quarta-feira, 17 de junho de 2020

Literatura Atual.

Clássico “A história das ilusões e loucuras das massas” de Charles Mackay ganha nova edição
Livro fala sobre a lógica dos cisnes negros, loucuras coletivas, comportamentos ilógicos de grupos e crenças absurdas que levaram milhares à ruína
De acordo com o dicionário, histeria significa um comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por terror ou pânico. E na história assistimos a diversos episódios em que esse comportamento tomou conta da sociedade. Movimentos antivacina, o bug do milênio, o fim do mundo Maia, as teorias da conspiração, os ditos lugares amaldiçoados... é fato que a mente humana pode criar mais caos quando se depara com momentos de desespero. Os ditos cisnes negros – armadilhas da mente -, são realmente devastadores.


A Faro Editorial lança este mês o clássico “A história das ilusões e loucuras das massas” de Charles Mackay, um poeta e jornalista britânico que estudou o efeito do desespero e do medo coletivo na sociedade. Nesta edição, traduzida por Eduardo Levy, foram incluídos uma série de eventos contemporâneos e, muitos,  ocorridos no Brasil como o Plano Cruzado, demonstrando que os momentos de histeria coletiva sempre marcaram a nossa história.
O termo que faz referência a esse movimento do caos são os ditos Cisnes Negros, cunhado pelo autor Nassim Nicholas Taleb, fazendo a relação com a raridade de um animal como o cisne de penugens enegrecidas com acontecimentos impactantes na sociedade, que tendem a alterar o raciocínio lógico dos seres humanos.
Diante de eventos inesperados e histerias coletivas, nós perdemos parte da capacidade de lidar racionalmente com a situação, de julgar o que é mais coerente e até de explicar o que realmente aconteceu. O desafio proposto neste clássico é ler as tendências dos comportamentos humanos e se desprender das ilusões das massas. Esse é o caminho para sobreviver a esses eventos assustadores sem perder a cabeça e os negócios.
Passando por bolhas econômicas, religião, costumes, astrologia, caças às bruxas e política, o autor, Charles Mackay, apresenta aqui exemplos de grandes histerias que mudaram o curso da humanidade. Mackay não trata apenas de eventos, mas de tendências de comportamento que se repetem, ilustrando com exemplos específicos notáveis e até engraçados.
Se estudar a história da loucura das massas sempre foi relevante, hoje é ainda mais importante. Na Idade Média, um rumor insano levava meses, às vezes anos, para percorrer o mundo. Hoje, bastam poucos segundos. Assim, as ilusões populares têm um poder que jamais tiveram sobre nossos antepassados: dispomos de meios para tornar seus efeitos mais desastrosos.
Cada época tem seu desvario peculiar, e vivemos um neste exato momento — algum esquema, projeto ou fantasia em que mergulhamos, impulsionados pelo amor ao lucro, pela necessidade de excitação ou a simples força da imitação. Fracassando nesses, resta-nos alguma loucura relacionada a causas políticas, religiosas ou ambas.
Como diria o economista Roberto Campos: A loucura humana tem um passado glorioso e um futuro promissor!

Ficha técnica
Título: A história das Ilusões e loucuras das massas
Nº de páginas: 224
Preço: R$39,90

Sobre o autor:

CHARLES MACKAY (1814-1889) foi um poeta, jornalista e escritor do Reino Unido. Sua mãe morreu logo após seu nascimento e seu pai era oficial da marinha. Nascido em Perth, na Escócia, e educado em Londres e em Bruxelas, passou a maior parte de sua juventude na França. Atuou como correspondente da revista Time durante a Guerra Civil Americana, e seus trabalhos são até hoje considerados clássicos para entender a sociedade.
SOBRE A EDIÇ̧ÃO:
Traduzida, editada e com anexos contemporâneos escritos por Eduardo Levy.  Criador do curso de Inglês pela Literatura, formado em Letras/Inglês com ênfase em Estudos Literários e Filosofia, ambos na UFMG, e Literatura Inglesa na University of Wisconsin-Madison.

Nenhum comentário: