domingo, 28 de abril de 2019

#literaturaatual


#literaturaatual

Literatura Positivo conquista Selo Altamente Recomendável da FNLIJ para seis obras
Premiação destaca os melhores livros do Brasil
Há 45 anos, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) seleciona e analisa as obras consideradas de melhor qualidade para a leitura de crianças e jovens. O reconhecimento é um dos mais importantes em termos de qualidade literária e premia os melhores livros brasileiros com o Selo Altamente Recomendável, nas categorias Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro; Teórico; Tradução/adaptação (criança/jovem/informativo/reconto); Escritor Revelação; e Ilustrador Revelação..


Em 2019, seis obras do Grupo Positivo  foram selecionadas para receber o selo: Casa de passarinho, de Ana Rosa Costa, com ilustrações de Odilon Moraes (categoria Criança);  Bichos da noite, de Mariana Ianelli, com ilustrações de Odilon Moraes (categoria Criança); Uma história pelo meio, de Elvira Vigna com ilustrações de Raquel Matsushita (categoria Criança); Só de brincadeira, de Leo Cunha, com ilustrações de Anna Cunha (categoria Poesia); Um livro pra gente morar, com ilustrações Daniel Cabral e seleção e organização de Silvia Oberg (categoria Poesia); e A flor do mato, de Marcelo Pimentel (categoria Livro de Imagem).
A premiação, de acordo com a editora de Literatura do Grupo Positivo, Cristiane Mateus, é um importante estímulo para todos os envolvidos no desenvolvimento das obras premiadas. “É com grande alegria que recebemos  mais essa conquista. Com a classificação de Altamente Recomendáveis, os livros acabam ganhando ainda mais visibilidade e, por consequência, um número maior de leitores também”, comemora.
As obras premiadas, além de serem selecionadas para fazer parte do Acervo Básico da FNLIJ, que tem como objetivo orientar a compra e acompanhamento pedagógico para o seu uso efetivo em sala de aula, ainda estão concorrendo ao Prêmio FNLIJ - O Melhor para Criança, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis. A lista dos vencedores será publicada em junho, no site da Fundação.

Conheça as obras altamente recomendadas:
Casa de passarinho - Editora Positivo
Ana Rosa Costa, com ilustrações de Odilon MoraesA vivacidade do traço rascunho de Odilon Moraes e o texto veloz de Ana Rosa Costa constroem uma narrativa que oscila entre a realidade e a fantasia. Desse encontro de autores, nasce um livro de ritmo ágil, como a brincadeira de duas crianças protagonistas desta história.
Bichos da noite- Editora Positivo
Mariana Ianelli, com ilustrações de Odilon Moraes
Primeira obra voltada ao público infantil, de uma das mais importantes poetas brasileiras da atualidade, Mariana Ianelli. Seu texto fala de forma poética do medo da noite, mas principalmente da fantasia que essa hora que se repete sempre pode proporcionar. Odilon Moraes utiliza suas experiências em cidades pequenas – onde os bichos, verdadeiros ou imaginários, tomavam as casas, para interpretar a obra. Uma parceria inédita na literatura infantil brasileira.
Uma história pelo meio - Editora Positivo
Elvira Vigna, com ilustrações de Raquel Matsushita
Como o próprio título sugere, a história começa pelo meio. Afinal, lembra a autora, uma premiada romancista, ninguém sabe como as coisas começaram. Acima de tudo, este livro é um elogio à leitura, não a que se resume ao enredo, mas àquela que instiga o leitor a criar sua própria história. Em 2018, conquistou o Selo Seleção Cátedra Unesco de Leitura.
Só de brincadeira - Editora Bergamota
Leo Cunha, com ilustrações de Anna Cunha
Pipa, bambolê, amarelinha,... as brincadeiras que encantavam a infância do escritor Leo Cunha são retratadas em forma de poesia e ilustradas com imagens delicadas e suaves de Anna Cunha.  Os poemas aproximam o contador da criança, levando-os a um universo de imaginação. Em 2018, conquistou o Selo Seleção Cátedra Unesco de Leitura.
Um livro pra gente morar - Editora Positivo
Organização de Silvia Oberg e ilustrações de Daniel Cabral
Uma antologia de 14 poemas de autores brasileiros renomados. A casa representa um espaço especial de experiências da infância – lugar de acolhimento, afetos, socialização, devaneios e brincadeiras que preparam as crianças para se aventurarem na vida e no mundo. Foi finalista do Prêmio Nami Concours 2018 e recebeu o Selo Cátedra Unesco de Leitura 2018
A flor do mato - Editora Bergamota
Marcelo Pimentel
Um menino brinca perto da mata e se distrai com uma borboleta, sem perceber que ela o leva direto na direção de uma menina. Uma narrativa que explora o imaginário popular, por meio de uma personagem lendária do folclore brasileiro, a Comadre Florzinha. O segundo livro autoral do premiado ilustrador Marcelo Pimentel. Teve ilustração laureada no concurso internacional "Image of the book", na Rússia.
. 

Nenhum comentário: