, três dicas para melhorar o diálogo e a convivência em seu lar:
Escolha suas palavras, mude sua família
O que você diz e a maneira como diz, tem tudo a ver com a forma como seus familiares reagem. Escolher as palavras que usa com os adolescentes, crianças ou o cônjuge é o pontapé inicial necessário rumo à jornada de uma família transformada. Na hora de se comunicar, é melhor não dar opiniões fechadas, negativas ou diretas. Especialmente se as crianças já não são mais tão pequenas assim. Dialogue com elas, faça perguntas, incentive a reflexão conjunta, escute os motivos pelos quais fizeram algo e chegue a acordos que mantém a união e compreensão de todos.
Dizer que se interessa pela opinião deles, perguntar como foi o dia, o que fizeram, como estão e conhecer mais seus gostos: de filmes, músicas, livros e séries. Estes podem ser ótimos passos para melhorar a conexão com os jovens.
A maneira como enxergamos a vida
Muitos pais se esforçam bastante para tratar todos os filhos da mesma maneira. A verdade, contudo, é que não se deve tratá-los igualmente, pois cada um é único e diferente, desde a maneira de pensar até a forma de agir. Cada membro da família possuí talentos singulares e a responsabilidade dos pais é identifica-los, avaliar pontos fortes e fracos e, então, conduzir os filhos de maneira saudável, a fim de capitalizar essas habilidades em benefício de todos.
Porém, não é possível fazer isso sem entender qual a melhor maneira de se comunicar uns com os outros. Tudo tem a ver com o modo como cada um enxerga a vida através de lentes particulares. Para ter um lar transformado, é preciso ver a partir da perspectiva dos demais familiares. Dessa forma, entender e reconhecer os talentos ímpares de cada um, de modo que todos se sintam respeitados e especiais, pode, sim, ajudar a melhorar a convivência em casa.
Ensine perdão através do diálogo – seja o exemplo
É importante estabelecer uma comunicação direta entre pais e filhos, sempre expondo a verdade sobre o que pensam e sentem, mas, claro, sem ser rude ou magoar. Dizer “Sinto muito, não deveria ter dito (ou feito) isso”, não “arranca” pedaços. Na verdade, desculpar-se é muito benéfico para estabelecer uma autoridade saudável com os filhos. Ainda, é ótimo dizer “Eu estava errado. Por favor, me perdoe”. Isso fará com que os jovens considerem seus responsáveis pessoas incríveis, que também praticam o perdão. Assim, quando eles estiverem em alguma situação semelhante, não terão medo e saberão que podem ter uma comunicação confiável com os pais, tendo neles o exemplo para pedir perdão e perdoar quando necessário.
Ficha Técnica:
Título: Transforme sua família em cinco dias
ISBN: 978-85-433-0466-3
Páginas: 224
Formato: 14x21
Categoria: Família
Preço: R$ 49,90
Sinopse: Repleto de testemunhos inspiradores, informações curiosas e abordagens divertidas, Transforme sua família em cinco dias traz um apanhado de conteúdos importantes para todo leitor que deseja ser um agente participativo na restauração de seu lar.
No livro, Kevin Leman, psicólogo clínico de fama internacional, aborda diversos temas preciosos para a saúde da família e mostra soluções possíveis para os problemas do dia a dia, tudo por meio de uma proposta fácil e altamente prática.
 Sobre o autorKevin Leman é autor e psicólogo internacionalmente reconhecido. Fez pós-graduação e doutorado em Psicologia Clínica na Universidade do Arizona (EUA) e é fundador e presidente de Couples of Promise, uma organização que tem por objetivo ajudar casais a viver o relacionamento de maneira sólida e feliz. Suas afiliações profissionais incluem a Associação Americana de Psicologia, a Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão, o Registro Nacional de Provedores de Serviços de Saúde Psicológica e a Sociedade Norte-Americana de Psicologia Adleriana. Uma autoridade quando o assunto é comportamento e família. 
Conhecido por seu bom humor e praticidade, Kevin é autor best-seller do New York Times e já escreveu dezenas de livros de sucesso sobre temas relacionados à vida conjugal e familiar, paternidade e desenvolvimento pessoal. Entre eles, figuram as obras: Transforme seu filho até sexta, O sexo começa na cozinha e Mais velho, do meio e caçula, publicados no Brasil pela Editora Mundo Cristão. Casado há mais de quatro décadas com Sande Leman e pai de 5 filhos, vive em Tucson, Arizona.

Nenhum comentário: