quinta-feira, 14 de maio de 2015

Intercâmbio cultural \ Agenda

2ª edição do mini festival Duvida? neste sábado e domingo, em Curitiba


Um intercâmbio cultural entre as mais variadas artes! Esta é a proposta do Duvida? o mini festival de várias artes, que chega à 2ª edição neste final de semana, (16 e 17 de maio, das 10h às 19h) na Portfolio Escola de Fotografia. Em clima de coletividade e colaboração, o evento é gratuito e aberto a fotógrafos, artistas e o público em geral, independente da idade. Cerca de mil de pessoas são esperadas entre sábado e domingo.

Segundo o idealizador Nilo Biazzetto Neto, todos vivenciarão uma verdadeira confluência de várias artes, como o grafite, a música, o teatro, a poesia, a gastronomia, a dança e a fotografia, é claro. “Entendo que os artistas se alimentam de artes diversas, e têm necessidade de beber de outras fontes. Tribos fechadas não ampliam seus horizontes. O fotógrafo, por exemplo, não deve apenas falar sobre fotografia, mas abrir sua cabeça para conhecer mais sobre outros mundos. E isso requer referências”, observa Nilo.


Assim como na edição do ano passado, em 2015 o evento está sendo organizado sem leis de incentivo ou patrocinadores. Apenas com a força da união de várias artes, artistas e amigos que apoiam o projeto desde o início. Apesar de a entrada ser livre, a Portfolio sugere aos participantes que tragam algum tipo de agasalho, cobertor ou fraldas descartáveis.  Animais de estimação serão bem vindos. E oDuvida? incentiva as pessoas a irem de bicicleta, pois haverá onde estacioná-las.

O evento

Haverá comidas, bebidas, exposições fotográficas diversas, oficinas, shows e intervenções artísticas. Uma das principais novidades será a inauguração do Muro Galeria. Em suas partes interna e externa foram instalados painéis que serão cobertos por imagens produzidas por 12 fotógrafos participantes das duas últimas turmas do Workshop de Fotografia de Cidades, no Peru (Lima, Cuzco e Machupichu) e Colômbia (Bogotá e Cartagena). 

No Jardim Fotográfico Pela Paz, todos estão convidados a colaborar com imagens produzidas durante a caminhada Fotográfica pela Paz, em março deste ano. Basta levar o número desejado de fotografias no formato 10x15 ou 15x21cm. Quem não teve a chance de participar da caminhada também pode trazer imagens que tratem desse tema: “A Paz”, e ajudar na formação desse grande jardim. 

Serão oferecidas oficinas para todos os gostos e as idades. Colagem, costura com retalhos, produções artísticas e produção de cerveja artesanal são algumas das opções de cursos gratuitos. Alguns terão custos simbólicos, apenas no sentido de cobrir gastos com materiais e insumos relacionados a cada curso. Mas as vagas são limitadas e é preciso se inscrever na secretaria da Portfolio, pelo telefone 3252-2540.

Estão programados bate-papos sobre os mais diversos temas, que vão desde a ufologia (com exibição de vídeos sobre óvnis sobrevoando a capital paranaense) até exposições (com Tchê Vinicius e Bruno Covello), leis de incentivo à cultura (com Jul Leardini), e residências e publicações artísticas (com o fotógrafo e curador Roberto Pitella). Já Marcio Olesko falará sobre o projeto A Vida Secreta dos Brinquedos, que lhe permitiu resgatar tempos de infância e ao mesmo tempo dar boas risadas.

Para quem curte grafite, o Artestenciva e outros grandes nomes de Curitiba criarão em tempo real e em plataformas variadas. Outras intervenções artísticas serão promovidas por grupos teatrais, poetas e a Grande Roda de Tambores, que convidará os presentes a participarem com instrumentos em geral. Haverá também uma intervenção artística do estilista Alexandre Linhares e uma apresentação de Tango do grupo Alma Latina.

No sábado à noite, o músico Sergio Silvestre coordenará uma roda de fogueira com música e poesia. No domingo, shows com as bandas Rádio Vox (15h) e Six Pack Squad (18h30). O público poderá adquirir itens artísticos diversos, além de cervejas gourmet, vinho e outras bebidas. Os quitutes ficarão por conta da chef Ana Spengler.  O endereço do Duvida? é Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Duvida?
O que: Mini festival de artes.
Onde: Escola Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba.
Quando: 16 e 17 de maio, sábado e domingo, das 10h às 19h.
Entrada: Livre.
Informações: escolaportfolio.com.br / 41-3252-2540.


Nenhum comentário: