terça-feira, 28 de julho de 2015

Design \ Por Fúlvio Benício \ TENDÊNCIA = UNIFORMIZAÇÃO


TENDÊNCIA = UNIFORMIZAÇÃO
     Segundo o dicionário, tendência é todo movimento social, espontâneo ou induzido, que aglutina um grupo significativo de pessoas em torno de comportamentos ou características semelhantes, identificáveis em um tempo determinado, seja curto, médio ou longo. São sinais pré anunciados que acontecerão e que interferirão no consumo e no comportamento das pessoas, direcionando desejos e gostos. Mas isto não é moda? Quando falamos a palavra Moda, não se deve remeter apenas ao vestuário, mas também ao Design, Arquitetura, Arte entre outros.
   Vendo outro dia, uma entrevista da estilista Carolina Herrera, lhe perguntaram sobre tendências e ela respondeu que não seguia, por achar que tudo ficava muito uniforme, as pessoas, a moda e isto servia apenas para um tipo especifico de pessoas – para os militares e para o exército. Concordo com a afirmação, porque moda vai e vem e o que fica é o estilo, e estilo, ou você tem ou você não tem!!!.
   Mas seguindo adiante e por outras paisagens, estas tendências seguem também no Design. Quem acompanha as Feiras de Design e entre elas, a Feira de Milão, a do ano passado e deste ano, viu-se pouquíssimas diferenças ou quase nenhuma mudança, quanto as cores, materiais, texturas e etc e creio que não haverá mudanças significativas pelos próximos dois anos. Talvez por estarmos (mundo) passando por uma crise. Alguns estão seguindo com exagero, a máxima dita pelo Arquiteto Mies Van Der Rohe “Menos é Mais”, mas os mesmos esquecem o que disse o Arquiteto-Designer Robert Venturi “Menos é um Tédio” e é o que está acontecendo, na qual estão todos muitos parecidos e fazendo as mesmas coisas (cópia = tédio) e fica-se em um círculo vicioso. (Menos é Mais”>Menos é um Tédio”>Menos é Mais”>Menos é um Tédio”......).
  Mas, uma outra tendência, e que veio pra ficar, é a da sustentabilidade, onde o mundo anteriormente vivia em um consumo desenfreado. Mas o que eu quero dizer com isso, é que com uma tendência, pode-se ter outras em outros níveis diferentes não benéficas a sociedade. Muitas das tendências, vem para quebra de paradigmas, preconceitos em todos os níveis, sejam sociais, culturais, pensamentos ou comportamentais, ou seja, a evolução.







__________________
Sobre Fúlvio B.M.

Fúlvio Benício de Mello, estudou arquitetura e é formado em Design (Produto e Gráfico) pela FAE Business School em Curitiba,  Premiado pelo Premio Sambaíba, concurso nacional de design.

Nenhum comentário: