sábado, 19 de julho de 2014

Aurora Boreal


Caçador de Aurora Boreal é recebido no Snowland
            O empresário Marco Brotto, de Curitiba (PR), conhecido como caçador de Aurora Boreal, foi convidado a conhecer o parque temático Snowland, durante sua passagem por Gramado (RS), no último dia 6 de julho.

            Acompanhado pela gerência do complexo, ele teve a oportunidade de ver o trabalho da equipe de manutenção do parque para refazer as pistas de esqui, após o fechamento da montanha de neve. “A temperatura dentro do espaço com neve estava agradável: -5ºC. O louco aqui está acostumado com -30ºC para ver as Auroras Boreais, por isso nem coloquei as roupas que o parque disponibiliza”, brinca Brotto.
 
 
Vale lembrar que o empresário será o coach de duas expedições que serão realizadas para buscar o fenômeno natural Aurora Boreal, que deixa o céu colorido e é causado pela interação de partículas carregadas de energia provenientes de uma erupção solar com a camada magnética da terra. A primeira será entre os dias 14 e 23 de setembro de 2014, com destino à Noruega (Tromsø e Oslo). A outra será entre os dias 21 de setembro e 3 de outubro de 2014, também para a Noruega (Tromsø, Oslo, Sommarøy, Andenes e Arquipélago de Lofoten - Svolvaer).
            A Expedição Boreal, além da surpreendente busca às luzes do Norte, terá atividades culturais, de lazer e contato com a natureza. Entre elas, visita ao Museu Polaria, onde o grupo poderá apreciar o Oceanário e assistir a documentários sobre a Aurora, os Fiordes, a Fauna e a Flora da região; passeio pelo Centro Científico do Norte da Noruega (Nordnorrsk Vitensenter), que é um museu interativo cheio de experiências que oferece aos visitantes um filme panorâmico da Aurora, além de conhecer cervejarias e o pub mais antigo de Tromsø. Serão abertas apenas 20 vagas para cada grupo.
            Conheça mais sobre o fenômeno - Quando as auroras ocorrem no hemisfério Norte, são chamadas de boreais. Já quando são no hemisfério Sul, chamam-se austrais. Dependendo das moléculas de ar que as partículas encontram na atmosfera, ganham uma cor esverdeada, alaranjada ou ainda tons azuis ou vermelhos.
            Brotto procura o fenômeno desde 2008, quando no Alasca teve uma tentativa frustrada e não viu absolutamente nada. A primeira vez que teve sucesso foi em 2011, na Noruega. Em fevereiro de 2014, também na Noruega, ele completou a nona expedição. Pessoas do Brasil todo já foram auxiliadas remotamente ou viajaram junto com Brotto, de cidades como São Luiz do Maranhão, Foz do Iguaçu, Brasília, Aparecida, Montes Claros, Porto Alegre e São Paulo.
“Nunca senti emoção semelhante na minha vida. Já li várias lendas, inclusive que as crianças não podem apontar o dedo para não virarem pedras. O espetáculo é indescritível. A sensação de estar no meio do nada, com metros de neve ao seu redor e sozinho quando, de repente, o céu começa a se iluminar com luzes verde/violeta e o som da aurora suavemente se inicia é única. Admiração e medo se confundem!”, acrescenta.
O espetáculo da natureza foi até palco de um pedido de noivado. “No fim de 2012, levei minha namorada Laurize Ruzza para a Noruega. Ficamos dez dias procurando o fenômeno. Na primeira vez que ela viu a aurora boreal, fiz o pedido”, conta Brotto.
            No fim de 2014, o caçador pretende completar o trajeto por todos os países do Ártico onde é possível ver a aurora. Ainda faltam Groenlândia, Rússia e Canadá, neste último, ele pretende fotografar uma cena rara: um urso polar com a aurora de fundo. EUA, Noruega, Islândia, Finlândia e Noruega estão entre os países onde o curitibano já presenciou o fenômeno. “Eu já vi a aurora mais de 50 vezes, com certeza”, conta o aventureiro que pretende lançar um livro com as fotos feitas durante as caçadas.
            Enquanto está em Curitiba, ele manda informações para outros viajantes, pela internet, para ajudá-los a encontrar o fenômeno. Explicando de forma simplificada, as condições ideais para que se veja a aurora boreal são: frio, céu limpo – de preferência que não seja na fase da lua cheia –, escuridão e presença das partículas solares em atrito na atmosfera. Brotto utiliza 10 tipos de mapas e gráficos para aumentar a probabilidade de visualização da aurora.
Veja os locais em que Marco Brotto presenciou a aurora boreal:
Estados Unidos
Finlândia
Islândia (Iceland)
Noruega
Região de Svalbard (Pólo Norte)
Suécia
 

Nenhum comentário: