quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

“Biênio da Matemática 2017-2018.

Brasileiro premiado vem a Curitiba lançar Biênio da Matemática
Evento será na próxima segunda-feira de manhã, dia 20, na Fecomércio da Visconde do Rio Branco
O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, do Rio de Janeiro, estará em Curitiba na próxima segunda-feira (20) para participar do lançamento regional do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” (bieniodamatematica.org.br), que será realizado no Brasil. O evento será às 10 horas na Fecomércio da Visconde do Rio Branco, 931, e contará com a participação de representantes de escolas, professores, diretores e educadores. A promoção é da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado paranaense Alex Canziani (PTB).

O Biênio da Matemática tem como principal objetivo promover o raciocínio lógico e abstrato e o ensino da disciplina no país, por vezes estigmatizada por muitos alunos nas salas de aula, o que, direta e indiretamente, contribui para a péssima posição do Brasil nas avaliações. Em 2015, no último exame do “Programme for International Student Assessment” (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática.
Neste ano, o Brasil sediará a “Olimpíada Internacional da Matemática” (IMO 2017, em inglês) com a participação de mais de 140 países. No ano que vem será a vez do “Congresso Internacional de Matemáticos” (ICM 2018), a ser presidido por Viana, que concebeu e lidera o projeto do Biênio, incluído no calendário nacional através da Lei 13.358, de 7 de novembro de 2016. Matemático reconhecido internacionalmente, Viana diz que a inclusão do Brasil no mapa mundial da matemática expressa o prestígio dos pesquisadores brasileiros na comunidade científica internacional. “Esses eventos compõem uma oportunidade única de disseminar a importância da matemática”, acrescenta.
Marcelo Viana é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o “Grande Prêmio Científico Louis D.”, principal premiação científica da França, oferecido pelo “Institut de France”. Com graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Matemático das Américas (“Mathematical Council of the Americas”), editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Mais informações sobre o currículo dele no http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4793910D1 , e mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o professor Yuan Jinyun, diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), (41) 9 8518-6035 ou (41)3361-3400.
----
Sobre Alex Canziani
Presidente do PTB-PR, quarto-secretário da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Congresso Nacional. Foi relator, naquela Casa Legislativa, do projeto de lei que criou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o que instituiu o Pronatec.
Mais informações: www.alexcanziani.com.br.

Informações para a imprensa
Centro de Comunicação

Nenhum comentário: