domingo, 6 de outubro de 2019

O meu canal de TV .

https://tvcultura.com.br/upload/fpa/comunicados/20191004115058_topo-gilmar.png

DESTAQUES DA SEMANA

DE 7 A 13 DE OUTUBRO

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145433_segunda.png
Roda Viva – Gilmar Mendes
Nesta segunda-feira (7/10), o centro do Roda Viva será ocupado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Alvo das atenções de todo o País, diante da revelação feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, de que pretendia matá-lo a tiros, Gilmar Mendes está habituado a polêmicas. Participam da bancada de entrevistadores: Dora Kramer, colunista da Revista Veja; Márcio Falcão, editor do site Vortex Media; Vera Magalhães, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site BR Político; Josias de Souza, colunista do UOL; e Eduardo Scolese, editor de Poder do jornal Folha de S. Paulo. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso. Apresentado por Daniela Lima, o programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, TwitterFacebookYouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Cartão Verde – Ronaldão
Na segunda-feira (7/10), o Cartão Verde recebe o ex-zagueiro Ronaldo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Ronaldão, campeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa de 94, duas vezes campeão brasileiro com o São Paulo, time com o qual conquistou também o bicampeonato da Libertadores e do Mundial de Clubes no início dos anos 90. Ronaldão se junta ao apresentador Vladir Lemos e aos comentaristas Vitor Birner Roberto Rivellino, para analisarem a rodada de final de semana do Brasileirão, os jogos de ida das semifinais da Libertadores e os fatos que foram destaque no universo esportivo. O programa vai ao ar às 19h45, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003181721_estreia.png
Cinematógrafo – Origem do Cinema
Estreia nesta segunda-feira (7/10), às 23h30, a série Cinematógrafo, que aborda o universo do cinema. Este primeiro episódio fala sobre a origem do cinema - como surgiu, quais foram os primeiros filmes e quem foram as pessoas que criaram essa grande arte que é a cinematografia. O Cinematógrafo vai ao ar às segundas-feiras, às 23h30.


https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145444_ter-a.png
#Provocações – Sidarta Ribeiro
Marcelo Tas recebe nesta terça-feira (8/10), o neurocientista Sidarta Ribeiro,professor titular e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do NorteNesta edição, ele fala sobre seu recém-lançado livro O Oráculo da Noite – A História e a Ciência do Sonho, da Companhia das Letras, e também sobre o potencial da maconha e de alucinógenos para tratar diversas doenças. O #Provocações vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com reapresentação aos domingos, às 19h30.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145450_quarta.png
Opinião Nacional – A importância do mercado gastronômico brasileiro
Nesta quarta-feira (9/10), o programa aborda a importância do mercado gastronômico brasileiro, em especial o de São Paulo. Discute este setor de serviços como indutor de desenvolvimento econômico de baixo impacto e grande valor agregado, criação de postos de trabalho, em maior número até que a indústria, e ainda com a vantagem de não ser poluente. Fala também sobre a gastronomia como propagadora de cultura e como tempero para as relações sociais e afetivas. O programa recebe a chef de cozinha Morena Leite e o sociólogo e estudioso da culinária brasileira Carlos Alberto Dória. Com apresentação de Andresa Boni, a atração vai ao ar na TV Cultura, às 22h15.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003181709_estreia.png
Hubble, uma jornada cósmica – Estreia
Ainda nesta quarta-feira (9/10)tem estreia na tela da Cultura. Produzida pela 20th Century Fox, a serie Hubble, uma jornada cósmica vai ao ar às 22h45. Para marcar seu 25º aniversário, o National Geographic conta a história definitiva do projeto científico de maior sucesso da NASA de todos os tempos, o Telescópio Espacial Hubble, que capturou milhares de imagens impressionantes do espaço e revolucionou nossa compreensão do universo. Narrada pelo astrofísico Neil de Grasse Tyson, a produção traz entrevistas reveladoras com os principais atores por trás do telescópio, os astronautas que o consertaram e astrofísicos como Stephen Hawking.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145458_quinta.png
Crisálida – Terceiro episódio
Nesta quinta-feira (10/10), às 19h15, vai ao aro terceiro episódio de Crisálida – série que apresenta histórias de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Neste capítulo, chamado O Direito de Ser Surdo, Rubens é um jovem surdo que aprende Libras à revelia do pai, que o vê como doente. Ele tem que lutar dentro de casa pelo direito de ser surdo. Criada por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, a produção é uma parceria entre a Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145504_sexta.png
Persona em Foco – Dedé Santana
Na sexta-feira (11/10), o Persona em Foco recebe o ator, apresentador, diretor, dublador, humorista e roteirista Dedé Santana. Famoso por ter integrado o grupo humorístico Os Trapalhões, Dedé foi criado por uma família descendente de ciganos, entre artistas de circoEntrou no seu primeiro espetáculo circense apenas com três meses de vida, atuando com sua mãe. A peça era o famoso drama A Cabana do Pai Tomás. No picadeiro, Dedé foi palhaço, acrobata, trapezista, domador de elefantes e chegou até a fazer o globo da morte. No programa, ele é entrevistado pelo escritor Rafael Spaca, autor do livro O Cinema dos Trapalhões – por quem fez e por quem viu, e pela atriz Sylvia Massari. Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.
Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música II
Nesta sexta-feira (11/10), à 0h45, a série Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música – apresenta o programa Coração da Serrinha. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, no Rio de Janeiro. É liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo. A série registra a diversidade e a pluralidade da sonoridade da nossa música de raiz.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145513_s-bado.png
Cultura Livre - Douglas Germano
Neste sábado (12/10), a apresentadora Roberta Martinelli recebe no palco do Cultura Livre o cantor e compositor paulistano Douglas Germano. Ele apresenta seu terceiro álbum, Escumalha, feito em parceria com o letrista carioca Aldir Blanc, onde retrata as fraturas do Brasil no ritmo do samba. A edição conta ainda, no quadro Arquivo, com a participação do escritor João Antônio no programa De Conversa em Conversa, exibido em 1975. O Cultura Livre vai ao ar aos sábados, às 18h45, na TV Cultura, com reapresentação às terças-feiras, às 23h45. E pode ser visto também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Clássicos – OSESP 2019 - A Paixão segundo São Matheusde Johann Sebastian Bach
Apresentando semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre a música clássica, Clássicos traz neste sábado (12/10), às 23h, A Paixão segundo São Matheus, de Johann Sebastian Bachsob o comando da regente Nathalie Stutzmann, um dos grandes cânones do repertório clássico. Segundo a musicóloga Laura Ronai, a obra é universalmente considerada a coroação da carreira do compositor e a mais convincente peça sacra da música ocidental.
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003145520_domingo.png
https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20191003155407_estreia.png
Planeta Terra – A Grande Natureza Azul
Estreia na TV Culturaneste domingo (13/10), a série documental Vale Indomado, queexplora alguns dos mais diversos habitats do planeta e conta as histórias dramáticas dos personagens e comunidades que competem por território e sobrevivência. O primeiro episódio retrata a Lagoa dos Hipopótamos. Isolada e longe da agitação do rio Luangwa, na Zâmbia, a lagoa Kasikizi é o lar de uma pequena comunidade de vida selvagem diversificada, um local tranquilo, ideal para dois velhos hipopótamos machos que mergulham em águas profundas. A lagoa é o seu santuário, um mundo longe da vida mais violenta que eles abandonaram no rio principal, onde tiveram que enfrentar mestres de praia agressivos, dispostos a lutar para proteger seus territórios. A faixa vai ao ar às 18h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.
Café Filosófico – Espiritualidade inconsistente: Deus como mercadoria
Café Filosófico apresenta, neste domingo (13/10), uma palestra comandada pelo teólogo Ed René Kivitz. A edição aborda a angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa existência e como isso nos leva a buscar sentidos maiores, nos levando muitas vezes a Deus. Antes, os templos eram os lugares oficiais para praticarmos nossa espiritualidade e tínhamos os líderes religiosos como os porta-vozes das divindades. Hoje, num mundo digital, com as relações em rede, as religiões e seus líderes tem usado a mídia para pregar, lançando mão de ferramentas de marketing e redes sociais para converter fiéis, oferecendo Deus como um produto que pode ser adquirido. A atração também discute se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança ou se é o homem que cria Deus na medida de sua necessidade e como esse Deus, que vira mercadoria, muda a nossa fé e a nossa relação com o sagrado. A atração vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no canal do YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Sr. Brasil – Ricardo Nazar e Luiza Lara
Neste domingo (13/10), o Sr. Brasil recebe o cantor e violonista Ricardo Nazar e a cantora e compositora Luiza Lara. Mineiro da cidade de Pitangui, Ricardo construiu uma carreira associada à música popular brasileira, explorando ritmos típicos de Minas Gerais. Já Luiza, também mineira, começou a carreira informalmente aos 10 anos de idade, gravando jingles, apresentando-se na escola e nas festas da família. A partir daí deu início a aulas de musicalização infantil e piano. Aos 14 anos, gravou seu primeiro CD demo e clipe. No programa, Ricardo interpreta as músicas Lida (Gê Lara/Ricardo Nazar) e Samba do Advogado (Rafael Lisboa/Val do cavaco/Ricardo Nazar), em seguida se junta a Luiza e tocam Amor e Testemunho (Renato Saldanha/Ricardo Nazar) e Juca/A Rita (Chico Buarque) e por último, a compositora canta Lua Branca (Chiquinha Gonzaga). A atração vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.
Sala de Cinema – De Repente, Mulher de 30
Ainda neste domingo (13/10), a TV Cultura exibe na faixa Sala de Cinema o documentário De Repente, Mulher de 30. A produção fala sobre a crise dos 30 anos. A partir do século XXI aconteceram grandes transformações na sociedade: o mundo ficou mais rápido, mais tecnológico, mais especializado, mais ambicioso e muito mais competitivo. Os jovens viraram os detentores do conhecimento – a idade deixou de ser sinal de sabedoria e passou a simbolizar atraso. A natural ansiedade feminina faz com que as mulheres sejam as maiores vítimas da crise dos 30 anos, afinal as exigências consigo mesmo são tantas que não conseguem saber em que ordem devem priorizar os seus desejos. A produção inédita vai ao ar às 23h, na emissora e no aplicativo Cultura Digital.
Ficha técnica:
Ano: 2016
Direção: Joana Di Carso
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário: