sexta-feira, 3 de abril de 2015

Catedral de Notre Dame em Paris


Grupo curitibano Papo Coral se apresenta este mês na Catedral de Notre Dame em Paris

Com projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, grupo embarca para a capital francesa, onde participa de concertos em parceria com o Coro da Catedral de Notre Dame


– A Páscoa trouxe mais do que ovos de chocolate para as crianças do Papo Coral, grupo de canto formado por 23 crianças e jovens de Curitiba. O coral paranaense foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e embarca neste domingo (5 de abril) para um projeto inédito de intercâmbio cultural com o coral infantojuvenil da igreja mais tradicional e um dos principais cartões-postais da França, a Catedral de Notre Dame de Paris.

Durante 15 dias, os cantores participarão de ensaios com um repertório que vai dos cantos gregorianos e canções da Idade Média, passando pela música brasileira até chegar aos compositores contemporâneos Benjamin Britten e Gustav Holst, interpretados pelo Papo Coral.

Em seguida, o grupo participa de 4 concertos diferentes, incluindo uma Missa Gregoriana no domingo 12 de abril, a tradicional cerimônia de fim de tarde “Véspera” em 10 de abril e de mais dois concertos nos dias 17 e 19 de abril. Toda a programação será realizada com os integrantes, regentes e equipe da Catedral. Segundo o diretor do programa de Música Sacra da Notre Dame, Sr Pierre Brouchoud, estes 15 dias serão marcados por muitos momentos de trocas, convivência e colaboração para todos os pequenos e jovens cantores.

A regente do Papo Coral, Cristiane Alexandre, destaca o enorme aprendizado pelo qual todos os integrantes do grupo passarão. “É uma grande honra ter recebido este convite. Cantar na Catedral de Notre Dame, templo e palco da obra de compositores de destaque na música ocidental, será uma experiência inesquecível para todas as crianças e jovens do Papo Coral. Sem contar que ela faz parte do imaginário das crianças com a saga de Quasimodo, Frollo e Esmeralda na história de Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame”, explica.

Nenhum comentário: