sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Contemporaneidade

Abstracionismo é tema de exposição no VITA Batel
Abstracionismo
Unindo a harmonização de cores à aplicação de materiais alternativos, como metais e fios de nylon, o artista plástico Alexandre de Paula busca a exploração emotiva, o triunfo da intuição, da cor e da ilusão. O resultado são as oito obras abstratas que compõem a exposição "Nas entrelinhas", que entra em cartaz nesta terça-feira (2) no hall de entrada do Hospital VITA Batel.

Com mais de 220 obras no estilo abstracionista, Alexandre de Paula comemora em 2014 seus 25 anos criando obras do gênero. Produtor de sua própria expressão, ele utiliza técnicas que envolvem a tinta acrílica e automotiva, além de peças metálicas que funcionam como elo entre sombras e relevo. Com o devido domínio das cores, o resultado é uma arte pura, mas não menos intrigante.

Para deixar o ambiente hospitalar mais ameno, o VITA Batel promove a arte brasileira. A exposição de Alexandre de Paula faz parte do projeto cultural do hospital que tem por objetivo promover mostras e exposições para oportunizar uma visão sobre as artes visuais. A entrada é franca.

Serviço:
Exposição "Nas entrelinhas", obras de Alexandre de Paula.
Quando: de segunda-feira a domingo, das 8 às 18h.
Onde: Hospital VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita


Galeria Teix expõe desenhos de Ricardo Humberto

Mostra ‘Uns Putos’  aberta nesta  ultima quinta-feira (4)


A Galeria Teix  nesta quinta-feira ultima  (4), teve a abertura exposição ‘Uns Putos’, do ilustrador Ricardo Humberto. São diversos desenhos e colagens em técnica mista, às vezes se apropriando de imagens existentes outras com criações do artista. “Ele organiza e compõe a partir destes elementos, exteriorizando o que seria a visão muito particular do mundo à sua volta”, diz o curador da mostra, Marco Teixeira.
Ricardo Humberto é dono de uma imensa folha corrida. Tem trabalhos publicados em diversos veículos, entre os quais a revista Gráfica e o jornal literário Rascunho, além de ter sido o responsável pelo departamento de imagens da Gazeta do Povo de 1996 a 2009. Atualmente ilustra, entre outras atividades, coluna mensal na Folha de São Paulo.
Desenhador compulsivo, não escolhe hora nem lugar para trazer à luz as imagens que povoam a imaginação dele. “Apesar de nunca antes ter se apresentado publicamente como artista, classificando-se sempre como ilustrador, basta apenas um olhar mais atento para a volumosa obra deste curitibano ímpar”, afirma Teixeira.
Com traços firmes e precisos e composições primorosas, Humberto mostra o resultado dos anos de exercícios e reflexões, através de obras inéditas criadas exclusivamente a partir da sua necessidade de expressão. Nesta exposição mostra a face que manteve oculta nestes anos, materializadas na forma de perturbadoras imagens, gritando para todos com a voz, que o artista, de outra forma, parece não ter.
De acordo com o curador, ele sempre seguiu na condição de artista outsider. “Mas agora solicita o quinhão de reconhecimento e certamente o trabalho maduro e provocativo não passará despercebido do público que até então não havia tomado conhecimento de sua existência”.
Esta exposição encerra o calendário de atividades de 2014 da Galeria Teix.

Ricardo Humberto - nasceu eu Curitiba em 1970. Ilustrador e artista gráfico, frequentou o curso superior de pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de cursos de gravura, desenho, ilustração infantil, fotografia entre outros. Porém aprendeu mais trabalhando em agências de design, gráficas de subúrbio e principalmente vasculhando bibliotecas e sebos da região.
Trabalhou na Gazeta do Povo, entre 1996 e 2009, como ilustrador e editor de arte, sendo responsável pelo departamento de imagem do jornal – fotografia, ilustração, infografia e diagramação. Coordenou e colaborou em duas reformas gráficas no jornal, 2000 e 2008 e implementou novos processos de produção na redação.
Os trabalhos de Humberto foram publicados na revista Gráfica, prestigiada publicação de design editada pelo designer curitibano Miran. Ilustrou o jornal literário Rascunho, Cândido e outras publicações literárias.


Serviço
Uns Putos
Obras de Ricardo Humberto
Periodo de 4 de dezembro  a, 31 de janeiro de 2015
Entrada gratuita

Galeria Teix
Av. Vicente Machado, 666
Curitiba / PR
41 3018.2732


Nenhum comentário: