segunda-feira, 17 de abril de 2017

MON Café \ DESTAQUE DA HORA \

Produtores regionais e produtos artesanais: o novo cardápio do MON Café
 MON Café \ Curitiba PR

Espaço passou a ser comandado pelo renomado chef Flávio Frenkel e agora oferece um menu inteiramente artesanal, com muitos ingredientes produzidos por paranaenses

 Um cardápio inteiramente artesanal, com ingredientes produzidos do norte ao sul do Paraná. Essa é a nova proposta do MON Café, que agora é comandado pelo chef Flávio Frenkel, reconhecido como um dos principais cozinheiros do estado e que comanda outros dois negócios: a Anis Gastronomia, considerada uma das principais empresas de catering para eventos do sul do Brasil, e a Anis Presto, que fica na Mercadoteca e oferece pratos típicos da alta gastronomia, mas com preços mais acessíveis e um serviço rápido, no estilo fast-food.

“Meu objetivo é oferecer uma experiência regional, com produtos fornecidos por produtores paranaenses e produzidos pela nossa cozinha, de forma artesanal e sem a adição de corantes, conservantes e outros ingredientes artificiais”, explica Flávio. Segundo o chef, os destaques do cardápio são os sanduíches especiais, dez no total. “Somos reconhecidos pelos embutidos que produzimos na Anis. Por isso, fizemos questão de montar uma linha preparados com eles e que levam ainda pães de fermentação natural e lenta, preparados com farinha de altíssima qualidade e algumas de moagem artesanal”, destaca.


Frenkel explica que esses embutidos tem uma função ainda mais especial no cardápio: representar as diversas etnias do Paraná.  “Com a produção artesanal desses produtos, queremos resgatar essa diversidade étnica que marca o Paraná. A Cracóvia (um salame artesanal), por exemplo, é preparada com a receita tradicional dos imigrantes poloneses. A Bresaola e o Pastrami, por sua vez, seguem os rígidos processos ensinados pelos italianos e pelo judeus, respectivamente, que migraram para o nosso estado. Enfim, estamos buscando contar essa história através dos nosso embutidos”, destaca.

Entre as opções, estão sanduíches de Pastrami com queijo Appenzeller derretido com aïoli e tomilho no pão sourdough integral tostado; de presunto artesanal grelhado, coberto com queijo Appenzeller, ovo frito com ponto da gema à escolha do cliente e pão sourdough branco tostado; de Cracóvia coberto com queijo colonial Witmarsun, tomates assados, manjericão, agião, aïoli no pão sourdough grelhado. O menu ainda conta com opções vegetarianas e veganas.

Para tomar, o chef seguiu a mesma linha dos pratos, apostando na produção artesanal. Um dos destaques é suco de Uva Tercí com alecrim. “Essa uva foi trazida pelos colonos italianos do Paraná e buscamos regatar essa história com essa bebida, que é o equilíbrio perfeito entre o tanino da uva e a doçura do alecrim”, explica o chef. O café, afinal de contas, não poderia passar batido. E não passou. “Fizemos um blend com três tipos de grãos produzidos no norte do Paraná e que são fornecidos semanalmente para nós, garantindo o frescor e a qualidade da bebida”, ressalta Frenkel.

Doces – A parte que mais interessa do cardápio para algumas pessoas também recebeu uma atenção especial do chef. Entre as opções, estão clássicos como o bolo Red Velvet, o Boston Cream, as tortas Alemã, Banoffi, de maçã, de muffin de amora, além do cheesecake produzido com ricota artesanal e que leva uma calda de frutas vermelhas e o brownie, que pode ser servido frio ou quente e ainda pode ser acompanhado por uma bola de sorvete de baunilha artesanal.

Panquecas, pratos quentes e saladas – O cardápio ainda conta com opções para quem não abre mão de um prato quente ou de uma salada refrescantes. Entre as opções de panquecas – produzidas diariamente com farinha 00, para dar mais leveza a massa –, estão:

- Costela assada com molho pomodoro de tomates romanos amadurecidos no pé e gratinada com queijo parmesão uruguaio;

- Frango caipira com molho cremoso de queijo, pomodoro e gratinada com o parmesão uruguaio;

- Salmão defumado com ricota fresca, molho branco e parmesão uruguaio gratinado;

- Vegetariana, recheada com verduras grelhadas e ricota coberta com molho branco e pomodoro, gratinada com queijo parmesão uruguaio.

Entre os pratos quentes, estão as massas lisas (Tagliatelle, Spaghetti ou Pappardelle) e as recheadas (Ravioli di arrosto, recheado com carne assada; Ravioli di Baccalà, recheado com bacalhau desfiado puxado no azeite de oliva extra virgem e o Ravioli di mozzarella, recheado com mozzarella de búfala), produzidas diariamente utilizando 50% de “grano duro italiano” e 50% de farinha 00 argentina. Para acompanhar, é possível escolher uma das sete opções de molhos caseiros:

 - Pomodoro: feito de tomates romanos amadurecidos no pé cozido com ervas por 5 horas, passado na peneira grossa, perfumado com manjericão fresco.

- Bolognese: feito de maneira tradicional leva 60% de carne bovina magra e 40% de lombo de leitão moído. Cozinha em caldo de carne artesanal com ervas, tomate fresco e o osso do presunto de Parma para aromatizar.

- Ragu de Cassinella: feito à base de linguiça suína produzida pela equipe da Anis Gatsronomia, é aromatizada com semente de erva doce e alecrim.

- Pesto: molho tradicional a base de manjericão fresco, queijo parmesão, alho e amêndoas torradas.

- Queijo: feito com base em molho bechamel leva queijo appenzeller e parmesão.

- Funghi: feito de maneira tradicional com quatro tipos diferentes de cogumelos. Não leva creme de leite na composição, somente caldo caseiro de carne, vinho branco e tomilho.

- Ragu da semana: toda semana será servido um ragu artesanal diferente, de carnes como coelho, javali e costela.

Por fim, o menu ainda possui oito opções de saladas, adquiridas diariamente de produtores locais, com ênfase em produtos orgânicos e de plantação natural. Os molhos que acompanham as saladas são produzidos artesanalmente e não utilizam realçadores de sabor ou estabilizantes artificiais. São elas:

CAPRESE: Salada tradicional italiana com tomates romanos de plantação natural, mozzarella de búfala, pesto e folhas de manjericão. Acompanha uma fatia de focaccia grelhada.

GREGA: Salada de tomate de plantação natural, pepino, cebola roxa, queijo de cabra e azeitonas Kalamata, temperada com alho frito em azeite de oliva e orégano. Acompanha uma fatia de focaccia grelhada.

AMERICANA: Coração de alface americana de plantio natural, confete de bacon, molho cremosos de Martini e lascas de parmesão Uruguaio.

AMERICANA COM SALMÃO DEFUMADO: Coração de alface americana de plantio natural, lâminas de salmão defumado em nossa cozinha central, molho de iogurte com limão coberto com ciboulette.

LEGUMES GRELHADOS: legumes marinados em ervas frescas e azeite de oliva grelhados em chapa de ferro acompanhado de ciabatta grelhada coberta com ricota fresca temperada produzida em nossa cozinha central.

FOLHAS: Mix de folhas variadas com molho a escolher. Mostarda e mel, queijo azul cremoso, iogurte com limão, ervas com azeite de oliva e molho cremoso de Martini.

FOLHAS COMPLETAS: Mix de folhas, com tomates, pepinos, croutons, cubos de frango e lascas de parmesão com molho a escolher: mostarda e mel, queijo azul cremoso, iogurte com limão, ervas com azeite de oliva e molho cremoso de Martini.

TABULE DE QUINOA: Quinoa cozida no caldo de verduras caseiro e cominho com pepino, tomate, cebola roxa, salsinha e hortelã, acompanha uma fatia de focaccia grelhada.

FOLHAS COM SALMÃO GRELHADO: Mix de folhas variadas com molho a escolher. Mostarda e mel, queijo azul cremoso, iogurte com limão, ervas com azeite de oliva e molho cremoso de Martini, acompanhado de filé de salmão fresco grelhado.

FOLHAS COM QUICHE: Mix de folhas variadas com molho a escolher. Mostarda e mel, queijo azul cremoso, iogurte com limão, ervas com azeite de oliva e molho cremoso de Martini, acompanhado de quiche da sua preferência.


SERVIÇO
MON Café
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-230
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h (o almoço é servido das 12h às 18h)
Telefone: 3350-4458

Nenhum comentário: